Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Design

Energia verde na sacada

18/10/2010

Deixar nossas casas mais sustentáveis pode ser muito fácil quando o assunto é reciclar o lixo, economizar água, usar sacolas de pano entre outros. Mas pode não ser uma tarefa acessível quando se trata da instalação de placas solares ou pequenos geradores de energia. O primeiro impasse é o preço, pois mesmo que ao longo(…)

Deixar nossas casas mais sustentáveis pode ser muito fácil quando o assunto é reciclar o lixo, economizar água, usar sacolas de pano entre outros. Mas pode não ser uma tarefa acessível quando se trata da instalação de placas solares ou pequenos geradores de energia.

O primeiro impasse é o preço, pois mesmo que ao longo dos anos o dinheiro retorne para seu bolso, ainda exige um investimento inicial significativo. O outro problema é o tamanho desses aparelhos. A placa solar fica em cima do telhado e ocupa um espaço ocioso, mas e os geradores eólicos? Mesmo pra quem mora em casas, são equipamentos que até então exigiam uma boa porção do terreno. E quem mora em apartamento então, estava fora da lista de usuários.

Pois é, estavam, não estão mais.  O designer Jonathan Globerson desenvolveu um produto pensando em quem vive em apartamento e tem dificuldades em encontrar aparatos sustentáveis que caibam no espaço reduzido e mais, que o regulamento do prédio permita instalar na sacada ou janela.

O nome da invenção é Greenator ou Gerador Verde, e é capaz de produzir energia independentemente de fontes externas. Ele é formado por miniturbinas eólicas e células solares em filme flexível – mais baratas e utilizam menos material em sua produção do que as células fotovoltaicas comuns.

Para economizar até 6% na conta de luz e impedir a emissão de aproximadamente 900kg de CO2 na atmosfera, basta instalar o Greenator na sacada.

Por enquanto ele é só um protótipo, mas já serve de consolo para quem achava que não tinha opção.

 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *