26.11.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Edifício Copan é projeto de Oscar Niemeyer e deve ter fachada reformada a partir de 2022 (Foto: Dornicke)

Edifício Copan: um verdadeiro ícone da paisagem de São Paulo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.11.2021
Projeto de Oscar Niemeyer, Edifício Copan tem arquitetura em "S" que se destaca em meio aos prédios de São Paulo.
minutos de leitura

O Edifício Copan é um verdadeiro ícone da cidade de São Paulo. Projetado por Oscar Niemeyer, está prestes a completar 70 anos.

Cheio de pastilhas, o prédio em formato de “S” reflete o estilo do arquiteto e contrasta com as linhas retas de outros edifícios da região. Como é extenso, o Copan pode ser visto mesmo de longe, ao passar pelas principais vias da cidade.

Maior estrutura de concreto armado do país, o Copan se tornou símbolo da arquitetura modernista brasileira. Sua construção foi em uma época de crescimento de São Paulo, em que se enxergava grande potencial, tanto urbanístico quanto turístico.

A verticalização da cidade teve início na década de 1930, mas se intensificou a partir dos anos 1950. O Copan virou um dos ícones desse processo de expansão e fortalecimento econômico da região.

O prédio, que é protegido pelo município de São Paulo pelo seu valor histórico, está prestes a passar por uma reforma em sua fachada. A intenção é manter as características e conservar essa verdadeira obra de arte. 

Continue a leitura para saber mais sobre o Edifício Copan!

Edifício Copan é marco na história do crescimento de São Paulo

O Edifício Copan é um projeto do renomado arquiteto Oscar Niemeyer que contou com a colaboração de Carlos Alberto Cerqueira Lemos. Foi encomendado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo em comemoração ao IV Centenário de São Paulo, na década de 1950.

A inspiração para essa construção foi o Rockfeller Center, em Nova York, nos Estados Unidos. Sendo assim, a intenção era criar um complexo que reunisse residências, comércios, atrações turísticas e atividades de lazer em um só lugar.

Apartamentos residenciais e espaços comerciais dividem espaço no Edifício Copan
Apartamentos residenciais e espaços comerciais dividem espaço no Edifício Copan (Foto: Juliocesarjr1)

Apesar de o projeto ter sido concebido em 1952, passou por diversas modificações até o início das obras, em 1953, quando o alvará para a construção foi obtido. Em 1966, foi finalizado por Cerqueira Lemos.

Inicialmente, a ideia era ter dois edifícios: um residencial com 30 andares e um hotel com 600 apartamentos. Eles seriam interligados por uma marquise, dando espaço ainda a garagens, comércio e até espaços para cinema e teatro.

No entanto, apenas o projeto do prédio residencial seguiu em frente, o que levou a mudanças ao longo da construção. Alguns detalhes revelam a falta de continuidade, como áreas ociosas e linhas que terminam subitamente, sem uma explicação lógica.

Localizado na região Central, na Avenida Ipiranga, 200, o Edifício Copan é tão especial para a cidade que tem até CEP próprio, o 01066-900. Além disso, foi tema do livro Arca sem Noé Histórias do Edifício Copan, de Regina Redha.

Vista do 31º andar do Edifício Copan revela panorama da cidade de São Paulo
Vista do 31º andar do Edifício Copan revela panorama da cidade de São Paulo (Foto: Andre Deak)

Estrutura robusta reúne residências, lojas e muito mais

O Edifício Copan é um verdadeiro centro urbanístico no coração de São Paulo. São 1.160 apartamentos residenciais e mais de 70 estabelecimentos comerciais. Tudo isso dividido em seis blocos.

Edifício Copan reúne apartamentos residenciais e estabelecimentos comerciais
Edifício Copan reúne apartamentos residenciais e estabelecimentos comerciais (Foto: Gabriel de Andrade Fernandes)

O projeto previa a construção de 900 apartamentos. No entanto, dois blocos que teriam unidades com quatro quartos foram convertidos em kitnets e imóveis de apenas um quarto. No demais, as residências são de dois ou três dormitórios.

Quanto à área construída, é de 120 mil m². O prédio de 115 m de altura tem 32 andares, acessados por meio de 20 elevadores. Também há um pavimento no subsolo, com mais de 220 vagas de estacionamento.

Entre os estabelecimentos que compõem o Edifício Copan estão um cinema e uma igreja, além de lojas.

A estimativa é que, atualmente, vivam aproximadamente 5 mil pessoas no local, que ainda recebe muitos visitantes todos os dias.

Interior do edifício Copan, que conta com mais de 1000 apartamentos
Interior do edifício Copan, que conta com mais de 1000 apartamentos (Foto: LiaC)

Reforma do Edifício Copan deve começar em 2022

Após 10 anos de negociação com o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp), foi liberada a reforma do Edifício Copan. A previsão é de que a obra comece em 2022 e leve de um ano e meio a dois anos para a conclusão.

A proposta é corrigir problemas de manutenção da fachada, que tem infiltrações e pastilhas faltando. A substituição deverá ser por material similar. O projeto é do Instituto Pedra, que foi contratado pelo condomínio. Além disso, espera-se monitorar as fundações, que sofreram com afundamentos com o passar dos anos.

Uma obra de restauro chegou a ser autorizada em 2011, quando foi colocada uma tela de proteção na fachada para a retirada das pastilhas. No entanto, em 2015 a reforma foi embargada porque os materiais comprados pela administração do prédio não atendiam aos requisitos da prefeitura.

Sinuosidade do edifício ícone de São Paulo (Foto: Gláuber Sampaio)

Apesar da autorização para a reforma do Edifício Copan, o síndico do prédio afirma não ter recursos para iniciar a obra e prevê a captação de um investimento milionário do setor privado. Em troca, poderia ser exibida publicidade na fachada, por exemplo.

Saiba como visitar o Edifício Copan

O Edifício Copan tem visitação liberada ao público. No entanto, estão suspensas devido às medidas de distanciamento social necessárias para conter o avanço da pandemia de Covid-19. Confira algumas informações importantes:

  • Endereço: Avenida Ipiranga, 200, Bloco S (Sobreloja), Bela Vista, São Paulo (Metrô República);
  • Entrada: gratuita;
  • Telefone: (11) 3259-5917;
  • Site oficial: www.copansp.com.br

Edifícios antigos, como o Copan, entram para a história das cidades. Com restaurações, reformas e cuidados constantes, é possível preservar as características originais, mas sem deixar de lado o toque de modernidade. 

Quer conhecer mais projetos assim? Veja a reforma de um apartamento do século XVII em Lisboa!

Foto de destaque: Edifício Copan é projeto de Oscar Niemeyer e deve ter fachada reformada a partir de 2022 (Foto: Dornicke)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Edifício Copan: um verdadeiro ícone da pais...

Edifício Copan: um verdadeiro ícone da paisagem de São Paulo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nas minhas idas a São Paulo hospedo-me em um hotel bem próximo do Edifício Copan.
    Frequento um restaurante no térreo de outro edifício bem em frente ao Copan.
    Sento-me nas mesas ao ar livre desse edifício, peço um uísque e fico apreciando a majestade ousada dessa obra de Niemeyer

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies