15.07.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Bioconstrução na Ecovila El Nagual

Ecovilas no Brasil

 minutos de leitura
calendar-blank-line
15.07.2022
Como o movimento das ecovilas no Brasil pode ser um exemplo para viver de maneira sustentável e regenerativa nas cidades
minutos de leitura

Uma vida com propósito, longe da loucura dos grandes centros urbanos, voltada pra práticas regenerativas e valorização da comunidade. Não, nós não pegamos uma máquina do tempo e voltamos para os anos 1970. Esse modo de vida ainda existe e tá cada vez mais popular. São as Ecovilas, comunidades sustentáveis que prezam por qualidade de vida e baixo impacto ambiental.   

Ecovila El Nagual fica em Magé - RJ
A Ecovila El Nagual fica em Magé (RJ)

Pra quem vive na cidade e sente que tá tudo muito rápido ao mesmo tempo, as ecovilas são um suspiro. E não é exagero: de acordo com um relatório da ONU Habitat de 2018, cerca 3,5 bilhões de pessoas (mais da metade da população mundial) vivem em centros urbanos. 

Em 1998 a ONU elegeu a Ecovila Findhorn, na Escócia, exemplo de Práticas Recomendadas da ONU-Habitat como iniciativa que contribui pra melhorar a qualidade de vida em cidades e comunidades. 

De acordo com a maior entidade do setor, a Rede Global de Ecovilas (GEN – Global Ecovillage Network), existem mais de 10 mil ecovilas pelo mundo. Só que não precisa estar ligada à organização pra ser uma ecovila, então o número de ecovilas no Brasil é provavelmente muito maior que o estimado.

Afinal, o que são ecovilas? 

São comunidades intencionais, projetadas de forma consciente como assentamentos ecológicos, com pessoas que compartilham dos mesmos ideais e baseiam a vida em pilares da sustentabilidade social, cultural, econômica e ecológica. Elas são tradicionalmente rurais, mas hoje já existem ecovilas no Brasil em áreas urbanas.

Na obra Homo Integralis – uma nova história possível para a humanidade (2021), a autora, ativista ambiental e criadora do Menos 1 Lixo, Fe Cortez, explica a sua visão das Ecovilas de um jeito inspirador:

Ecovilas são esses oásis desenhados em harmonia e cooperação com a natureza. Conceitos como permacultura, bioconstrução, comunicação não violenta, autossuficiência energética, autossuficiência alimentar, tratamento natural de esgoto são alguns dos elementos comuns a essas vilas. Mas fundamentalmente uma Ecovila é uma nova proposta de vida em comunidade, onde pessoas com pensamento parecido e que gira em torno de uma forma de coexistir mais harmônica com a natureza se juntam para criar aquilo que ainda não é o lugar-comum.”

Ecovilas e o Meio Ambiente 

A sustentabilidade tem um papel central e os ciclos da natureza são respeitados e acompanhados, promovendo harmonia com o meio ambiente e extraindo apenas o que for necessário pra viver. Esse modo de habitar contribui diretamente com três ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

  • ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis
  • ODS 12: Consumo e produção responsáveis
  • ODS 13: Ação contra a mudança global do clima

As bioconstruções, sistemas de reaproveitamento de água, coleta de água de chuva e painéis solares são algumas das estruturas presentes nas Ecovilas. A produção local e orgânica é estimulada pra promover a autossuficiência, e é comum que cada morador plante, colha e compartilhe seu cultivo. O uso sustentável e inteligente de recursos é feito seguindo conceitos da permacultura. 

Bioconstrução na Ecovila El Nagual

Também é comum a implementação de agrofloresta e reflorestamento. Um exemplo de comunidade com foco na regeneração é a Ecovila El Nagual, que fica em uma área que preserva 98% de mata nativa no sopé da Serra dos Órgãos, em Magé (RJ).  

E não podemos deixar de falar dos resíduos, esse problemão atrelado à atividade humana. Nas ecovilas, a prática é reduzir e reciclar todo o lixo produzido, realizando a destinação correta. Na Ecovila Piracanga, por exemplo, tudo que é orgânico é compostado, o resto é selecionado pra reciclagem ou reaproveitamento. 

A Ecovila Piracanga ainda tem um cuidado especial com a água: localizada em uma área de proteção ambiental no município de Maraú, só permite o uso de produtos 100% biodegradáveis, já que tudo vai para o lençol freático que abastece as casas. Poluir a água é o mesmo que contaminar o próprio consumo – tão simples, né? Imagina se essa lógica local fosse replicada em maior escala?

Como é morar em uma ecovila?

Cada ecovila é única, com comunidades que vão de dezenas a milhares de pessoas. As decisões são tomadas em conjunto, de forma participativa e horizontal. A comunicação não violenta é uma importante prática que permeia todas as conversas.

Espaço comunitário na Ecovila El Nagual
Espaço comunitário na Ecovila El Nagual

O que une os habitantes das ecovilas são os propósitos e objetivos em comum, a “cola”. Esses propósitos podem estar nos campos da ecologia, educação, espiritualidade, política, arte, entre outros. Por exemplo: a cola da Ecovila Clareando é a agenda 21, e os moradores seguem os padrões definidos na Rio-92 para a construção e desenvolvimento de Ecovilas. 

Pra quem já quer largar tudo e ir viver em uma Ecovila, a boa notícia é que muitas delas possuem hospedagem pra visitantes, além de promover cursos, vivências e atividades pra quem quer conhecer o funcionamento da comunidade, e há a possibilidade de voluntariado em algumas. A Ecovila Asa Branca, uma das principais do país, oferece turismo ecopedagógico.

Enquanto você não faz as malas e vai viver perto da natureza, a dica é se aprofundar no assunto com o documentário Ecovilas Brasil: caminhando para a sustentabilidade do ser e o livro de mesmo nome organizado por Rafael Togashi e Ilana Majerowics. 


Autor: Menos1Lixo / Luísa Saldanha – @saldanhitos

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Ecovilas no Brasil...

Ecovilas no Brasil

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tenho muito interesse sobre as Ecovilas, matéria excelente 👏
    Gostaria de conseguir o contato de algumas no Rio de Janeiro e Goiás, por gentileza se puder me ajudar fico imensamente grata!
    A Flor de Ouro na Chapada dos Veadeiros põe exemplo, não consigo contactar!

Menos1Lixo
Colunista
Colunista

Movimento que promove a educação ambiental, idealizado pela ativista Fe Cortez. Acredita no despertar...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies