Menu
Projetos e Obras
Busca

(Foto: Ana Luiza Camargo)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Dutch Design Week 2021: uma das maiores feiras de design da Europa

29/10/2021

A famosa feira Dutch Design Week acaba de acontecer na Holanda, entre os dias 16 e 24 de outubro. Estivemos por lá para mostrar inovação e criatividade!

Considerado um dos maiores eventos de design da Europa, Dutch Design Week 2021 se torna ainda mais especial por ser a primeira edição presencial pós-pandemia e, portanto, mais um evento muito esperado por todos os profissionais do ramo e apreciadores do design.

Praça em frente ao edifício Klokgebouw, em Eindhoven (Foto: Ana Luiza Camargo)

O evento tem duração de um pouco mais de uma semana e se estende por diversas localidades da cidade de Eindhoven, na Holanda. Interessante que durante a feira são apresentadas inúmeras facetas do design, sendo um evento bastante amplo, diversificado e focado em inovação.

Podemos, por exemplo, conhecer desde designers de móveis a designers de novos materiais de construção que estão sendo estudados e experimentados. Mas também podemos conhecer instalações interativas e novas experiências de realidade virtual.

Instalações artísticas expostas no Dutch Design Week 2021 (Foto: Ana Luiza Camargo)

A cada ano, a feira possui uma temática diferente, sempre atrelada ao pensamento ‘avant-garde’, buscando soluções para o futuro através do design, levantando questões importantes aos profissionais da área, mas também aos visitantes e, possivelmente, futuros consumidores ou usuários do que é exibido por lá.

O mais especial desse evento é a forma como ele é moderado.

O Dutch Design Week não tem a intenção de rotular o design holandês como um tipo específico destinado para um grupo específico e privilegiado ou até mesmo direcionar a estética do design holandês para algo padronizado, mas sim trazer uma reflexão permanente, que se repete a cada ano, a respeito da cultura e da atitude holandesa.

Alguns dos pontos importantes da filosofia desse evento são: funcionalidade, humanismo, free-thinkers, humor, habilidade de colocar as coisas em perspectiva, obstinação, dentre outros.

Expositores do Dutch Design Week 2021 dentro do edifício Klokgebouw em Eindhoven (Foto: Ana Luiza Camargo)

Por questões práticas, dividimos esse post em duas partes no qual apresentaremos detalhes do que foi exposto nessa edição 2021 do Dutch Design Week.

Iniciando a nossa visita pelo Klokgebouw, um edifício industrial utilizado como galpão de exposições, conhecemos muitos trabalhos experimentais e de pesquisa em inovação de materiais reciclados ou reaproveitados. O tema sustentabilidade tem sido sempre muito bem explorado nas novas edições do Dutch Design Week.

A Designer Johanna Reymann exibiu seu trabalho left behind, traduzido em português para ‘deixado para trás’, no qual investiga um pouco sobre como agregar valor aos materiais deixados para trás, o material residual.

Como designer, Johanna se sentia muito culpada pela grande quantidade de resíduo gerado durante o processo de produção de seus produtos e começou a pesquisar como tirar proveito desse resíduo como forma de diminuir essa culpa.

Seu trabalho de pesquisa consiste em uma documentação fotográfica focada no processo de produção dos tamancos de madeira na Holanda, valorizando o processo em si e não somente o produto final.
Dutch Design Week

Exposição Left Behind da Designer Johanna Reymann (Foto: Ana Luiza Camargo)
Exposição Left Behind da designer Johanna Reymann (Foto: Ana Luiza Camargo)

Muitos outros designers também desenvolveram pesquisas em torno do tema sustentabilidade. Na praça principal do evento, foi instalado o projeto chamado de ‘The Exploded View Beyond Bulding’, que é um protótipo de uma casa sustentável, um exemplo concreto de como construir um design circular.

Nesse protótipo são exibidos mais de 100 tipos de materiais sustentáveis, alguns materiais já estão prontos e aprovados para serem utilizados em novas construções e, outros, ainda em fase de pesquisa.

Dentre os materiais expostos, estão os painéis acústicos feitos de materiais 100% biológicos como fibra de cânhamo, luminária de vidro criada com bactérias, pendente luminária criado através de materiais reciclados, jardineiras desenhadas com plantas específicas para filtrar o ar e painéis verdes impressos em 3D feitos com materiais circulares.

Muro verde da casa sustentável ‘The Exploded View Beyond’ (Foto: Ana Luiza Camargo)
Interior da casa sustentável, painéis acústicos feitos com materiais ciculares (Foto: Ana Luiza Camargo)
Luminária feita com vidro e bactérias (Foto: Ana Luiza Camargo)
Casa sustentável, protótipo construído para a exibição de 100 tipos de materiais circulares (Foto: Ana Luiza Camargo)
Painel verde impresso em 3D feito com materiais circulares (Foto: Ana Luiza Camargo)

A exposição dos artistas Antigoon e Ralph Roelse também chamou a atenção. Ambos artistas pertencem ao movimento pós-grafite e apresentaram seus trabalhos no impressionante subsolo do edifício Area 51, que abriga uma grande pista de skate.

Exposição dos artistas Antigoon e Ralph Roelse (Foto: Ana Luiza Camargo)
Exposição dos artistas Antigoon e Ralph Roelse (Foto: Ana Luiza Camargo)

Os artistas desenvolveram uma maneira única de apresentar a sua arte. O ambiente underground e obscuro envolve os visitantes, direcionando o olhar através da iluminação estratégica.

A iluminação, posicionada para valorizar a arte e o ambiente industrial do subsolo do edifício, também ressalta algumas imperfeições que são aqui exaltadas pelos artistas, trazendo as caraterísticas ‘cruas’ do grafite.
Por se tratar de um espaço debaixo de uma pista de skate, os ruídos também fizeram parte dessa experiência, o que a tornou ainda mais interessante.

O evento Dutch Design Week é sobre isso, unir diversas experiências em uma só, perceber e vivenciar o intercâmbio entre os diversos tipos de design.

Acompanhe o nosso próximo post sobre o evento Dutch Design Week 2021 e fique antenado no que vem sendo discutido no universo do Design no hemisfério norte!

RELEMBRE: Dutch Design Week consolida o caráter inovador e criativo do design holandês

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *