17.11.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Eigengrau, do artista Zalán Szakács. (Foto: Ana Luiza Camargo)

Dutch Design Week 2021 (parte 2): o que mais chamou a atenção na feira este ano?

calendar-blank-line
17.11.2021
A seguir, confira a continuação da nossa visita pela famosa feira Dutch Design Week 2021!
minutos de leitura

A Dutch Design Week 2021 escolheu o tema 'The Greater Number', a busca pelo melhor número. A ideia é desafiar os participantes a pensarem em menos consumo, menos produção e, portanto, menos desperdício em seus projetos. 

CONFIRA AQUI OS PROJETOS APRESENTADOS NO ARTIGO SOBRE O EVENTO - PARTE 1

O tema também leva ao questionamento: como podemos mudar o comportamento de consumidores e fabricantes através do design? Ao buscarmos um valor renovado entre o consumidor e o produto, podemos avançar para mudanças nas práticas do design.

Dutch Design Week
Sala de exposições no edifício Klokgebouw em Eindhoven (Foto: Ana Luiza Camargo)

"Nos últimos anos, muitas pesquisas foram realizadas sobre a importância do bem-estar em relação ao crescimento econômico. Pesquisa mostram que o bem-estar é visto como mais importante do que o crescimento econômico. Quanta importância deve ser atribuída ao crescimento econômico como força motriz da vida diária? Pode ser diferente? Por décadas, se produziu muito mais do que o necessário. Qualquer coisa pode ser comprada on-line por um preço baixo em sites como o Alibaba ou o AliExpress. Apenas um clique e está à sua porta. Mas todas essas coisas levaram a uma sociedade melhor e mais feliz?" - Retirado e traduzido do site DDW.

Dutch Design Week
Experiência imersiva Eigengrau, do artista Zalán Szakács (Foto: Ana Luiza Camargo)

"O caminho que queremos seguir após a crise da pandemia é o mesmo que temos seguido nas últimas décadas? Essa é a pergunta que muitas pessoas têm se perguntado no ano passado. A atual crise do covid-19 nos levou a refletir sobre nosso pensamento, nossos hábitos e o constante crescimento econômico. Cada vez mais pessoas pensam que este pode ser o momento para uma grande mudança e uma nova perspectiva. Eles querem romper com esse foco cego no crescimento econômico e estão prontos para um sistema diferente, mais voltado para o bem-estar e a felicidade." - Retirado e traduzido do site DDW , a respeito da lógica por detrás da temática do evento Dutch Design Week 2021.

Dutch Design Week
Lonely Pool People, Anouk Lemm (Foto: Ana Luiza Camargo)

Muitos dos projetos expostos este ano tinham algo relacionado com a pandemia. É o caso da designer Anouk Lemm e da artista Laura A Dima.  

Anouk apresentou o 'Lonely Pool People', que são piscinas sob medida projetadas especificamente para indivíduos em um círculo social 'sem piscinas'. Com o aumento das temperaturas por conta do aquecimento global, tivemos um dos verões mais quentes da história e, consequentemente, pessoas expressando seu desconforto e frustrações com o calor nas mídias sociais por não terem acesso a uma piscina particular. 

Ao perceber um tom muito solitário e ciumento nesses tweets e posts, já que essas pessoas provavelmente não possuem amigos com piscina, Anouk projetou essas piscinas em um formato e material específico para enfatizar essa solidão. Depois de pesquisar sobre a solidão, a boneca sexual inflável se tornou o ponto de partida do design de piscinas. O material plástico barato em combinação com a forma estranha resulta em uma piscina solitária.  

Com a pandemia, o projeto ganhou um novo significado. Nunca este projeto foi mais relevante durante esses tempos de isolamento e um dos verões mais quentes da história. Covid dificultou o acesso a piscinas públicas, obrigando as pessoas a serem criativas para escapar do calor. Isso levou a um renascimento das piscinas de plástico.

Dutch Design Week
Exposição 'Future Affair' da artista Laura A Dima (Foto: Ana Luiza Camargo)
Dutch Design Week
Exposição 'Future Affair' da artista Laura A Dima (Foto: Ana Luiza Camargo)

Laura A Dima, apresentou seu projeto 'Future Affair' que são máquinas de acariciar o braço de maneira interativa. Esta instalação consiste em duas cabines. Na primeira cabine, você opera o braço do robô que possui dedos aquecidos. Na segunda cabine, você pode acariciar o braço da pessoa que está sentada na primeira cabine, mas você não a vê. O carinho só é possível enquanto o visitante permitir. Segundo a artista, através dessa experiência, talvez aprendamos a olhar para o toque novamente, sem preconceitos. 

Dutch Design Week
Atelier Kiki & Joost (Foto: Ana Luiza Camargo)

Também visitamos o novo atelier dos designers Kiki & Joost, projetado de forma sustentável e para ser um espaço eficiente e receptivo. Dentre os incríveis móveis desenhados por eles, nos chamou muito a atenção os materiais utilizados no projeto de interiores do atelier, sobretudo os caixilhos de vidro gravado. 

Descobrimos que os próprios designers desenvolveram esses painéis de vidro gravados, com desenhos geométricos feitos à mão. Esse trabalho ressalta a expressividade e versatilidade do material e a imperfeição não esperada das linhas desenhadas à mão, agregando um tom de sensibilidade e ilusão de ótica neste material.

Dutch Design Week
Atelier Kiki & Joost (Foto: Ana Luiza Camargo)
Dutch Design Week
Atelier Kiki & Joost (Foto: Ana Luiza Camargo)

Esperamos que o Dutch Design Week 2022 seja tão interessante quanto este ano. Gostaram deste evento? Compartilhe com a gente a sua opinião!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Dutch Design Week 2021 (parte 2): o que mais ...

Dutch Design Week 2021 (parte 2): o que mais chamou a atenção na feira este ano?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies