04.02.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

DOCs UNLTD: saiba quem está na segunda temporada da websérie da Portobello

 minutos de leitura
calendar-blank-line
04.02.2022
Grandes nomes da arquitetura contam suas histórias e processos de criação em mais uma temporada do DOCs UNLTD. Saiba quem são os convidados.
minutos de leitura

A segunda temporada da websérie da Portobello já está no ar! A DOCs Unlimited (DOCs UNLTD) chega para contar histórias de seis importantes arquitetos. Tudo isso por meio de bastidores, projetos, desafios, inspirações, referências e experiências.

A série reúne os olhares atentos e sensíveis de arquitetos e designers do Brasil e do mundo. Afinal, eles estão sempre trazendo novidades e tendências para oferecer o que há de melhor e mais moderno para os seus clientes e para os produtos Portobello.

O bate-papo é conduzido pelo jornalista Pedro Andrade. São conversas intimistas que revelam aspectos pessoais e criativos que marcaram a vida dos profissionais.

O primeiro episódio já está no ar, e a gente conta um pouco mais sobre esses entrevistados nas linhas a seguir. Acompanhe e descubra como assistir!

Conheça os entrevistados da segunda temporada do DOCs UNLTD

O arquiteto conta histórias sem usar palavras. Mas na websérie da Portobello, seis profissionais são convidados a contar sobre seu processo de criação, falar de suas experiências e desafios. Descubra quais são os escolhidos desta temporada!

Martin Corullon

Para começar, um nome de destaque na arquitetura: Martin Corullon, radicado no Brasil. Ele é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde também cursou mestrado e doutorado.

Martin é sócio-diretor da Metro Arquitetos Associados e chamou a atenção de Paulo Mendes da Rocha, com quem colaborou desde 1994. Além disso, entre 2008 e 2009 trabalhou no escritório Foster+Partnets, de Norman Foster, em Londres.

O arquiteto tem seu nome ligado a projetos importantes como a Casa Triângulo, a Galeria Leme e o complexo cultural Cais das Artes. Ele ainda é autor do projeto de expansão do Masp, ao lado de Gustavo Cedroni, seu sócio. Outra importante obra é a restauração da Oficina Brennand, no Recife, entre tantos outros projetos.

Martin Corullon colaborou com Paulo Mendes da Rocha (Foto: Mariana Maltoni)

Carlos Carvalho

Carioca, Carlos Carvalho é um arquiteto que não nega suas origens. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, ele está à frente do Studio ro+ca. Por lá, a atuação é com seus dois sócios, Caio Carvalho e Rodrigo Beze.

Os projetos de seu escritório têm um estilo característico. São irreverentes, misturam jovialidade e criatividade com peculiaridades da vida carioca, como a informalidade e toques de cor.

No DOCs UNLTD, Carlos fala sobre as suas mil faces na arquitetura e como elas foram acontecendo naturalmente. Além da sua profissão principal, ele também é apresentador de TV, jurado de competições, influenciador digital e designer de mobiliário.

Inclusive, a marca de móveis que criou com seu irmão Caio surgiu durante a pandemia da Covid-19 e cresceu muito em pouco tempo. Isso surpreendeu o arquiteto, que descobriu uma nova vertente para seu trabalho. A ideia é criar móveis práticos, chiques e simples. Tudo isso ao mesmo tempo.

Além disso, Carlos ainda revela seu gosto por projetos que façam as pessoas se sentirem bem. E, no geral, são casas e outros projetos em escala menor.

Para ele, arquitetura é observação. E se estamos sempre observando algo, Carlos admite que está sempre trabalhando!

Mariana Maran

Formada Arquiteta e Urbanismo pela Unimar (SP), Mariana Maran tem especializações em iluminação e em arquitetura. Com todo o seu conhecimento, desenvolve projetos para seu escritório, o OKA Arquitetura e Construção.

O escritório fica nas cidades de Dionísio Cerqueira (SC), Francisco Beltrão (PR) e Balneário Camboriú (SC). Ao todo, reúne cerca de 100 funcionários.

Empreendedora, ela não se restringe somente a esses locais. Mariana atua em segmentos de arquitetura comercial e residencial no Brasil todo, com direito até a clientes internacionais.

A profissional é reconhecida no mercado. Inclusive, já foi Destaque Nacional 2020 do Portobello+arquitetura.

Mariana Maran foi convidada pela Portobello para criar um projeto com a lastra Nero Venato (Projeto: Mariana Maran)

Miguel Cañas

A websérie da Portobello, DOCs UNLTD, também traz Miguel Cañas Martins, sócio do Atlas e do escritório Metroquadrado, premiado pela Asbea/SC.

Ele é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (RS). Também tem pós-graduação em Design Gráfico e Estratégia Corporativa. Além disso, é mestre em Design, com ênfase em Processos Criativos, Imersão e Experiência.

Além disso, Miguel compartilha seu conhecimento em faculdades de Design e Arquitetura em Santa Catarina.

E ele não para por aí. Em 2021, o projeto Omunga lançou uma camiseta especial em parceria com a Portobello para homenagear o Monumento Lastras. A obra foi idealizada por Paulo Mendes da Rocha, falecido no mesmo ano.

A peça é fruto da parceria da Grife Social e Instituto com a M2 Arquitetura, de Miguel Cañas. Parte da renda das camisetas é revertida para a construção de uma biblioteca na Amazônia.

Miguel Cañas usa camiseta estampada com Monumento Lastras, que reproduz a obra e traz frase de Paulo Mendes da Rocha (Foto: Omunga)

Mila Strauss

Mais um destaque do DOCs UNLTD, Mila Strauss é formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e tem passagens por escritórios em Barcelona (Espanha) e Berlim (Alemanha).

No Brasil, fundou com Marcos Paulo Caldeira o escritório MM18 arquitetura, responsável por projetos comerciais, e também no setor hoteleiro e residencial.

Ela é uma paulistana que respira vida urbana. Arquiteta apaixonada pela complexidade de projetos destinados a diferentes usos, mas com a felicidade como ponto em comum a todos eles.

Para ela, um dos grandes desafios é criar projetos focados em quem vai usar o espaço, já que atua tanto em trabalhos residenciais quanto comerciais.

Na websérie da Portobello, Mila revela um olhar interessante sobre a profissão ao afirmar que o arquiteto passa a maior parte do tempo no futuro. Assim, traduz o lado lúdico do seu trabalho.

Como aprendizado, Mila destaca o uso da luz, que pode oferecer diferentes possibilidades de uso para o mesmo ambiente. Além disso, fala de trabalhos que passam por casas de concreto aparente, experimentos com relação à sustentabilidade, como painéis solares e jardins filtrantes.

Nadezhda Mendes da Rocha

Nadezhda Mendes da Rocha é filha de Paulo Mendes da Rocha e já teve uma infância diferente das outras crianças: cresceu na casa Butantã.

E, claro, sua formação sofreu influência do pai. Ela é designer pela FAAP (2002) e arquiteta pela Escola da Cidade (2010). Hoje em dia, está à frente do espaço Platô Studio ao lado de Julia Masagão, Gilberto Mariotti e Ralph Mayer.

Desde 2016, também atua em seu próprio estúdio, o Satélite. Por lá, desenvolve projetos em diferentes escalas de desenho. Seu foco, portanto, é menos a arquitetura em si e mais o design gráfico e de mobiliário.

Ao lado de seu falecido pai, Nadezhda é responsável pelo projeto Monumento Lastras, em parceria com a Portobello. Ele surgiu da ideia de exibir esse tipo de porcelanato formato gigante de um jeito fantasioso em relação à forma como realmente se apresenta na cidade, principalmente em fachadas.

Para Nadezhda, a parceria com a Portobello tem como desafio a lógica de partir da possibilidade de fazer algo muito grande, cheio de possibilidades.

Além disso, em seu episódio da websérie da Portobello, Nadezhda revela que seu processo criativo parte da vontade de trabalhar com determinado material.

Quinzenalmente, você confere uma nova história no DOCs UNLTD para se inspirar! Inscreva-se no canal da Portobello no YouTube para não perder nenhum episódio!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

DOCs UNLTD: saiba quem está na segunda tempo...

DOCs UNLTD: saiba quem está na segunda temporada da websérie da Portobello

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies