Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Do ferro ao vidro: que tal apostar em uma casa distinta para ampliar espaços?

19/12/2012

Quem aposta em materiais diferenciados vai se surpreender com uma casa distinta decorada dentro do vagão de um trem.

A palavra de ordem da arquitetura moderna continua sendo esta: ampliar. Apartamentos e casas estão sendo projetados com metragens menores e o desafio fica por conta de conseguir traduzir em pequenos espaços todo o conforto e a beleza na decoração dos interiores. Quem aposta em materiais diferenciados vai se surpreender com duas possibilidades irreverentes e cheias de estilo: uma casa decorada dentro do vagão de um trem e outra totalmente revestida com lâminas de vidro.

casa distinta
Casa distinta

O projeto é das jovens arquitetas Karina Leme e Fernanda Zarattini, de Campinas, em São Paulo. Elas conseguiram colocar simplesmente tudo que é necessário em uma casa moderna e funcional de apenas 23m², deixando o local clean e admirável. A fachada do vagão de 1910 foi iluminada com LED para ganhar mais destaque. A dica é utilizar cores claras e acessórios coloridos em estilo peça-chave, para chamar atenção. Acima de tudo, a casa ou apartamento precisa ser um local feliz. Escolha bem os acessórios, como a almofada amarela em composição com os bancos.

casa distinta
Casa distinta
casa distinta

A estrutura do vagão foi mantida, adequando as necessidades de uma casa ao formato do vagão. Alguns ambientes têm dupla função, como a cozinha e área de serviço, além da cozinha e quarto. Essa é a tendência para lofts modernos: conseguir utilizar o mesmo espaço para diferentes funções na hora de receber os amigos e organizar a casa.

Veja abaixo que o banheiro é espaçoso e cheio de originalidade, ao ser integrado ao closet. Assim, fica fácil escolher o look antes de sair. Repare que o amarelo foi a cor escolhida para destacar a modernidade da casa, que é sóbria e discreta na decoração.

Abaixo veja outra forma de ampliar espaço: a dica é abusar das lâminas de vidro. Uma casa diferente, sem a estrutura normal de quartos, que imita o formato de uma árvore. São 21 pequenos espaços, que se conectam. O projeto japonês se chama House NA dos arquitetos da Sou Fujimoto e ilumina todo o local ao redor.

Se você está pensando agora mesmo que a exposição à luz e aos vizinhos pode ser demais, não se preocupe. O projeto prevê cortinas, que trazem privacidade e evitam a chegada excessiva do Sol.

A dica, contudo, é utilizar a ideia para inspirar uma mudança em sua casa: locais que você considera muito fechados ou escuros podem ser iluminados com algumas aberturas de vidro. Grandes janelas, com cortinas leves e esvoaçantes renovam qualquer sala de estar ou ateliê. Agora é só deixar a inspiração tomar conta da sua criatividade e escolher uma tendência para deixar os ambientes do seu lar com uma cara nova para 2013!

casa distinta
casa distinta
casa distinta

Assista abaixo ao vídeo da House NA.

Com infomações do portal Globo.com e Inhabitat.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *