Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Dicas para montar uma cozinha rústica

03/02/2020

Com a característica de remeter a vida no campo, é possível transformar um dos cômodos principais da casa sem deixar a modernidade e o conforto de lado. Confira as dicas para montar a cozinha rústica ideal!

A cozinha rústica é uma tendência no universo decorativo. Remetendo à vida no campo e na fazenda, ela traz uma dose extra de aconchego, ao mesmo tempo em que combina elementos modernos e extremamente funcionais. 

Esse é o estilo perfeito para quem gosta de ambientes interioranos e procura por uma decoração de cozinha diferenciada e muito elegante.

Móveis e eletrodomésticos de cozinha rústica

Embora as cozinhas rústicas representem a vida na fazenda, elas não precisam deixar de fora as facilidades trazidas com a modernidade. Por isso, os eletrodomésticos para esse tipo de ambiente podem ser modernos, práticos e funcionais, desde que estejam aliados ao estilo.

Por exemplo, é possível, em um mesmo ambiente, contar com fogão e forno a lenha, mas também forno elétrico, permitindo escolher em qual se deseja cozinhar, dependendo da disponibilidade ou das necessidades do dia.

O mais bacana desse estilo decorativo é que ele conversa muito bem com o moderno. Dessa forma, você pode inserir elementos rústicos na decoração, ao mesmo tempo em que mantém uma coifa ou uma geladeira moderna, por exemplo, como os modelos de geladeira inox e frost free.

cozinha rustica

Elementos em inox, conferindo modernidade e sofisticação ao cômodo rústico (Projeto: Cassio Olivato)

Apesar disso, existem alguns elementos que não podem ficar de fora, principalmente em relação a móveis de cozinha

Os dois materiais mais presentes nas cozinhas rústicas são a madeira e o ferro, que podem compor um armário de cozinha estilo rústico com o móvel em madeira e os pegadores em ferro.

A madeira também pode estar presente em vários outros elementos, como a mesa principal, as banquetas para cozinha, as cadeiras, o balcão de cozinha, as bancadas e outros detalhes.

cozinha rustica

Na cozinha rústica, a madeira pode estar presente na mesa, nos assentos e até nas janelas (Projeto: Ofício Casa – Erika Ribeiro e Ana Nogueira)

Engana-se quem pensa que a cozinha rústica funciona apenas em espaços grandes. Mesmo os locais pequenos podem contar com esse estilo, basta utilizar alguns truques, como suavizar o ambiente com madeira branca, oferecendo mais leveza ao cômodo.

Pisos e revestimentos rústicos

Para que a cozinha rústica ganhe identidade, os pisos e revestimentos são indispensáveis. É importante destacar que há muitas opções modernas, que reproduzem de maneira perfeita os materiais mais rústicos.

Por exemplo, os pisos de madeira para cozinha são tradicionais da decoração rústica. Se você quer mais facilidade, uma dica é escolher o porcelanato que reproduz madeira ou o piso cimentício que reproduz o material. Entre as opções da Portobello, é possível encontrar pisos em diferentes tamanhos e com aspectos distintos da madeira, variando a tonalidade e os detalhes.

cozinha rustica

Os pisos de madeira também são um diferencial nas cozinhas rústicas e dão charme ao ambiente (Projeto: Juliana Abad)

Outra opção interessante é o cimento queimado, fácil de aplicar e com um resultado lindíssimo. Aqui, também existem opções de porcelanato que reproduz cimento, que imitam essa textura, trazendo mais facilidade no dia a dia e na manutenção.

Para as paredes, o revestimento para cozinha rústica pode ser de tijolinho ou pedra. Assim como os pisos, também existem revestimentos cerâmicos que recriam essa textura ou papéis de parede 3D, além das versões tradicionais.

Decoração para uma cozinha rústica

Para deixar a decoração da sua cozinha completa, é preciso investir em elementos em estilo rústico, que precisam estar presentes.

A madeira e o ferro, por exemplo, são indispensáveis na decoração da cozinha rústica. Eles podem aparecer no armário de cozinha, nos móveis, na bancada e em outros detalhes, como portas, janelas, fogão e até nas tradicionais panelas de ferro penduradas.

Como a cozinha é um ambiente com umidade frequente, é essencial que a madeira seja tratada, assim como o ferro deve ser evitado em locais com água constante, pois corre o risco de enferrujar.

Além do ferro, você poderá combinar a madeira com vidro, pedras naturais, cimento queimado ou aço inox.

Os elementos naturais, por exemplo, são essenciais para cozinhas rústicas, que invariavelmente remetem à natureza. Portanto, é importante utilizar plantas, pedras, sisal, estampas de chita, filtro de barro e outros.

Você poderá investir em vasinhos de barro para montar uma mini horta vertical dentro da cozinha ou em peças decorativas, que remetam à natureza e lembrem dessa vida no campo.

Quanto às cores, as mais indicadas para esse estilo de cozinha são tons terrosos, como terracota, marrom, bege e ocre. Ainda assim, é possível criar pontos decorativos com tonalidades marcantes e alegres, trazendo vida ao cômodo, utilizando, por exemplo, azul, vermelho, amarelo ou estampas, como xadrez e poá.

De forma geral, a cozinha rústica é simples, mas não quer dizer que seja “simplória”. A simplicidade está diretamente ligada aos materiais, que não passam por grandes processos de refinamento.

Por isso, a dica é usar madeira de demolição, tijolinhos aparentes ou outros revestimentos e materiais modernos e tecnológicos, que reproduzam essas texturas.

Também é comum usar os próprios objetos domésticos como itens de decoração, por exemplo, as panelas penduradas, as prateleiras e nichos com as louças, alguns utensílios domésticos à mostra e até mesmo as “cortininhas” de tecido, substituindo as portas dos armários.

cozinha rustica

As cozinhas rústicas permitem usar os próprios utensílios domésticos como parte da decoração (Projeto: Ana Wolf Arquitetura e Interiores)

Agora que você já sabe como decorar a sua cozinha rústica, encontre os melhores produtos da Portobello e tudo o que você precisa para transformar sua decoração na Leroy Merlin!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *