Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Jardins suspensos — dicas criativas de como cultivar hortaliças em apartamentos

22/08/2012

Quem mora em apartamento sempre encontra limites de espaço para cultivar hortaliças e outras plantas, que acabam ficando no chão da sacada em vasinhos ou floreiras. Se você quer pensar em alguma outra possibilidade de expor suas plantas à luz solar, veja duas dicas que nós, do Blog Portobello, separamos para encher nossos leitores de(…)

Quem mora em apartamento sempre encontra limites de espaço para cultivar hortaliças e outras plantas, que acabam ficando no chão da sacada em vasinhos ou floreiras. Se você quer pensar em alguma outra possibilidade de expor suas plantas à luz solar, veja duas dicas que nós, do Blog Portobello, separamos para encher nossos leitores de inspiração.

canteiros para apartamento

A exposição de paisagismo de Paris, Jardins Jardin, que ocorreu em junho, trouxe várias soluções para o cultivo de plantas em apartamentos e o que chamou a atenção do público foi a “Volet végétal”, ou veneziana de plantas, em português. Criação do escritório de design Barreau & Charbonnet, a engenhoca é uma sacada dobrável para pequenas hortas e canteiros, embutida na própria janela.

canteiros para apartamento

Na verdade, o projeto é bastante simples: um suporte de madeira sustenta três canteiros móveis giratórios, que deixam as plantas em pé tanto na posição vertical como na horizontal. Quando acionado, um sistema de polias sobe e desce o conjunto. É uma belíssima forma de expor as plantas à luz do Sol e trazer um pouco mais de luz e vida para o seu lar.

canteiros para apartamento

Você pode escolher diversas plantas para compor o conjunto, com diferentes tons de verde, com algumas flores e até mesmo cultivar plantinhas que possam servir de tempero ou chá, para evitar o consumo de agrotóxicos. Experimente, por exemplo, plantar hortelã, que é fácil de cuidar e tem uma fragrância deliciosa.

canteiros para apartamento

 

canteiros para apartamento

 

Outra ideia, esta ainda mais delicada e refinada, são os jardins suspensos. O alemão Manuel Dressmann desenvolveu o que ele mesmo chama de Skyfarm, ou seja, uma fazendinha suspensa.

“As sacadas oferecem muito espaço livre sobre a sua cabeça. E este é o espaço da Skyfarm”, disse Dressmann.

canteiros para apartamento

Os “Skypots”, ou vasos aéreos, são feitos de acrílico e têm altura ajustável. Formados por uma base branca, que será preenchida com terra e uma cúpula transparante para o cultivo de hortaliças, os Skypots podem transformar o seu sonho de ter espaços verdes em casa. Eles possuem um alça retrátil que traz os vasos ao alcance das mãos, seja para cuidar das plantas ou as colher, e com o mesmo movimento, se recoloca os minicanteiros no lugar.

canteiros para apartamento

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *