11.06.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Juntos desde 2008, Cícera e Celso construíram uma família e um escritório de arquitetura, onde trabalham em parceria (Foto: Acervo pessoal)

Dia dos Namorados: casais compartilham amor pela arquitetura

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.06.2021
Aproveitando o clima de romance do Dia dos Namorados, batemos um papo com dois casais para conhecer um pouco da rotina de quem vive e trabalha junto.
minutos de leitura

Para muitos casais, o Dia dos Namorados é uma data para celebrar o amor. Para alguns, a ocasião serve tanto para comemorar a parceria na vida quanto no trabalho.

É isso o que mostram as histórias de dois casais que entrevistamos para entender como funciona esse compartilhamento diário de paixões.

Ficou curioso para saber mais sobre a trajetória e o dia a dia deles neste Dia dos Namorados? Então, continue a leitura!

O que veio antes: o amor pelo outro ou a paixão pela arquitetura?

Foi a própria arquitetura que fez os caminhos de Cícera e Celso Nor Junior se cruzarem. Isso porque eles se conheceram quando estavam no primeiro semestre da faculdade e começaram a se relacionar um ano depois.

A partir daí, eles viram a arquitetura fazer parte de todos os momentos marcantes de suas vidas. O noivado foi em Veneza, cidade italiana conhecida pela sua arquitetura particular. E o casamento, que aconteceu em 2015, foi realizado numa capela escolhida justamente por sua arquitetura e história.

Por serem sócios na Nor Arquitetura, eles têm ainda mais motivos para comemorar essa linda parceria no Dia dos Namorados.

Já a história de Marla e Fabrízzio Bravin é um pouco diferente. Apesar de serem da mesma cidade, os dois se conheceram apenas quando Fabrízzio retornou após ter se mudado para estudar arquitetura. Na época, os dois eram vizinhos e Marla fazia faculdade de farmácia.

Além de se completar no amor, o casal Marla e Fabrízzio Bravin também se completa no trabalho. Ela é designer de interiores e ele é arquiteto
Além de se completar no amor, o casal Marla e Fabrízzio Bravin também se completa no trabalho. Ela é designer de interiores e ele é arquiteto (Foto: Acervo pessoal)

Depois de terem o primeiro filho, Marla acabou passando mais tempo em casa, dedicando-se aos cuidados com o pequeno.

Durante esse período, ela começou a se interessar por design de interiores, embora ainda trabalhasse na área de farmácia. Então, decidiu embarcar nessa aventura, estudou e começou a pegar os primeiros projetos.

Assim, o casal pôde se unir na vida profissional também. Eles trabalham há mais de cinco anos juntos na própria empresa. Fabrízzio é responsável pela arquitetura e Marla cuida dos interiores.

A rotina de um casal que trabalha junto

Dividir a vida pessoal e profissional com a mesma pessoa não é para qualquer um. Afinal, os limites entre as duras esferas se misturam. É praticamente impossível separar por completo as duas coisas.

No entanto, esse tipo de relação pode ter resultados surpreendentes, desde que os dois consigam colaborar e tenham propósitos de vida parecidos.

"A nossa rotina é bastante corrida. Cada um tem suas funções no escritório. E o relacionamento é importante nas decisões, pois compartilhamos os mesmos objetivos. É muito bom ver o crescimento profissional e pessoal caminhando juntos", contam Cícera e Celso.

Cícera e Celso Nor elaboraram juntos o projeto desta cozinha despojada e cosmopolita que conta com materiais da Portobello
Cícera e Celso Nor elaboraram juntos o projeto desta cozinha despojada e cosmopolita que conta com materiais da Portobello (Foto: Acervo pessoal)

Uma rotina agitada costuma ser a realidade dos casais que trabalham juntos. Além das decisões que precisam ser tomadas na empresa, é preciso conciliar a família e dividir as tarefas domésticas também.

Para Marla, o desafio é diário, já que os cuidados com os filhos são intercalados com as outras atividades do casal. Eles vão juntos para o escritório pela manhã e voltam para almoçar em casa. Então, levam as crianças para a escola, retornam ao trabalho e, no final do dia, precisam buscar os pequenos antes regressar ao lar. Ou seja, são funções que ocupam o dia todo do casal.

Outra questão importante é que quando os dois são apaixonados pelo que fazem, debater assuntos profissionais em outros momentos não é um problema. Inclusive, pode ser até prazeroso. "Gostamos de conversar sobre o trabalho e sobre os projetos. Quando saímos para jantar, falamos sobre o que aconteceu na semana, sobre os clientes, o que é possível melhorar e o que podemos fazer", dizem Marla e Fabrízzio.

A importância dos pontos em comum e de um complementar o outro

O Dia dos Namorados é uma ocasião em que os casais costumam se lembrar do quanto uma relação precisa de semelhanças e diferenças para dar certo.

Assim como os interesses comuns são fundamentais, as personalidades diferentes também são. É dessa forma que um contribui com o desenvolvimento do outro.

Quando os casais convivem tanto em casa quanto no trabalho, é preciso ter cuidado para não criar um clima de competição ou transformar as discussões profissionais em brigas conjugais.

Explorando cores claras, como do porcelanato natural Portobello, e misturando texturas, Cícera e Celso Nor deram um toque especial de conforto para essa varanda gourmet
Explorando cores claras, como do porcelanato natural Portobello, e misturando texturas, Cícera e Celso Nor deram um toque especial de conforto para essa varanda gourmet (Projeto: Cícera Ferreira Nor)

Cícera e Celso contam ter um lado criativo bastante parecido, influenciado pelos gostos e estilos que os dois admiram. No entanto, quando se trata de personalidade e experiências, eles têm muitas diferenças.

No final das contas, essas diferenças de personalidade e bagagem acabam contribuindo com o negócio deles, pois cada um tem a capacidade necessária para assumir papeis diferentes no escritório.

Nos projetos da Nor Arquitetura, Cícera é quem cuida dos detalhes, dando um toque especial em cada um deles e colocando cada coisa em seu lugar. Já Celso é quem elabora, acompanha e finaliza cada etapa dos projetos e das obras. Portanto, eles encontraram uma maneira de complementar seus trabalhos.

Aliás, desde o início do relacionamento eles pensavam em trabalhar juntos. Isso porque os dois sempre tiveram uma veia empreendedora pulsante e o sonho de tocar projetos em conjunto.

No caso de Marla e Fabrízzio, os conhecimentos de interiores se tornaram complementos perfeitos para os projetos de arquitetura.

Antes de Marla, o escritório de Fabrízzio não trabalhava com interiores, por se tratar de uma área com a qual ele não se identifica.

Mas desde que começaram a parceria profissional, os dois sempre priorizaram algo que têm em comum: captar a essência do cliente e imprimi-la em cada projeto.

Projeto de arquitetura e interiores assinado por Marla e Fabrízzio Bravin conta com produtos da Portobello em vários ambientes
Projeto de arquitetura e interiores assinado por Marla e Fabrízzio Bravin conta com produtos da Portobello em vários ambientes (Projeto: Fabrízzio Bravin Arquitetura)

Admiração para fortalecer a parceria no amor e no trabalho

Além de compartilharem o amor pela arquitetura, nossos entrevistados têm uma admiração especial pelos seus companheiros. Independentemente do tipo de relação, admirar o outro é fundamental, porque alimenta a motivação para encarar qualquer obstáculo que apareça pelo caminho.

Celso nos contou que admira em Cícera a leveza que ela tem na hora de se envolver com o processo de criação dos projetos. "A delicadeza ao cuidar dos detalhes é essencial para a parte conceitual", explica. Ele também acredita que sua parceira é uma grande esposa e amiga, além de ter se mostrado uma supermãe.

Ela, por sua vez, disse que seu esposo é muito responsável e tem um coração generoso. Quanto ao lado profissional, Cícera entrega: "o Celso sempre se destacou pela sua personalidade, aptidão para a área e, principalmente, pelo amor dedicado a cada projeto e obra que se compromete em fazer. Cuida de processos como se fossem dele e de cada projeto como um filho".

Marla e Fabrízzio Bravin em evento promovido pela Portobello
Marla e Fabrízzio Bravin em evento promovido pela Portobello (Foto: Acervo pessoal)

Marla sintetiza ao falar de Fabrízzio: "Admiro nele a mágica que ele tem no olhar para projetar; aquela empolgação como se fosse o primeiro projeto".

Portanto, as experiências desses maravilhosos casais mostram que é possível compartilhar muito mais do que uma casa. Com base no respeito e na admiração, projetos incríveis de arquitetura podem nascer de uma reunião no trabalho, de um jantar a dois ou de outros momentos cotidianos.

O que achou deste conteúdo especial de Dia dos Namorados com casais que compartilham amor pela arquitetura? Veja também como os arquitetos Filipe e Mariana conciliam diariamente trabalho e casamento!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Dia dos Namorados: casais compartilham amor p...

Dia dos Namorados: casais compartilham amor pela arquitetura

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies