15.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Centro Niemeyer, em Avilés, na Espanha.
Centro Niemeyer, em Avilés, na Espanha, recebeu o nome de seu criador, considerado um dos principais arquitetos do mundo (Foto: Juan Gomez/Unsplash/Reprodução)

Dia do Arquiteto: o profissional que constrói os nossos sonhos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
15.12.2022
Descubra a história do Dia do Arquiteto, além de conhecer o histórico da profissão e as atribuições deste profissional que constrói sonhos!
minutos de leitura

Conheça a história da data e a importância desse profissional para seus projetos, sejam eles residenciais ou corporativos

O dia 15 de dezembro é a data que marca o Dia do Arquiteto, profissional que está presente na vida de todos, mesmo que você não se dê conta. Por trás de cada obra, seja residencial ou corporativa, há o resultado do trabalho de arquitetos em conjunto com outros profissionais. É quem, literalmente, transforma sonhos esboçados no papel em realidade.

Confira a origem da data comemorativa, a importância dos arquitetos para a sociedade, além de exemplos que marcaram a arquitetura.

A história do Dia do Arquiteto

A Catedral de Brasília, um dos projetos assinados por Niemeyer (Foto: http://ckturistando/Unsplash/Reprodução)

No Brasil, a data escolhida para celebrar o arquiteto e urbanista, dia 15 de dezembro, está relacionada à vida de um dos grandes nomes da arquitetura mundial, e que leva em seu DNA a nossa história: Oscar Niemeyer. Foi nesse dia que nasceu o arquiteto brasileiro, em 1907, no Rio de Janeiro.

Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho tem um importante legado na arquitetura moderna. Ele foi o responsável por projetar os edifícios cívicos de Brasília, capital do Brasil desde a década de 1960, como o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, dentre outros importantes feitos. Anos antes, em 1947, ele foi convidado pelo arquiteto norte-americano Wallace Harrison para compor a equipe de profissionais responsáveis por criar a sede da ONU - Organização das Nações Unidas, em Nova York.

A data, no entanto, não tem relação apenas com o nascimento de Niemeyer. O dia 15 de dezembro também marca a fundação do CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, em 2011, como uma das ações resultantes da Lei n. 12.378, de 2010, que regulamenta o exercício profissional do arquiteto, antes vinculada ao de engenheiros.

Dia Mundial da Arquitetura

O Dia da Arquitetura também possui uma data própria no país. Por aqui, comemoramos na primeira segunda-feira do mês de outubro, como determinado pelo CAU, bem como pelo IAB - Instituto de Arquitetos do Brasil.

Em outras partes do mundo, o Dia Mundial da Arquitetura também é celebrado na mesma data, desde 1996, seguindo orientação da UIA - União Internacional de Arquitetos.

A cronologia da profissão de arquiteto

dia do arquiteto
O monumento de Stonehenge é um exemplo de como o ser humano sempre usou a arquitetura para se conectar com seu interior (Foto: Dan/Unsplash/Reprodução)

Os arquitetos já atuavam com construção e design antes mesmo da arquitetura se tornar profissão. Descubra, a seguir, alguns exemplos que marcam a existência e ação desses profissionais ao longo da história da humanidade.

Pré-história

O monumento Stonehenge, situado no Reino Unido , consiste em pedras gigantes posicionadas em formato circular sobre um campo imenso e pode ser considerado uma amostra dos primeiros trabalhos de arquitetos. Presume-se que esse espaço foi usado como templo ao longo de 3.500 anos, desde a pré-história dos povos oriundos da região hoje conhecida como Reino Unido.

Ainda rudimentar, o Stonehenge está de pé até hoje, atraindo uma legião de turistas ao local.

Antiguidade

dia do arquiteto 3
As pirâmides até hoje são um exemplo da importância dos arquitetos para a humanidade (Foto: Alessandro Zanini/Unsplash/Reprodução)

Obras emblemáticas desde a antiguidade e que geram uma série de incertezas sobre sua construção são as pirâmides do Egito. Mesmo sem acesso às  tecnologias que possuímos hoje, os egípcios conseguiram erguer edificações colossais. Muitas delas milimetricamente harmônicas e imponentes por sua forma e concepção.

Outro monumento erguido pelos egípcios e que também consiste em um exemplo arquitetônico é a esfinge de Gizé, que retrata uma cabeça de pessoa com corpo de leão, deitado no deserto.

Aliás, são do Egito os registros do então considerado primeiro arquiteto com obras documentadas Embora outros tenham feito suas artes e aplicado seus talentos tempos antes, Imhotep idealizou a primeira pirâmide do Egito, a de Saqqara ou pirâmide de Degraus.

Povos maias e astecas também desenvolveram pirâmides. Entre as que se destacam e resistem à ação do tempo está a Grande Pirâmide de Cholula, erguida em Puebla, no México.

Além desses, outros povos também contribuíram para a arquitetura, como os babilônios, persas, sumérios, etruscos e assírios. Todos contribuíram para a história da arquitetura mundial.

Idade Média

dia do arquiteto 4
Catedral de Notre-Dame de Paris: séculos como referência para a arquitetura mundial (Foto: Ridwan Meah/Unsplash/Reprodução)

Passeando mais um pouco pela história, é possível  encontrar outros belos exemplos do trabalho de arquitetos. É o caso da icônica Catedral de Notre-Dame de Paris, obra arquitetônica gótica, fruto da Idade Média. Esse  período foi marcado pela construção de inúmeras catedrais inspiradas na arquitetura bizantina, românica e paleocristã, entre outras.

Idade Moderna

dia do arquiteto 5
A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, guarda uma série de exemplos de edificações criadas durante a Idade Moderna (Foto: Raphael Fernandes/Unsplash/Reprodução)

E por falar em igreja, o Brasil também dedica especial atenção a este tipo de edificação e também possui exemplos que valem ser citados aqui. Entre eles, as famosas igrejas de Minas Gerais, em cidades como Ouro Preto e Mariana, com esculturas e pinturas do artista brasileiro Aleijadinho, entre outros.

Indo para além do Brasil, a Capela Sistina, no Vaticano, é outro exemplo que marca a Era Moderna. A igreja impressiona seus visitantes com sua abóbada imensa pintada por Michelangelo. Tanto ela quanto outros exemplos marcam fases na arquitetura.

Idade Contemporânea

dia do arquiteto 6
A Sagrada Família, em Barcelona, é um dos marcos da arquitetura no mundo contemporâneo (Foto: sumit lulla/Unsplash/Reprodução)

Com o crescimento das cidades e o aumento populacional, os séculos 19 e 20 marcam a arquitetura com construções em estilo neogótico, neoclássico e eclético. A Art Noveau também surge no contexto, misturando traços artísticos com decorações. Entre as mais famosas criações do período, podemos citar o templo A Sagrada Família, do arquiteto espanhol Antoni Gaudí, situado em Barcelona, na Espanha.

Outras correntes  da arquitetura também foram registradas no período, como a brutalista, a orgânica, Bauhaus e a construtivista. Chegando hoje às arquiteturas pós-modernas, desconstrutivistas e que se aliam às tecnologias, como a arquitetura high tech.

A importância do arquiteto: mais que um luxo, uma necessidade

dia do arquiteto 7
Legenda: De salas a escritórios, os projetos ganham vida através do olhar e trabalho dos arquitetos (Foto: Portobello)

Como visto antes, o arquiteto tem um papel fundamental na forma como o ser humano se relaciona com o meio e evolui. Muito além de elaborar projetos e realizá-los, os arquitetos promovem profundas transformações sociais e históricas que impactam a vida de cada pessoa.

É por isso mesmo que requisitar o trabalho de arquitetos não deve ser visto como um luxo, mas uma necessidade. Seja para construir uma casa ou o escritório dos sonhos, o arquiteto é quem vai ouvir suas ideias , entender seus anseios e dedicar um tempo para projetar algo único, que atenda todas as suas necessidades.

Isso ocorre porque a arquitetura consegue conferir ao contexto social o que é necessário para o bom convívio. Dessa forma, transmite sensações, facilitando trajetos e oferecendo novas perspectivas. De posse de sua experiência e rede de contatos, o arquiteto consegue executar o que seu cliente deseja, se adaptando ao orçamento disponível.

Em resumo, o arquiteto tem o papel social de sintetizar épocas, histórias e sentimentos de todas as necessidades do ser humano, em construções e concepções. Ou seja, é um profissional que acompanha cada passo que a humanidade dá. Arquitetos e sustentabilidade

Hoje, um dos conceitos que ganha cada vez mais espaço é o da sustentabilidade. Os arquitetos conseguem criar e serem sustentáveis ao:

  • melhorar a coleta e descarte de resíduos usados antes, durante e após a execução;
  • reduzir o uso de materiais que degradam ou exploram o ambiente;
  • desenvolver obras que reduzem o consumo de energia.

Por exemplo, ao invés de usar madeira como revestimento, hoje é comum aplicar porcelanato que representa uma série de texturas e cores originárias na natureza. Essa é apenas uma das inúmeras formas que os arquitetos encontram para se relacionar melhor com o meio ambiente.

O dia a dia de um arquiteto

Um arquiteto é um profissional que atua em todas as fases de um projeto, atuando ao lado de engenheiros, designers de interiores, entre outros. Portanto, precisa desenvolver habilidades em diversas frentes, o que faz sua responsabilidade aumentar ainda mais.

Entre as atribuições de um arquiteto, estão:

  • estudar, coletar dados, e planejar um projeto e suas especificações;
  • fazer a gestão, orientação e supervisão técnica de uma obra;
  • verificar a viabilidade técnica e ambiental do projeto;
  • realizar análises e fazer controle de qualidade;
  • vistoriar as obras, emitindo laudos técnicos;
  • prestar suporte técnico;
  • fazer orçamentos;
  • dirigir obras.

Ainda, um arquiteto é plural em seus conhecimentos e singular em suas concepções, o que o permite atuar em diferentes frentes. Desse modo, cada profissional pode se especializar em uma área que tem mais afinidade e explorar seu potencial dentro de um segmento que mais se identifique.

Dentre as ações de um arquiteto, podemos destacar as seguintes:

  • design de mobiliários e objetos;
  • tecnologia da construção;
  • acompanhamento de obra;
  • comunicação visual;
  • luminotécnica;
  • retrofit;
  • paisagismo.

A magia que o arquiteto realiza com os revestimentos

dia do arquiteto 8
Grupo Coletivo Criativo formado por profissionais parceiros, na fábrica da Portobello (Foto: Archtrends)

Os arquitetos dão vida aos seus projetos aplicando revestimentos, independentemente de serem projetos grandes, pequenos, de estilos minimalista ou maximalista, com cores, em tons neutros, ao ar livre ou em grandes centros urbanos.

Assim, os sonhos dos clientes Portobello ganham forma, cor, textura, função e, principalmente, identidade. Afinal, de nada adianta ter um espaço se ele não tem a “alma” de quem o habita e frequenta. E essa essência dos lugares é possível  devido ao trabalho de arquitetos, que dão um toque singular aos projetos.

A Portobello parabeniza os arquitetos  por seu conhecimento, prática e sensibilidade. Agora que você já sabe quando é comemorado o Dia do Arquiteto, leia também nosso post sobre o Dia do Designer de Interiores, outro profissional que é um artista dos ambientes internos.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Dia do Arquiteto: o profissional que constró...

Dia do Arquiteto: o profissional que constrói os nossos sonhos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies