Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Entrevistas

Designer Luciano Costa aposta nas construções de casas contêineres

11/10/2017

O designer de interiores, Luciano Costa, migrou para o que chamamos de um novo conceito de arquitetura, a construção de casas contêineres. Ele mostra que é possível unir conforto e aconchego dentro das caixas retangulares. Confira!

Luciano Costa é formado há 20 anos como Engenheiro Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), em 2005. Concluiu o curso de pós-graduação em Designer de Interiores pelo IEC/PUC Minas. No ano de 2011, finalizou outro curso de pós-graduação pelo IPOG – Instituto de Pós-Graduação, também em Belo Horizonte – MG. Solteiro, o designer mora em Nova Lima, região metropolitana de BH.

Especializado em um novo conceito de arquitetura, as construções em contêineres, Luciano atua em projetos nos estados de Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais e São Paulo, e também atende demandas fora do país, como em Miami, na Flórida.

Adepto de um estilo moderno e arrojado, o mineiro de coração, explica que estuda bastante os clientes antes da composição de um projeto. Para ele, a base de tudo é a funcionalidade. “O meu estilo é o estilo do cliente. E o meu objetivo é vê-lo satisfeito e feliz”.

Há dois anos, o designer de interiores migrou para o que chamamos de um novo conceito de arquitetura, a construção de casas contêineres. A proposta é mostrar que é possível unir conforto e aconchego dentro das caixas retangulares.

casaconteiner-arquitetura-lucianocosta-portobello

(Foto: arquivo pessoal)

Além da questão da sustentabilidade, afinal o material é comprado como sucata e totalmente repaginado, a economia é outro ponto positivo dessa escolha. Uma média de 25 a 30% a menos durante a execução se comparada às obras convencionais. Elementos como ferro, areia, cimento e tijolos são pouco utilizados, o que garante uma diminuição do entulho produzido.

Outro fator interessante é a mobilidade. “Numa visão mais comum, é como brincar com Lego. Você fica montando e desmontando as peças. E claro, existe a facilidade de locomoção. Você pode levar a sua casa para qualquer lugar”, explica.

casaconteiner-arquitetura-lucianocosta-portobello

(Foto: arquivo pessoal)

Para o designer, existem inúmeros atributos ao escolher as casas contêineres como estilo de vida. Há a possibilidade de revestir tanto interna quanto externamente. No caso da interna, Luciano destaca que antes de tudo, aplica-se uma manta e com isso consegue-se absorver de 1 a 2 % de calor ou frio. Segundo ele, o mercado disponibiliza dois tamanhos de contêiner, o de 12 metros linear (com cerca de 30 metros quadrados) e o de 6 metros (aproximadamente 15 metros quadrados).

casaconteiner-arquitetura-lucianocosta-portobello

(Foto: arquivo pessoal)

Para quem busca um modo de viver mais simples, a alternativa das casas em contêiner, montada em espaços pequenos, é inovador. O projeto tem ainda um apelo ambiental, um cuidado especial para o incentivo ao verde. “Para amenizar o calor é interessante investir em telhados verdes e no plantio de árvores ao redor da casa”, finaliza Luciano Costa.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *