14.06.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
A casa reconectada com a natureza foi o conceito de muitas marcas na semana de design de Milão, como a Salvatori
A casa reconectada com a natureza foi o conceito de muitas marcas na semana de design de Milão, como a Salvatori (Foto: Tatiana Vergara)

O design que reconecta

 minutos de leitura
calendar-blank-line
14.06.2022
Christiane Ferreira, diretora de branding e inovação, fez parte da equipe Portobello que visitou a semana de design de Milão. Com seu olhar apurado, ela compartilha impressões sobre as tendências apontadas pelo principal evento de design do mundo
minutos de leitura

Reconexão do ser humano com sua natureza. Essa seria uma boa síntese dessa semana de design de Milão, conclusão a que chegamos depois de várias discussões com o grupo de pesquisa Portobello sobre a essência das exposições, instalações e afins.

Grupo de pesquisa Portobello na semana de design de Milã
Grupo de pesquisa Portobello na semana de design de Milão (Foto: Barbara Cassou)

Não saímos os mesmos após ficarmos face a face com nossas fragilidades, sermos obrigados a desacelerar e observarmos mais atentamente nossos ambientes nos últimos dois anos. A pandemia nos tirou do modo automático, desligando abruptamente vários padrões da tomada. A casa se tornou protagonista, já que foi nosso refúgio mais frequente, a tecnologia se humanizou, já que era o único meio de nos relacionarmos, e a natureza se fez necessária, já que nos lembramos que fazemos parte dela.

Cenografia da Diesel
Cenografia da Diesel mostra que não perdemos a capacidade de sonhar (Foto: Tatiana Vergara)

E, apesar dos dias (e meses, e anos) muito duros, não perdemos a capacidade de sonhar e de sermos otimistas, fato que se reflete pelas ruas e galerias de Milão.

Os designers trabalharam e criaram para servir outros seres humanos – o conforto e a funcionalidade destacaram-se nas novas coleções. Formas naturalmente orgânicas que convidam ao abraço decretaram que as linhas retas e ortogonais não são mais dominantes. Tecidos e superfícies sensoriais pedem para serem tocados e expressam mais o handmade do que os processos industriais.

linhas orgânicas na Salvatori
A natureza e suas linhas orgânicas na Salvatori (Foto: Tatiana Vergara)

Transparências em materiais, estruturas e processos sinalizam que há um diálogo entre o design e as pessoas. Essa conversa é explícita, as palavras se fazem presente com objetividade nos storytellings

As cores da terra na instalação da Hermès
As cores da terra na instalação da Hermès (Foto: Tatiana Vergara)

As cores da natureza compõem o cenário da semana, fazendo do verde o tom mais presente. Azuis, amarelos e vermelhos acompanham, mas a terra e suas infinitas tonalidades é que trazem a personalidade da cartela contemporânea. Do ocre ao laranja, do terracotta ao marsala, a terra é generosa ao colorir o design. 

Piro, robô da Moooi
Piro, robô da Moooi: “transformação da tecnologia a serviço da beleza, alegria e uma vida extraordinária”, diz a marca (Foto: Tatiana Vergara)

A tecnologia cumpriu seu papel de inovação, mas conquistou mimetizando gestos e modos humanos. Histórias com leveza e poesia contadas nas mais diversas e modernas formas de projeções, robôs que recebem os convidados com olhares e perfumes e balés sincronizados deixaram claro que a tecnologia sempre avança, mas, agora, com um charme a mais.

maximalismo da Cassina
O maximalismo da Cassina (Foto: Tatiana Vergara)

E, por fim, acho que é o fim do minimalismo extremo. O otimismo, a energia e a criatividade necessárias para expressar o novo precisam de mais elementos, mais cor, mais diversidade e mais ousadia. E, assim, o minimalismo dá lugar a algo mais irreverente, sempre com muita elegância. Novos tempos, novos e melhores tempos, e o design nos conduz nessa reconexão.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

O design que reconecta...

O design que reconecta

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chris Ferreira
Colunista
Colunista

Chris Ferreira é CCO - Chief Creative Officer do Portobello Grupo. Formada em Arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies