Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Intrends

Design Miami 2018 – O território do design colecionável

19/12/2018

Uma semana por ano, Miami se torna o destino para os amantes da arte e do design.

A Design Miami é o fórum global de design que reúne os mais influentes colecionadores, galeristas, designers, curadores e críticos em comemoração à cultura do design e ao comércio. Realizada em dezembro, ao lado das feiras da Art Basel – que acontece em junho em Basel, na Suíça, e em dezembro em Miami, EUA – a Design Miami tornou-se o principal local para exibir, discutir e criar projetos colecionáveis.

Coleção com obras historicamente significativas e contemporâneas (Foto: Divulgação/Magen H Gallery)

Cada vez mais, o termo “design colecionável” atrai designers de interiores e arquitetos em busca de objetos refinados para seus projetos. Nos últimos anos, curadores, acadêmicos, galeristas e ditadores de tendências têm explorado o design vintage e o design moderno do século 20, além de ícones do design contemporâneo. O que se busca, além da originalidade, é a edição limitada.

O mercado cresce na medida em que surgem novas galerias especializadas, que se apresentam em feiras do segmento mostrando design contemporâneo e vintage lado a lado. Forma e função, poesia e significado, além de “raridade”, estão no DNA desses objetos que possuem não apenas história, mas uma narrativa poética e, muitas vezes, trazem uma abordagem inovadora de materiais.

Os designers brasileiros Humberto e Fernando Campana criaram versões em edição limitada de suas poltronas de brinquedos (Foto: Divulgação/ Friedman Benda)

A Galerie Patrick Seguin apresenta a maior coleção de casas desmontáveis de Prouvé (Foto: Cortesia Galerie Patrick Seguin)

A Design Miami é mais do que um mercado de design, onde as principais galerias do mundo se reúnem para apresentar exposições – com qualidade de museu –, de mobiliário, iluminação e objetos do século 20 e 21. Cada show equilibra oportunidades comerciais exclusivas com programação cultural progressiva, criando colaborações inspiradoras com designers e instituições, painéis e palestras com luminares do mundo do design.

François Laffanour mistura o design do pós-guerra com mobiliário contemporâneo de diversos artistas (Foto: Foto: Divulgação/ Galerie François Laffanour)

Estande LAFFANOUR – Galerie Downtown (Foto: James Harris/Design Miami)

 

Em 2018, a Design Miami se fortaleceu como destino para colecionadores, entusiastas e farejadores de excelência em design.

MAIS INFORMAÇÕES

Design Miami /
Twitter | Facebook | Instagram

Design Miami / Escritórios
3841 NE 2nd Avenue, Suite 400
Miami, FL 33137
Ligue para +1 305 572 0866.
[email protected]

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *