06.03.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Design e funcionalidade em harmonia

 minutos de leitura
calendar-blank-line
06.03.2020
Mariana Lobo, arquiteta especialista em interiores, projeta ambientes contemporâneos que facilitam a organização.
minutos de leitura

Quando se fala em sofisticação no design e arquitetura, algumas fórmulas comuns vêm à mente. A arquiteta Mariana Lobo, de São José dos Campos, São Paulo, propõe novas leituras, combinando requinte, criatividade e dinamismo em ambientes atemporais. Grande parte dos trabalhos atendidos pelo escritório sob sua liderança são de design de interiores, área em que ela se especializou. 

Para Mariana, organização é um fator essencial em projetos de interiores funcionais. Ela acredita que ambientes organizados refletem em outros aspectos da vida. Os clientes encontram maior facilidade para estruturar o que precisam e tudo flui melhor. Por isso, os espaços que assina são cuidadosamente elaborados e setorizados. Esse é um dos pontos que a encantam no design de interiores, além da liberdade para trabalhar em reformas variadas, de forma integrada com a arquitetura.

mariana lobo
Apaixonada por interiores desde a faculdade, Mariana Lobo preza por aliar design e funcionalidade em seus projetos

Do sonho à profissão

Quando finalizou o ensino médio, Mariana acreditava que seria médica, mesma profissão da mãe. Mas já ouvia da própria família que esse curso não tinha o seu perfil. Quando precisou se mudar de casa junto com os pais, percebeu que se interessava em ajudar na escolha dos móveis e decoração. A decisão definitiva sobre o seu futuro profissional foi tomada quando sonhou com o avô dizendo para ela fazer arquitetura.

Já no início da faculdade, na PUC Campinas, teve certeza que seguiria o ramo de design de interiores. Fez especialização na FAAP-SP e, durante o período em que morou na capital paulista, teve a oportunidade de participar de mostras e trabalhar em projetos de alto padrão. Depois de atuar por quatro anos em uma sociedade, decidiu abrir o escritório próprio, já no interior de São Paulo.  

No mesmo projeto, quatro estilos de mármore 

Mariana assina o projeto de um apartamento com 410m² em São José dos Campos onde predominam tons neutros e madeira. A arquiteta apostou em composições modernas, sem excessos e com cores essencialmente claras – pedido especial do cliente. Para a distribuição dos espaços, considerou a funcionalidade e criou ambientes com diferentes propósitos. A disposição do mobiliário foi feita de modo a permitir uma circulação fluída. 

Na varanda, que contorna todo o imóvel, Mariana incluiu uma área de descanso com lareira. Já a sala, a arquiteta dividiu em estar, jantar e home theater. Esses espaços, além do lavabo, são integrados pelo mesmo revestimento no piso. Reprodução de mármore, o Bianco Covelano 120x120 forma uma atmosfera de requinte nas áreas comuns da residência junto ao mobiliário contemporâneo.

mariana lobo
Mármore com tons quentes, metais e pastilhas dourados criam uma composição de requinte no banheiro master

O mármore também está presente nos banheiros de todas as suítes, com efeitos distintos que conferem personalidade a cada cômodo. O banheiro máster recebeu os tons quentes do Paille St Laurent 60x120, que se destacaram junto aos metais dourados e ao glamour das pastilhas Gioielli Oro 30x30 na parede do nicho. Para o banheiro da filha, Bianco di Elba 60x120 foi o mármore escolhido e as pastilhas integraram a composição na delicada versão Gioielli Perla 30x30.

mariana lobo
No banheiro da filha, o mármore forma um conjunto delicado com o tom claro de rosa e o brilho sutil das pastilhas aplicadas no nicho do box
mariana lobo
Os revestimentos em porcelanato escolhidos para o banheiro do filho geram um efeito de contraste entre o mármore preto das paredes e o cimento no piso

Com uma proposta de maior contraste, o banheiro do filho teve paredes revestidas pelo Nero Venato 60x120, em total harmonia com os metais pretos. No piso, os tons de cinza do Superquadra Concreto 60x120 trouxeram equilíbrio. Para Mariana, a área gourmet é o ambiente do apartamento que segue um estilo mais ousado, em especial pela paginação geométrica que fez na parede utilizando os revestimentos Edge Black 19x19, com acabamento natural e polido, e Edge Tropical Wood 19x19

mariana lobo
Revestimentos geométricos em duas tonalidades trazem um toque de ousadia e descontração à área gourmet

O cliente aprovou cada sugestão do projeto, já que nenhuma alteração foi necessária desde a primeira apresentação. Com os produtos da Portobello, a arquiteta afirma que consegue personalizar todos os projetos e agradar diferentes públicos, desde o minimalista, clássico até o moderno. A parceria com a empresa a acompanha desde o início da carreira, já que encontra tudo o que precisa. “Os revestimentos começam a dar vida aos projetos e, como na decoração uma coisa liga a outra, é a partir deles que começamos a pensar nos outros elementos”.

--

Foto de destaque: 

Neste projeto de interiores, a arquiteta explorou um mobiliário com design contemporâneo, em madeira, junto ao piso em mármore

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Design e funcionalidade em harmonia...

Design e funcionalidade em harmonia

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies