Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Design e funcionalidade em harmonia

06/03/2020

Mariana Lobo, arquiteta especialista em interiores, projeta ambientes contemporâneos que facilitam a organização.

Quando se fala em sofisticação no design e arquitetura, algumas fórmulas comuns vêm à mente. A arquiteta Mariana Lobo, de São José dos Campos, São Paulo, propõe novas leituras, combinando requinte, criatividade e dinamismo em ambientes atemporais. Grande parte dos trabalhos atendidos pelo escritório sob sua liderança são de design de interiores, área em que ela se especializou. 

Para Mariana, organização é um fator essencial em projetos de interiores funcionais. Ela acredita que ambientes organizados refletem em outros aspectos da vida. Os clientes encontram maior facilidade para estruturar o que precisam e tudo flui melhor. Por isso, os espaços que assina são cuidadosamente elaborados e setorizados. Esse é um dos pontos que a encantam no design de interiores, além da liberdade para trabalhar em reformas variadas, de forma integrada com a arquitetura.

mariana lobo

Apaixonada por interiores desde a faculdade, Mariana Lobo preza por aliar design e funcionalidade em seus projetos

Do sonho à profissão

Quando finalizou o ensino médio, Mariana acreditava que seria médica, mesma profissão da mãe. Mas já ouvia da própria família que esse curso não tinha o seu perfil. Quando precisou se mudar de casa junto com os pais, percebeu que se interessava em ajudar na escolha dos móveis e decoração. A decisão definitiva sobre o seu futuro profissional foi tomada quando sonhou com o avô dizendo para ela fazer arquitetura.

Já no início da faculdade, na PUC Campinas, teve certeza que seguiria o ramo de design de interiores. Fez especialização na FAAP-SP e, durante o período em que morou na capital paulista, teve a oportunidade de participar de mostras e trabalhar em projetos de alto padrão. Depois de atuar por quatro anos em uma sociedade, decidiu abrir o escritório próprio, já no interior de São Paulo.  

No mesmo projeto, quatro estilos de mármore 

Mariana assina o projeto de um apartamento com 410m² em São José dos Campos onde predominam tons neutros e madeira. A arquiteta apostou em composições modernas, sem excessos e com cores essencialmente claras – pedido especial do cliente. Para a distribuição dos espaços, considerou a funcionalidade e criou ambientes com diferentes propósitos. A disposição do mobiliário foi feita de modo a permitir uma circulação fluída. 

Na varanda, que contorna todo o imóvel, Mariana incluiu uma área de descanso com lareira. Já a sala, a arquiteta dividiu em estar, jantar e home theater. Esses espaços, além do lavabo, são integrados pelo mesmo revestimento no piso. Reprodução de mármore, o Bianco Covelano 120×120 forma uma atmosfera de requinte nas áreas comuns da residência junto ao mobiliário contemporâneo.

mariana lobo

Mármore com tons quentes, metais e pastilhas dourados criam uma composição de requinte no banheiro master

O mármore também está presente nos banheiros de todas as suítes, com efeitos distintos que conferem personalidade a cada cômodo. O banheiro máster recebeu os tons quentes do Paille St Laurent 60×120, que se destacaram junto aos metais dourados e ao glamour das pastilhas Gioielli Oro 30×30 na parede do nicho. Para o banheiro da filha, Bianco di Elba 60×120 foi o mármore escolhido e as pastilhas integraram a composição na delicada versão Gioielli Perla 30×30.

mariana lobo

No banheiro da filha, o mármore forma um conjunto delicado com o tom claro de rosa e o brilho sutil das pastilhas aplicadas no nicho do box

mariana lobo

Os revestimentos em porcelanato escolhidos para o banheiro do filho geram um efeito de contraste entre o mármore preto das paredes e o cimento no piso

Com uma proposta de maior contraste, o banheiro do filho teve paredes revestidas pelo Nero Venato 60×120, em total harmonia com os metais pretos. No piso, os tons de cinza do Superquadra Concreto 60×120 trouxeram equilíbrio. Para Mariana, a área gourmet é o ambiente do apartamento que segue um estilo mais ousado, em especial pela paginação geométrica que fez na parede utilizando os revestimentos Edge Black 19×19, com acabamento natural e polido, e Edge Tropical Wood 19×19

mariana lobo

Revestimentos geométricos em duas tonalidades trazem um toque de ousadia e descontração à área gourmet

O cliente aprovou cada sugestão do projeto, já que nenhuma alteração foi necessária desde a primeira apresentação. Com os produtos da Portobello, a arquiteta afirma que consegue personalizar todos os projetos e agradar diferentes públicos, desde o minimalista, clássico até o moderno. A parceria com a empresa a acompanha desde o início da carreira, já que encontra tudo o que precisa. “Os revestimentos começam a dar vida aos projetos e, como na decoração uma coisa liga a outra, é a partir deles que começamos a pensar nos outros elementos”.

 

Foto de destaque: 

Neste projeto de interiores, a arquiteta explorou um mobiliário com design contemporâneo, em madeira, junto ao piso em mármore

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *