Menu
Projetos e Obras
Busca
pinterest

Conteúdo Matérias

Design e arquitetura: 10 perfis que você precisa acompanhar no Pinterest

21/07/2017

Os sites podem ser muito mais do que um elo entre a marca e o público, por isso, veja como essa plataforma facilita a procura e o compartilhamento de referências.

Redes como o Pinterest são ideais para a divulgação de conteúdo, incluindo imagens, projetos, ilustrações e fotografias. Elas passaram a ser fonte de inspiração e principal base de referência do público e profissionais da área. Perfis do Pinterest podem ajudar (e muito!) pessoas que buscam todo tipo de ideia e novas tendências para reformar ou montar qualquer espaço.

Por isso, vamos explicar o diferencial do Pinterest e apresentar 10 perfis que você precisa conhecer. Quer saber quais são? Confira a seguir!

Por que o Pinterest?

Bom, para começar, vamos explicar como a plataforma funciona.

O Pinterest é um verdadeiro mural, em que pessoas, marcas e empresas podem criar um perfil e, a partir dele, construir seu próprio board de imagens. Os “pins”, como são chamadas as imagens, podem ser capturados de qualquer site da internet (basta instalar o botão para navegador) ou da própria plataform  e organizados diretamente em pastas. É possível seguir o perfil de alguém ou suas pastas, que podem ser colaborativas e contar com a participação de mais de um perfil, incluindo parcerias entre marcas e pessoas.

Criado nos Estados Unidos, o Pinterest é a rede ideal para compartilhamento de arquivos visuais (imagens), portanto, é muito relevante para ramos relacionados com o visual — moda, artes, arquitetura, beleza, decoração, viagem, DIY (Do It Yourself), entre muitos outros. E é possível fazer marcações para facilitar a busca por determinado tema e, ainda, adicionar comentários e dicas na descrição, direcionando para outras páginas.

Hoje, são mais de 150 milhões de perfis ativos. Os murais são alimentados diariamente por marcas, blogs e perfis pessoais de arquitetos, decoradores, designers e diversos outros profissionais que compartilham suas inspirações. Assim, quem trabalha ou ama decoração pode encontrar milhares de referências muito variadas, de todo tipo de conteúdo.

Quais perfis seguir?

1. Poli Xavier

Poli Xavier é capixaba e designer de interiores. Seu perfil conta com cerca de 160 mil seguidores e quase 5000 “pins” bem organizados em várias pastas. No perfil, existem 8 pastas sobre o tema decoração, cada uma destinada a um ambiente, de quarto a varanda, com ideias práticas e bonitas para enfeitar o espaço e deixá-lo único.

2. Luiza Bo

Com cerca de 3,8 milhões de seguidores, Luiza também é brasileira e designer de interiores e está na lista dos perfis mais famosos da rede. Em suas 16 pastas, ela aborda assuntos além de decoração, design e arquitetura. O que se refere a arquitetura é muito sofisticado e moderno, sem deixar de lado o aconchego.

3. Arkpad

O Arkpad, site de design e arquitetura, é responsável pelo projeto CASA COR, uma das marcas mais influentes no meio. Oferece produtos de qualidade e referências das últimas tendências da área. O perfil conta com pastas subdivididas por materiais (concreto, madeira, metal e pedra, por exemplo), novidades e ambientes, somando mais de 9 mil “pins” selecionados por profissionais do ramo.

4. Lonny Magazine

A revista norte-americana é focada em decoração e estilo de vida. O nome Lonny é a mistura de Londres e Nova York, relacionando as cidades dos fundadores do grupo. O conteúdo é, essencialmente, relacionado a ambientes e dicas de decoração. É bem completo e produzido pela própria revista. Eles propõem um estilo acessível e inspirador, para todos os gostos e orçamentos, como eles mesmos definem.

5. The Home Depot

Com mais de 48 milhões de “pins”, The Home Depot é uma empresa norte-americana que vende produtos de casa, desde material de construção a itens de decoração. É uma das maiores empresas do ramo e mantém o perfil no Pinterest com conteúdo muito variado: ideias para todos os ambientes, uso de cores, ideias para presentes e muitas dicas sobre DIY (Do It Yourself, “faça você mesmo”: itens que podem ser feitos em casa com materiais e técnicas simples).

6. Marcelo Baldin

O brasileiro é sound designer e tem um perfil incrível dividido por cores: cada pasta conta com imagens diversas, em que a cor predominante é o tema. Os 4 milhões de seguidores acompanham inspirações de design e arquitetura, moda e estilo, ilustrações, branding, arte e retratos, com um estilo bem moderno e inovador.

 

7. Camilla Freitas

Camilla é dona de um estúdio de handmade design. Em seu perfil no Pinterest, compartilhar imagens inspiradoras é o foco. Ela posta fotos de temas variados, mas tem um acervo muito grande de “pins” de decoração. Seu perfil se destaca pela beleza das imagens, além da organização e harmonização dos murais.

 

8. Jess Vieira

A organização do perfil da paulistana Jess impressiona! O perfil é todo dividido em pastas e apresenta imagens de tendências em todas as áreas. Com quase 250 mil seguidores, há pastas para quase todos os cômodos de uma casa, bem como inspiração de itens e objetos de decoração.

 

9. Jessica Alba

A atriz americana compartilha um pouco de tudo, incluindo fantasias e comidas, mas o perfil é principalmente sobre design e decoração. São mais de 40 pastas relacionadas a dicas e inspirações para decorar ambientes.

 

10. Leah Dent

Leah Dent é australiana, trabalha com design e tem mais de 750 mil seguidores no Pinterest. Os “pins” de decoração e design que ela coleta no perfil são encantadores. Ela divulga móveis e itens muito modernos, com design irreverente e formatos geométricos. Também compartilha muitas referências para ambientes externos, como jardins e áreas gourmet.

 

O Pinterest é uma das redes sociais mais inspiradoras e pode auxiliar na concepção de projetos e na procura por tendências, sem deixar de lado o trabalho do arquiteto e designer. Ficar sempre de olho em novas referências é ótimo para auxiliar a composição de ideias e a busca por elementos que possam completar um planejamento.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *