01.03.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Design de interiores do Oscar 2019: inspire seus projetos nos filmes premiados

 minutos de leitura
calendar-blank-line
01.03.2019
Veja como usar a inspiração da sétima arte para ter ideias incríveis em casa!
minutos de leitura

Um palácio rural inglês do século XVIII, o refúgio de um astro country norte-americano, um fantástico reino africano: o cinema nos leva a lugares onde, de outra maneira, jamais imaginaríamos estar. Mas com um bom projeto de design de interiores, dá para levar um pouco dos cenários mais maravilhosos e inusitados para dentro de casa.

Pensando nisso, separamos alguns dos filmes ganhadores do Oscar 2019 que podem servir de inspiração para o seu projeto de arquitetura. São locações com diferentes estilos arquitetônicos e propostas de decoração, mas que têm em comum um elevado apuro estético! Veja:

Design de Interiores: 3 filmes para você mudar a sua casa

1. A Favorita

Flores, candelabros, pinturas, móveis de madeira esculpida: tudo na cenografia do filme do premiado diretor grego Yorgos Lanthimos remete à opulência típica da monarquia inglesa do século XVIII. Curiosamente, o resultado não se traduz em um ambiente sufocante pelo excesso de detalhes ou pouco inspirador para os dias atuais.

Ok, talvez as paredes recobertas de tapeçaria funcionem melhor no design de interiores dos palácios rurais daquela época do que nas residências brasileiras da atualidade. No entanto, mesclar algumas referências dos cenários do filme que deu à Olivia Colman seu primeiro Oscar de melhor atriz a objetos com uma pegada mais contemporânea certamente pode trazer mais charme para o seu projeto.

Um dos cenários de A Favorita (Foto: reprodução site Casa Vogue)

Uma ideia interessante, a partir dessa inspiração, é apostar, por exemplo, na beleza clássica do piso madeirado, tão presente no design de interiores das locações. Para tanto, não é preciso nem mesmo investir em madeira natural, de valor mais alto e com menor durabilidade, já que existem opções de porcelanatos que reproduzem a beleza desse material com melhor custo x benefício.

Para quebrar o ar sério do piso, sem sair do clima rural chic, invista em flores do campo para adornar móveis, que podem ser de madeira entalhada. Você também pode optar por um ou dois quadros de tapeçaria e, por que não, uma belíssima cama com dossel e roupa de cama em Jacquard bege ou cinza para manter a atmosfera de nobreza.

2. Nasce uma estrela

O aconchegante refúgio do personagem de Bradley Cooper em Nasce uma estrela (Foto: reprodução site Casa e Jardim)

Se você vive em um apartamento com as limitações típicas de espaço dos grandes centros urbanos, pode imaginar que reproduzir o aconchegante refúgio de Jackson Maine, cantor de música country norte-americana interpretado por Bradley Cooper em Nasce uma Estrela, nessas condições seja uma tarefa quase impossível, não é mesmo?

Ledo engano! Na verdade, o chalé em que foram gravadas as cenas fica em Los Angeles, na elegante zona de Calabasas, endereço de famosos como Justin Bieber, Miley Cyrus e Drake. Para criar esse clima country-despretensioso-chic, abuse da iluminação natural no design de interiores e deixe a luz do sol entrar!

A madeira predomina o quarto do personagem de Nasce uma Estrela (Foto: reprodução site Casa e Jardim)

Ao lado da madeira, a luz natural é a grande estrela desse projeto, que penetra no ambiente pelas grandes janelas de vidro. O toque de aconchego fica por conta da lareira e da charmosa manta geométrica jogada displicentemente sobre o sofá de cores fortes, que contrasta com o piso de madeira em tom mais escuro que foi utilizado nas paredes.

Tudo no design de interiores do filme que deu a Lady Gaga o Oscar de Melhor Canção por “Shallow” — e fez o mundo suspirar com a interpretação ao vivo da música ao lado de Cooper! —, remete à simplicidade.

A claraboia no teto permite que o morador possa dormir olhando as estrelas, a roupa de cama em tons de branco e cinza é quase rústica e as cortinas simples de algodão cru completam a ambientação.

Para fechar o décor, que une conforto e elegância despretensiosa, estantes recobertas de livros e itens de “memorabília” ornamentam o ambiente ao mesmo tempo em que revelam um pouco mais sobre a personalidade dos ocupantes do lugar.

3. Pantera Negra

Transformar o mágico e surreal design de interiores do reino de Wakanda, um dos pontos fortes de Pantera Negra, filme que venceu o Oscar de Trilha Sonora Original, em uma proposta mais compatível com a realidade pode parecer um desafio intransponível em um primeiro momento.

Um olhar mais atento, no entanto, percebe nos cenários concebidos pela designer de produção do longa, Hannah Beachler, inspirações perfeitas para ambientes que buscam conciliar inspiração étnica e modernidade.

Os painéis de madeira com desenhos tribais da sala de T’Challa, interpretado por Chadwick Boseman, podem ser perfeitamente adaptados em escala menor em escritórios, salas de jantar e estar sob fundo branco ou terra, como no cenário do filme.

Inspiração étnica norteou cenários de Pantera Negra (Foto: reprodução site Cinema com Rapadura)

Quem busca algo menos grandioso, mas não abre mão da inspiração étnica, pode lançar mão das máscaras africanas, que emprestam personalidade ao ambiente sem deixá-lo com visual caricato.

As estantes e a mesa de madeira escura dão equilíbrio ao espaço ao trazerem um toque de sobriedade que contrasta com o exotismo das máscaras e dos painéis tribais. A brincadeira do moderno x ético segue na luminária preta sobre a mesa em contraponto aos lustres de palha trançada que proporcionam uma iluminação difusa no ambiente.

O trabalho de cenografia é fundamental nos bastidores de qualquer filme, desde curta metragens até grandes produções. Em casa, ao planejar a “cara” do seu espaço, também é preciso dedicar um pouco de tempo para concatenar estilo e funcionalidade.

Como você pode ver, cenários dignos de Oscar podem incorporar-se ao seu projeto de design de interiores sem deixá-lo pretensioso ou artificial. Abra a mente, escolha aquele que mais tem a ver com o seu estilo e comece agora mesmo a planejar!

Agora que você já sabe que até os filmes do Oscar 2019 podem servir de inspiração para o seu projeto de interiores, aproveite para descobrir como apostar em um ambiente SPA e criar um templo de relaxamento na sua própria casa.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Design de interiores do Oscar 2019: inspire s...

Design de interiores do Oscar 2019: inspire seus projetos nos filmes premiados

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies