13.05.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Uma breve história sobre os desfiles de moda

calendar-blank-line
13.05.2020
De showrooms privativos para grandes espetáculos. Veja como os desfiles de moda evoluíram ao longo da história e o que podemos aprender com isso.
minutos de leitura

Já parou para pensar como eram os desfiles antigamente e de que maneira eles evoluíram ao longo dos anos? O comportamento das pessoas mudando ao longo do tempo teve diretamente influência na forma como as marcas mostram seus novos lançamentos hoje em dia. Entenda por quê.

Considera-se que os desfiles nasceram na década de 1860 com o designer de moda Charles Frederick Worth (considerado o “pai da alta costura”) ao usar modelos ao vivo invés de manequins para apresentar sua nova coleção em Paris. Com a virada do século, os desfiles se espalharam para Londres e Nova York, mas ainda muito sutil, pequenos eventos somente para compradores onde eram proibidos de serem fotografados por medo dos modelos serem copiados. Somente após a Segunda Guerra Mundial esses eventos passaram a ser abertos ao público, com o objetivo de fazer publicidade e alcançar mais clientes. Porém, foi entre os anos 80 e 90 que os desfiles se transformaram em grandes produções, com efeitos de luz, som e elaborados cenários.

Desfile de moda no ano 1932, exclusivo e para poucas pessoas   (Fonte da imagen: Vancouver 125)
Desfile de moda no ano 1932, exclusivo e para poucas pessoas (Fonte da imagem: Vancouver 125)

Antes, fotógrafos eram proibidos dentro de desfiles e showrooms, hoje as marcas apelam para influencers usufruindo da disseminação instantânea das mídias sociais para gerar publicidade para marca. Antes, desfiles e showrooms eram pequenos eventos privativos para poucos compradores, hoje tornaram-se grandes espetáculos, fazendo parte do business das marcas, no qual investem-se milhões de dólares. Antes, os clientes precisavam esperar uma temporada para comprar as roupas vistas no desfile, hoje podem comprar ao mesmo tempo que o desfile está acontecendo.

O mundo vai mudando e com ele a percepção das marcas e consumidores também. É interessante ver essa mudança e adaptação no design e nas cenografias. Hoje, para gerar impacto, os desfiles possuem muito mais que apenas modelos e roupas, eles contam histórias através de espetáculos. Desde o design gráfico do convite, passando pelo cenário, mobiliário, localização, até o sistema de luz e som.

Na época em que todas as marcas faziam seus desfiles em uma tenda ao lado do Museu do Louvre, o designer de moda Martin Margiela ignorou essa tradição, fazendo com que as modelos desfilassem em plena rua. A partir daí os desfiles mudaram de curso. Localização é essencial para gerar mais repercussão. Escolher um bom local faz parte do cenário, transportando os convidados à sua experiência. Hoje em dia as marcas até ultrapassam fronteiras para gerar mais impacto e publicidade, como foi o caso da Louis Vuitton em Niterói, no Rio de Janeiro, da Dior e Marrakesh e da Chanel em Havana.

Um desfile com a vista para o Burj Khalifa, em Dubai, ressalta a importância da localização e experiência do evento  (Imagem de Ahmad Ardity por Pixabay)
Um desfile com a vista para o Burj Khalifa, em Dubai, ressalta a importância da localização e experiência do evento (Imagem de Ahmad Ardity por Pixabay)

Todo esse contexto cria conteúdo e repercussão para a marca. Alexandre de Betak, fundador da agência Bureau Betak afirma que um cenário de um desfile deve ser desenhado e adaptado para caber na palma da sua mão. Através da tecnologia que a sua audiência possui: um iPhone.

Agora, o que podemos tirar de lição desse exemplo da moda? Que o comportamento de consumo e a tecnologia avança e com eles devemos adaptar-se, inovando cada vez mais para seguir influenciando e se ressaltando no mercado. Mas, como serão reinventadas essas mostras de coleções após a pandemia que estamos vivendo atualmente?

Como mostra um artigo publicado no Archtrends, pesquisadores, arquitetos e outros profissionais do universo do design fazem algumas previsões para a transformação do mundo pós-crise da Covid-19.  Li Edelkoort, a pesquisadora de tendências, enfatiza: "De repente desfiles de moda se tornaram bizarros, propagandas de companhias aéreas, ridículas. Pensar em projetos futuros é vago e inconclusivo. Será que vai sequer importar?”.

Será então que estamos vivendo a próxima evolução nessa história da moda? Como fazer para se destacar e continuar ganhando influência com essas mudanças? Como serão apresentados os desfiles presenciais nos próximos tempos? Queremos saber também a sua opinião!

Convidados e influencers na primeira fila filmando e fotografando o desfile através do seu iPhone   (Imagem de Brunel Johnson por Unsplash)
Convidados e influencers na primeira fila filmando e fotografando o desfile através do seu iPhone (Imagem de Brunel Johnson por Unsplash)
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Uma breve história sobre os desfiles de moda...

Uma breve história sobre os desfiles de moda

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A pandemia com certeza acelerou o processo de digitalização desses eventos, e sinto que algumas marcas se destacaram por não apenas se adequarem ao momento, e sim utilizarem desse episódio atípico para explorar novas formas de comunicação. Ponto para elas.

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies