02.06.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Forte, a decoração vermelha rouba a atenção, mas é preciso ter cuidado ao combiná-la com outros elementos (Projeto: Barlô Arquitetura)

Decoração vermelha: energia e movimento nos ambientes

 minutos de leitura
calendar-blank-line
02.06.2023
Quer deixar a casa com um ar imponente e de personalidade forte? Veja como implementar a decoração vermelha em qualquer ambiente
minutos de leitura

Há quem prefira uma casa minimalista; outros preferem um estilo mais natural, com materiais orgânicos. Em se tratando de cor, para quem quer mostrar sua personalidade forte dentro e fora de casa, a decoração vermelha pode ser uma ótima alternativa.  

Que tal utilizar a cor da paixão para decorar sua casa? Forte, intensa e vibrante, a decoração vermelha pode estar tanto nos detalhes quanto protagonizando um ambiente. Veja como adotá-la!  

Como usar a decoração vermelha em casa?

decoração vermelha
A decoração vermelha pode aparecer nos detalhes. Na cozinha, os utensílios vermelhos trazem um ar retrô  (Projeto: Tatiana Pradal)  

O vermelho é para quem deseja marcar território e se tornar inesquecível. Remetendo à paixão e energia, é uma cor forte, do fogo e do sangue.  

Mas ela não precisa, por exemplo, ser a mais chamativa na decoração. Pode estar nos detalhes, combinando com outro tom predominante e dando um toque de vida.  

Veja o que fazer para usar a cor na sua casa.  

Nas paredes  

O vermelho é uma cor que chama muita atenção. É só pensar que ela é a mais usada por quem deseja seduzir. Pode estar num detalhe e, mesmo assim, roubar todos os olhares. Portanto, quem deseja começar a utilizá-la na decoração deve ir com cuidado.  

Uma sugestão para a decoração vermelha é adotá-la em apenas uma das paredes. Uma parede vermelha tem sempre um ar arrojado, tornando toda a divisão também arrojada.  

Já quem é mais arrojado pode apostar em mais paredes vermelhas num mesmo ambiente. 

No projeto acima, os ambientes são integrados, mas apenas a área gourmet conta com paredes e teto vermelhos, que funcionam como delimitadores no lugar das paredes.  

Apesar do vermelho vivo presente em todo o espaço, o resultado não é pesado. A tinta é mesclada com porcelanato polido em terracota.  

Os móveis em tons neutros, a amplitude da integração e as plantas ajudam a manter o ambiente visualmente agradável.  

Tons pastel

decoração vermelha em tons pastel
Variação pastel do vermelho o torna aplicável até mesmo em um quarto (Projeto: Portobello)

Uma decoração vermelha pode ser mais calma. No exemplo acima, ela aparece tanto em tons pastel quanto como rosa queimado. 

Veja que essas variações mais \”calmas\” permitem que todo o ambiente seja revestido por elas, que funcionam até mesmo no quarto.

Nos detalhes  

O vermelho deixa a decoração mais viva, portanto detalhes na cor podem fazer toda a diferença.  

No projeto acima, a arquiteta Juliana Pippi transformou o revestimento em uma parede viva — uma espécie de \”cortina\” com movimento e textura próprios. A cor vermelha é neutra, mas se destaca para deixar a construção ainda mais chamativa.  

Na cozinha  

decoração vermelha
Nos móveis da cozinha, o vermelho traz um ar vintage (Projeto: RBTO Arquitetos/Foto: Xavier Neto)  

Para quem não sabe por onde começar, a cozinha é o lugar mais fácil para se fazer uma decoração vermelha.  

Isso porque a cor já é utilizada pelo comércio para chamar a atenção e, no caso de fast-foods e restaurantes, estimular o cliente a consumir. Além disso, por remeter ao fogo, traz uma sensação calorosa, de aconchego.    

Neste ambiente, uma boa opção é usar móveis da cor vermelha. Armário, balcão, mesa e cadeiras ficam ótimos na cor porque puxam para um aspecto vintage, como nas antigas lanchonetes americanas.  

E ainda no assunto retrô, por que não investir em eletrodomésticos também na cor vermelha?  

Leia também:  

O que combina com vermelho na decoração? 

decoração vermelha
Variações do vermelho influenciam na combinação com outros tons  (Projeto: Portobello

O vermelho pode ser mais quente (puxado para o marrom/laranja), frio (com fundo azulado/roxo/rosado) ou neutro (puro, sem um fundo perceptível). Isso vai influenciar bastante no tipo de coloração que combina com ele.  

Para o vermelho mais terracota, tons terrosos combinam com mais facilidade. Marrom, bege, caramelo e off-white podem ser utilizados ao mesmo tempo, pois se coordenam muito bem com a decoração vermelha.  

Você também pode fazer o contraste com porcelanatos que imitam pedras, pois faz com que toda o ambiente fique orgânico, com cara de natureza. Por fim, detalhes em verde, como plantas.  

Já para o vermelho mais frio — como o viva magenta, que você conhecerá a seguir —, cores igualmente frias facilitam a decoração. Azul-marinho, azul-celeste, rosa e verde musgo são alguns exemplos.  

O bege é curinga e funciona em qualquer decoração, além de neutralizar cores chamativas. Além disso, o mármore é uma pedra de fundo mais frio, que combina com esse tipo de cor.  

Neutro, o branco combina com qualquer variação.  

Viva Magenta: a cor do ano é vermelha  

decoração vermelha
O revestimento em tom vermelho vivo contrasta com a suavidade dos elementos brancos e transparentes  (Projeto: Portobello)  

Uma decoração vermelha não precisa ser vibrante, mas acredite: ela vai trazer muita personalidade ao seu ambiente. Quando a parede tiver um vermelho vivo, você pode abusar dos tons neutros com dourado no restante da decoração. 

Todos os anos, a Pantone — empresa conhecida por seu sistema de cores amplamente adotado no design e na arquitetura — lança a cor do ano.  

Para 2023, a escolhida foi o Viva Magenta, um mix de magenta e vermelho. Segundo o site da empresa, é \”uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa\”. 

O Viva Magenta foi inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo. Na decoração, pode aparecer:    

  • Nos móveis, chamando bastante a atenção. Você pode ter sofás na cor, por exemplo, e em outros detalhes menores da decoração. Assim, a mobília vai ser o ponto focal da sala;  
  • Nas paredes em um tom mais escuro, com outras cores mais neutras no restante da decoração. Isso não significa que você não possa complementar com azul, amarelo ou outros tons mais chamativos;  
  • Em outros itens de decoração, como talheres, almofadas, quadros, porta-retratos, louça e toalhas;  
  • Nos revestimentos.  

Inspirada no Impressionismo, a linha Vivant se apresenta em cores neutras, porém vivas. O revestimento vermelho, aliás, traz uma cor híbrida entre o bordô e o magenta, lembrando a cor do ano. 

No exemplo acima, a parede vermelha e polida é contemporânea ao mesmo tempo em que traz um ar retrô. O contraste com objetos brancos e transparentes faz com que ela seja a protagonista do ambiente.

Pronto para adotar a decoração vermelha? Então, confira agora três dicas para escolher revestimentos!  

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração vermelha: energia e movimento nos...

Decoração vermelha: energia e movimento nos ambientes

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies