22.02.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Criatividade e personalização com a nova linha Bonbon, assinada por Paola Navone (Projeto: Portobello S.A.)

Linha Bonbon: forma de pequenos doces cria mosaicos personalizáveis

 minutos de leitura
calendar-blank-line
22.02.2021
A nova linha de revestimento mosaico Bonbon, da Portobello, foi desenvolvida pela designer italiana Paola Navone. Saiba mais!
minutos de leitura

A decoração com revestimento mosaico possibilita que os arquitetos exerçam a sua criatividade, explorando um estilo moderno, que mescla as diferentes cores em lindas composições e a personalização esperada por cada cliente.

Clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Isso fica ainda mais evidente com a nova linha da Portobello, a Bonbon. Esses novos porcelanatos são assinados pela renomada arquiteta e designer italiana Paola Navone.

Revestimento mosaico
Linha Bonbon remete à forma de pequenos doces, criando um mosaico único (Projeto: Portobello S.A.)

Mas antes de falarmos desse grande lançamento da Portobello, vamos apresentar mais informações sobre o revestimento mosaico de modo geral. 

Falaremos sobre o uso dessa técnica no decorrer da história, os principais padrões de aplicação, as formas utilizadas e os cuidados que devem ser tomados, entre outros assuntos interessantes. Acompanhe e tenha boas ideias para usar em seus projetos!

Mosaicos: usos ao longo da história

A palavra “mosaico” deriva do termo grego mousaikón, que significa “obra das musas”. Trata-se de uma modalidade milenar de arte decorativa, que nos leva até os tempos da antiguidade greco-romana.

No decorrer da história, a elaboração de mosaicos aconteceu de diversas formas. Entre os principais materiais utilizados para a composição estão as pedras, o plástico, a areia, os diferentes tipos de papel e as conchas.

O mais antigo mosaico registrado data em 3500 a.C. e está localizado na cidade de Ur, na região da Mesopotâmia. Chamada de Estandarte de Ur, essa obra consiste em dois painéis retangulares, com 55 cm, feitos de arenito avermelhado e lápis-lazúli.

Também há registros de mosaicos no Egito Antigo, local onde a técnica era empregada para decorar os sarcófagos dos faraós, utilizando pedras e metais preciosos.

Em Luxemburgo fica um dos mosaicos mais famosos da Europa, que representa as nove musas da mitologia grega, filhas de Zeus e Mnemósine.

No Brasil, um exemplo clássico de mosaico pode ser visto no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro

Revestimento mosaico: cores, formas e padrões de aplicação

Revestimento mosaico
A criação de moodboards é uma boa alternativa para planejar mosaicos (Projeto: Portobello S.A.)

Atualmente já existem os revestimentos do tipo mosaico, que são peças de porcelanato apropriadas para o desenvolvimento dessa técnica de embelezamento em paredes e pisos.

Na maioria dos casos, o revestimento mosaico consiste em padrões geométricos ou fractais, que se repetem em diferentes escalas.

Isso, porém, não é uma regra, tendo em vista que há a possibilidade de não se repetir nenhum padrão, como uma peça de arte moderna que foi criada ao acaso.

Também podem ser criados mosaicos usando azulejos de diferentes cores, em composições mais ousadas ou comportadas. 

O arquiteto ou designer de interiores pode, inclusive, criar os seus próprios mosaicos, usando cores e formatos diversos em um moodboard e depois reproduzir isso nos pisos e nas paredes, com a aplicação dos azulejos.

Decoração de ambientes: o uso do revestimento mosaico

Revestimento mosaico
O banheiro é um dos cômodos que pode ser decorado com revestimento mosaico. Aqui, a linha Bonbon na versão Aquamarine (Projeto: Portobello S.A.)

Geralmente, os mosaicos são usados em pisos e paredes de banheiros e cozinhas. Isso não impede, porém, que revestimentos do tipo sejam aplicados em ambientes diversos, como na sala, na área de serviço, na varanda e nos jardins.

Na decoração de ambientes, é preciso ter cuidado ao usar o revestimento mosaico. Se você optar por uma composição com muitas cores, por exemplo, é essencial evitar o uso de móveis ou objetos decorativos muito coloridos, para não gerar uma poluição visual.

Já se você usar um revestimento mosaico mais discreto — como de uma só cor —, a decoração pode ser ousada. Nesse caso, móveis, têxteis e objetos decorativos, entre outros itens, podem ser coloridos, uma vez que não disputarão a atenção do olhar com os pisos e as paredes.

Se você pensa em utilizar dois tipos de mosaico em um mesmo cômodo, como em duas paredes, deve ter o cuidado de optar sempre pela mesma paleta de cores. Isso porque é preciso criar unidade entre as partes e, portanto, elas devem conversar entre si.

O uso de tonalidades muito distintas entre um mosaico e outro pode fazer com que o ambiente fique desarmônico. Vale a precaução e o bom senso para evitar exageros!

Dicas: como cuidar dos mosaicos no cotidiano

Revestimento mosaico
Para manter os mosaicos sempre limpos, é preciso ter alguns cuidados. Na parede, linha Bonbon na versão Smoke (Projeto: Portobello S.A.)

Os cuidados com o revestimento mosaico, no caso da opção por porcelanato, devem ser os mesmos tomados com esse tipo de peça em geral. A manutenção cotidiana e a limpeza dos pisos e das paredes são bem fáceis de se fazer.

Para a limpeza do revestimento mosaico, recomenda-se a utilização de uma solução composta por uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro diluída em cinco litros de água.

A limpeza pode ser feita com uma vassoura de cerdas macias, para evitar arranhões. Depois disso, a secagem deve ser feita com um pano, para impedir que surjam manchas.

Ao fazer a limpeza cotidiana, você evita que sujidades como a poeira fiquem impregnadas nos espaços entre as peças que compõem o mosaico. Assim, o seu revestimento sempre ficará impecavelmente limpo.

Bonbon: conheça a nova linha de revestimento mosaico assinada por Paola Navone

Revestimento mosaico
A linha Bonbon conta com quatro opções de cores de revestimento (Foto: Portobello S.A.)

A Portobello lançou recentemente a linha de revestimento mosaico Bonbon, desenvolvida e assinada pela designer italiana Paola Navone. Ele mistura a tecnologia com a ideia do feito à mão.

Para criar a linha Bonbon, Paola se inspirou nas formas irregulares e em tons pastel, que remetem a pequenos doces e criam um mosaico único. São disponibilizadas quatro cores do revestimento:

  • Aquamarine;
  • Ardesia;
  • Smoke;
  • White. 

Trata-se de um mosaico que sai do convencional, tendo em vista que podem ser feitas combinações com as diferentes cores do revestimento. Segundo Paola, “Bonbon não tem forma precisa, nem bem organizada, como é um aspecto geral de uma indústria, e seu efeito opaco na superfície é um diferencial”.

Bonbon é disponibilizada em uma tela de 30×30 cm, formada por pequenas bolinhas, como se fossem trufas de chocolate. Mas também dá para usar a criatividade ao retirar cada “bombom” da tela e formar um mosaico cheio de personalidade. Veja abaixo.

Revestimento mosaico
Com formas irregulares em tons pastel, é possível criar lindos mosaicos contemporâneos (Projeto: Portobello S.A.)

Trata-se de um produto “toda massa“, já que pode ser utilizado de diversas formas e em vários ambientes — não só em pisos e paredes, mas também em detalhes de mobiliário. É realmente Unlimited!

Clássica e, ao mesmo tempo, arrojada, Bonbon é a reinterpretação dos atemporais revestimentos de parede desenvolvidos por Paola.

Mostra Unlimited: linha Bonbon é aplicada em projeto

Revestimento mosaico
A linha Bonbon na versão White revestiu o piso do projeto Cooking With Friends (Projeto: Paola Navone)

A criadora da linha Bonbon foi uma das participantes da Mostra Unlimited, da Portobello. Nessa oportunidade, ela desenvolveu um projeto de cozinha batizado de Cooking With Friends.

O espaço foi pensado para que as pessoas possam sentir o prazer de cozinhar e compartilhar os alimentos, com um tom fresco e contemporâneo.

Na imagem acima, você pode ver a beleza de alguns detalhes do ambiente, que teve o piso coberto com o revestimento mosaico Bonbon White.

O revestimento mosaico traz cores e formas livres para criar! A beleza e o encanto desse tipo de material ficam ainda mais evidentes com a nova linha Bonbon, desenvolvida por Paola Navone com exclusividade para a Portobello.

Quer saber mais sobre a criadora da linha Bonbon? Então, leia agora mesmo o nosso artigo que conta a história de Paola Navone, a designer que redesenha o passado.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Linha Bonbon: forma de pequenos doces cria mo...

Linha Bonbon: forma de pequenos doces cria mosaicos personalizáveis

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies