Menu
Projetos e Obras
Busca
Decorar Apartamento Alugado - Um toque de personalidade

Conteúdo Matérias

Um toque de personalidade: como decorar apartamento alugado?

10/06/2020

Listamos uma série de dicas práticas para que você saiba como decorar apartamento alugado e tenha um lar com a sua cara. Confira!

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Clique no play e confira as dicas!

Saber como decorar apartamento alugado é fundamental. Afinal, não é porque você mora de aluguel que não pode ter um lar que reflita a sua personalidade e supra as suas necessidades. E sim, isso é possível; basta usar a criatividade!

O lado bom de ficar em casa é aproveitar cada cantinho do nosso lar, independentemente se ele é próprio ou alugado. Portanto, confira alguns truques para deixar tudo com a sua cara e aproveitar melhor os diferentes espaços no dia a dia.

Algumas dicas práticas para decorar apartamento alugado

Decorar Apartamento Alugado - Para decorar apartamento alugado, você precisa pensar nas funções dos ambientes

Para decorar apartamento alugado, você precisa pensar nas funções dos ambientes (Projeto: Marcelo Alexandre Minuscoli)

Pensando em ajudá-lo a decorar apartamento alugado, reunimos uma série de dicas que você pode colocar em prática sem precisar de grandes obras. Gostou da ideia? Então, continue a leitura e tenha bons insights para inovar o seu lar.

Pense nas funções de cada ambiente

Decorar Apartamento Alugado - Ao considerar o uso de cada ambiente, fica mais fácil escolher objetos decorativos que também sejam funcionais

Ao considerar o uso de cada ambiente, fica mais fácil escolher objetos decorativos que também sejam funcionais (Projeto: archi [lab] Karen Felix e Maira Rossi)

A primeira coisa na qual você precisa pensar ao decorar apartamento alugado é a função dos ambientes.

Uma sala, por exemplo, é um local para passar tempo com a família, assistir televisão, fazer leituras etc.? Ou é apenas um lugar de passagem, que eventualmente recebe visitas? Isso tudo precisa ser pensado para que a decoração seja adequada para a função que os cômodos têm.

Imagine, por exemplo, uma pessoa que é fã de literatura e adora passar horas lendo na sala. Nesse caso, convém ter uma estante para que possam ser colocados os livros próximos ao espaço de leitura. Também é interessante ter uma poltrona confortável, uma mesinha de centro ou um suporte para colocar uma caneca com um cafezinho para ser apreciado durante esse momento, entre outros itens.

A mesma reflexão deve ser feita para cada ambiente do apartamento. Cozinha, quarto, banheiro e lavanderia, entre outros. É importante parar para pensar em como você utiliza cada um dos cômodos do seu lar. Assim, poderá ter uma decoração funcional, ou seja, com objetos que não servem apenas como adorno, mas sim como apoio para as atividades cotidianas.

Eleja um estilo decorativo

Decorar Apartamento Alugado - Escolher um estilo para a decoração é essencial para quem deseja decorar apartamento alugado

Escolher um estilo para a decoração é essencial para quem deseja decorar apartamento alugado (Projeto: Portobello S.A.)

Ao decorar apartamento alugado, você também precisa eleger um estilo para os ambientes. É importante pensar nisso com calma, uma vez que ajuda a não comprar móveis e objetos decorativos que destoem uns dos outros e criar uma composição visual confusa.

Existem diversos estilos nos quais você pode se inspirar para fazer a decoração do seu apartamento. O neoclássico, por exemplo, segue uma linha mais tradicional, com tudo organizado e “certinho”.

Há ainda o estilo industrial, que utiliza muitos objetos de metal e é ideal para apartamentos que têm vigas ou tijolos aparentes.

Você também pode apostar no estilo minimalista, que está bastante em alta e preza pela simplicidade e praticidade, além de priorizar as cores mais claras e suaves.

Esses são apenas alguns exemplos de estilos que podem ser adotados. Você pode e deve fazer uma pesquisa mais aprofundada para encontrar um tipo de decoração que tenha mais a ver com a sua personalidade. Assim, poderá ter um apartamento com a sua cara.

Compre móveis de tamanho padrão

Decorar Apartamento Alugado - Móveis no tamanho padrão facilitam em caso de mudança de apartamento no futuro

Móveis no tamanho padrão facilitam em caso de mudança de apartamento no futuro (Projeto: Portobello S.A.)

Quem mora em apartamento alugado deve ter muito cuidado ao comprar móveis para compor o ambiente.

É interessante que você sempre compre itens de tamanho padrão e nunca faça nada sob medida. Afinal, se daqui a um tempo precisar se mudar para outro local ou decidir comprar uma casa própria, precisará usar os seus objetos em outros locais, não é mesmo?

Apostar em móveis pequenos é uma boa pedida, principalmente pelo fato deles serem fáceis de trocar de lugar, caso você pense em redecorar o seu apartamento futuramente. No caso de o imóvel não ser muito grande, convém também que o mobiliário seja totalmente funcional.

Em vez de ter um rack para TV apenas, você pode preferir um móvel que também tenha espaços internos para guardar coisas. Assim, dá mais de uma utilidade para cada item e otimiza o espaço.

Também é interessante investir em móveis com um design mais autoral, mas que ofereçam boa durabilidade e facilidade de higienização, características que materiais como o porcelanto proporcionam. Tais itens agregam valor ao ambiente e podem ser movidos sempre que necessário.

Bancadas de banheiro removíveis, como as produzidas pela Officina Portobello, também podem ser aproveitadas em apartamentos alugados.

Decore as paredes

Decorar Apartamento Alugado - O uso de quadros é uma boa alternativa para decorar paredes

O uso de quadros é uma boa alternativa para decorar paredes (Projeto: Portobello S.A.)

Sabemos que nem sempre é possível instalar papéis de parede ou revestir paredes com porcelanato ou lastras em apartamentos alugados. O investimento nem sempre vale a pena, tendo em vista que você não é o dono do imóvel.

Mas, em casos assim, vale a pena ter uma conversa com o proprietário ou a imobiliária de que você aluga o apartamento. Em algumas situações, é possível negociar e dividir custos ou conseguir que a reforma seja totalmente bancada pelo dono, se ele também tiver interesse em renovar os ambientes e valorizar a sua propriedade.

Se isso não for possível, você dar personalidade ao ambiente utilizando itens decorativos como prateleiras, nichos e quadros. Fazer combinações cria ambientes muito bonitos e agradáveis.

Os quadros podem ter frases que você gosta, pinturas que você admira, cenas de filmes e séries que você aprecia, ensaios fotográficos que você curte, fotos suas e da sua família etc. É só ser criativo para que o seu apartamento tenha realmente a sua cara!

Invista em têxteis

Decorar Apartamento Alugado - As cortinas e colchas ajudam a trazer personalidade para os ambientes ao decorar apartamento alugado

As cortinas e colchas ajudam a trazer personalidade para os ambientes ao decorar apartamento alugado (Projeto: Angela Meza)

O uso de têxteis em cortinas, capas para sofá, roupas de cama, almofadas e tapetes, entre outros itens, é interessante. Os tecidos dão um toque único de aconchego aos ambientes, permitindo que você faça combinações diferentes, de acordo com o seu humor ou a época do ano.

Ao utilizar uma cortina, por exemplo, você pode escolher uma estampa que traga personalidade para o cômodo. Nada de ter uma janela com persianas de plástico ou metal, que fazem com que a sua casa pareça um gabinete de prefeitura. Aposte nos têxteis!

Capriche na iluminação indireta

Decorar Apartamento Alugado - Usar a iluminação com estratégia pode fazer toda a diferença ao decorar um apartamento alugado

Usar a iluminação com estratégia pode fazer toda a diferença ao decorar um apartamento alugado (Projeto: Geraldo Brognoli Ludwich)

A iluminação é um ponto muito importante e deve ser pensado de forma criteriosa no momento de decorar um apartamento alugado.

É bem provável que você não possa mudar a fiação elétrica para trocar lâmpadas ou interruptores de lugar, por exemplo. Por isso, a nossa dica é apostar no uso de abajures e luminárias, que possam ser movidos facilmente e instalados de acordo com as suas necessidades.

Se você gosta de cozinhar, por exemplo, mas a sua cozinha é pouco iluminada, convém instalar uma luminária na bancada, para ter uma visão de qualidade ao manipular e preparar alimentos.

Use objetos com história

Sabe aquele armário que está pegando pó na garagem da sua mãe? E aquela mesinha de centro da casa dos seus avós, que está há anos na família e ninguém mais usa? Os móveis e objetos antigos têm muito valor e podem ser restaurados e utilizados no seu apartamento alugado.

Resgatar antiguidades da família ou comprar em lojas de usados é uma boa maneira de decorar apartamento alugado e gastar pouco. Vale lembrar ainda que os móveis antigos têm uma história. Você poderá contar aos seus amigos memórias de infância ou como conseguiu determinado item, por exemplo.

Isso sem contar que as mobílias antigas costumam ser muito mais resistentes. Antigamente, tudo era feito de forma artesanal, com um toque de exclusividade e muito esmero. Os móveis comprados em lojas populares, hoje em dia, são fabricados em massa, e nem sempre é possível encontrar algo com a mesma qualidade que se tinha em décadas passadas por um valor acessível.

Tenha plantas

Decorar Apartamento Alugado - Decorar apartamento alugado com plantas faz com que o ambiente tenha uma beleza natural

Decorar apartamento alugado com plantas faz com que o ambiente tenha uma beleza natural (Projeto: Portobello S.A.)

Trazer o verde para dentro do seu apartamento fará com que ele tenha muito mais vida. E não importa o ambiente; plantas ficam bem na sala, na cozinha, nos banheiros e em qualquer outro local.

Além de servirem como peças decorativas, elas ajudam a purificar o ambiente e renovar o ar. Certamente, você terá muito mais qualidade de vida se tiver alguns vasinhos espalhados pelos cômodos.

Decorar apartamento alugado é necessário para que você possa viver em um local no qual se sinta bem. Lembre-se que, caso precise fazer reformas ou benfeitorias, é possível negociar com o proprietário para abater do valor no aluguel. Assim, se torna viável trocar pisos, azulejos, rejuntes, portas, rodapés, móveis etc.

Este artigo trouxe boas ideias para decorar o seu apartamento alugado? Então, continue conosco e entenda o lado bom de ficar em casa.

Foto de destaque: Decorar apartamento alugado e deixar o ambiente com o seu estilo é possível (Projeto: TAU Arquitetos)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *