Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Decoração simples: como deixar a casa funcional e atrativa?

23/09/2020

Entenda o que é a decoração simples e veja dicas para aplicá-la na sua casa, trazendo sofisticação e funcionalidade aos ambientes!

Uma decoração simples não é uma decoração simplória. Mesmo com recursos limitados, é possível transformar ambientes, deixando-os sofisticados, aconchegantes e personalizados.

Para isso, é indispensável considerar alguns elementos básicos e truques de decoração. A principal dica é tentar transmitir a personalidade e o estilo dos moradores por meio do décor, sem perder o foco na praticidade.

Ambientes decorados de maneira simples são minimalistas, urbanos e criativos. Claro, com um toque de sofisticação, mas sempre considerando a famosa frase do arquiteto Mies van der Rohe: “menos é mais“.

Quer outras dicas? Siga a leitura!

O que é uma decoração simples?

Como dissemos, a decoração simples é diferente de uma decoração simplória e sem graça. Na verdade, a intenção é traduzir a simplicidade em escolhas muito bem planejadas, desde o mobiliário até a iluminação.

O que se busca é trazer mais facilidade ao dia a dia dos moradores, compreendendo e valorizando a função de cada cômodo com os elementos decorativos certos, proporcionando aconchego, harmonia e bem-estar.

Aconchego e sofisticação são exemplos de sentimentos trazidos com uma decoração simples e funcional (Projeto: Capponi Arquitetura)

Aconchego e sofisticação são exemplos de sentimentos trazidos com uma decoração simples e funcional (Projeto: Capponi Arquitetura)

Sabe aquela sensação de chegar em casa e se reconhecer no seu lar? Essa é uma impressão que uma decoração simples consegue criar, favorecendo o relaxamento e o prazer.

Por isso, a decoração deve traduzir os gostos, estilos e jeitos de ser dos moradores, ao mesmo tempo em que torna a rotina mais simples, com espaços adequados e mobiliário funcional.

Essa é a decoração ideal para ambientes menores, já que tem foco na funcionalidade, eliminando a necessidade de vários móveis e objetos e focando apenas no que é realmente indispensável.

A decoração simples é, portanto, sofisticada na medida certa. Ela prioriza qualidade ao invés de quantidade. São móveis e peças com maior durabilidade, que têm estilos atemporais e possuem funções, ajudando na organização dos espaços e na tradução da personalidade.

Como montar uma decoração simples em casa?

Para ter uma decoração simples, funcional e aconchegante, é indispensável um bom planejamento e, claro, conhecimento sobre os diferentes ambientes e estilos.

Nós separamos uma série de dicas essenciais para traduzir quem você é nos diferentes cômodos da sua casa. Confira.

Planejamento

O primeiro passo em qualquer projeto decorativo é, sempre, o planejamento. Ele envolve a compreensão de quais ambientes serão modificados, os aspectos que passarão por intervenções e a definição dos estilos que mais agradam à família.

Comece avaliando o que você não gosta no espaço em questão e deseja modificar. Depois, meça cada um dos cômodos da casa, principalmente caso deseje fazer alterações em revestimentos, móveis e outros detalhes.

Pesquise por estilos decorativos na internet e comece a entender o que funciona melhor para vocês. Ou seja, quais visuais gostam mais e quais soluções poderiam ser aplicadas ao espaço que será decorado.

Exemplo de itens decorativos que ajudam a iluminar os ambientes, com cores claras e complementares (Projeto: Priscila Vivacqua)

Exemplo de itens decorativos que ajudam a iluminar os ambientes, com cores claras e complementares (Projeto: Priscila Vivacqua)

Por exemplo, vamos supor que você ache a sua sala de estar muito escura e pesada.

Existem várias maneiras de resolver essa questão. Desde usando uma cortina mais leve nas janelas até modificando as cores das paredes ou instalando novas luminárias (luzes em trilhos, pendentes, abajures etc).

Esse planejamento deverá ser feito em todos os cômodos a serem transformados na casa. Você poderá aplicar soluções simples desde o hall de entrada até as áreas de lazer.

Cores e texturas para as paredes

O primeiro passo para iniciar uma decoração simples é avaliar as paredes do ambiente. As cores certas trazem conforto e ajudam a destacar pontos e corrigir detalhes.

Se você for adepto das tendências decorativas, poderá acompanhar a escolha da cor do ano da Pantone. Anualmente, a marca anuncia as tonalidades que farão sucesso e estarão presentes nos projetos dos mais renomados arquitetos e decoradores.

Ela não precisa ser usada em todo o ambiente, mas pode aparecer em alguns detalhes.

Mistura de texturas cria elegância e sofisticação, com detalhes diferentes nos móveis e nas paredes (Projeto: Idea Arquitetura)

Mistura de texturas cria elegância e sofisticação, com detalhes diferentes nos móveis e nas paredes (Projeto: Idea Arquitetura)

Ou você poderá apostar nas cores clássicas que tenham relação com a sua personalidade e o seu estilo. Se você adora vermelho, por exemplo, por que não o incluir na decoração da sua casa? Ainda que essa seja uma tonalidade forte, você poderá usá-la em detalhes, como estampas, objetos e outros pontos específicos.

As texturas também são fundamentais para criar um efeito aconchegante e trazer mais impacto visual aos ambientes. Isso significa pensar nos tecidos usados e na presença de outros materiais, como pedras, madeira, vidro, aço etc. Tudo depende do efeito e do sentido que você deseja dar à sua decoração.

Para quem gosta do estilo mais natural, é possível usar tecidos como o linho e detalhes em madeira, além de algumas plantas para trazer mais vida ao ambiente.

Já se a ideia é criar uma sensação mais rústica, que tal um pouco de pedra natural e estampa xadrez?

Mas se você adora o estilo urbano, o cimento queimado é uma excelente opção, junto de alguns detalhes, como a iluminação em trilho e os móveis em aço.

Formatos e estilos dos móveis

Impossível falarmos sobre decoração simples sem citarmos os mobiliários, não é mesmo? Antes de começar a escolhê-los, atente-se ao seu planejamento.

É essencial considerar as referências dos móveis que serão usados no espaço. Avalie se eles possuem linhas retas ou curvas; isso fará toda a diferença em termos estéticos.

Os móveis modernos contam com linhas mais retas, que tornam fácil combinar com diferentes ambientes e mesclar estilos.

Já os móveis clássicos costumam ter mais curvas e detalhes, remetendo a determinados períodos históricos, como as famosas pernas em cabriolet, que marcaram época na realeza francesa.

Detalhe dos móveis com pernas em cabriolet que podem ajudar a criar um efeito decorativo contrastante (Projeto: Fernanda Licursi Nogueira)

Detalhe dos móveis com pernas em cabriolet que podem ajudar a criar um efeito decorativo contrastante (Projeto: Fernanda Licursi Nogueira)

Nada impede que, na sua decoração simples, você mescle móveis mais retos, que são atemporais, com alguns detalhes clássicos, que tragam personalidade ao espaço. Em uma sala de estar, por exemplo, é possível usar sofás modernos e de cores claras e criar um destaque decorativo com poltronas clássicas, com pernas em cabriolet e detalhes em madeira.

Quanto mais atemporal for a base do seu mobiliário, mais fácil será adequá-la às diferentes tendências que poderão surgir com o passar dos anos.

Mas é sempre importante considerar a funcionalidade dos móveis e criar pequenos pontos focais que transmitam a personalidade dos moradores, criando identificação com a sua casa.

Cores básicas compõem o principal da decoração simples e tonalidades mais fortes ajudam a criar um ponto de destaque (Projeto: Maciel & Maira Arquitetos)

Cores básicas compõem o principal da decoração simples e tonalidades mais fortes ajudam a criar um ponto de destaque (Projeto: Maciel & Maira Arquitetos)

Ambientes pequenos pedem por mobiliários com mais de uma função, que ajudem a decorar e organizar, trazendo praticidade ao dia a dia.

Iluminação

A iluminação é um passo importante em qualquer projeto decorativo. Ela ajuda a proporcionar bem-estar, ao mesmo tempo em que destaca objetos.

A luz natural é extremamente importante e deve ser valorizada. Isso significa pensar em formas de distribuir os móveis para aproveitar melhor os raios solares.

A iluminação certa ajuda a criar a atmosfera para o espaço, enquanto o lustre empresta charme e cria um ponto focal (Projeto: Jô Magalhães)

A iluminação certa ajuda a criar a atmosfera para o espaço, enquanto o lustre empresta charme e cria um ponto focal (Projeto: Jô Magalhães)

Além disso, considere o uso que o cômodo terá e invista em iluminação artificial.

Um home office ou uma cozinha, por exemplo, necessitam de uma iluminação direta, que ajude a enxergar o que se está fazendo, como o que se está lendo no computador ou cortando em uma bancada. Por isso, a luz branca é a mais usada.

Já em uma sala de estar ou nos quartos, é importante que a iluminação favoreça o aconchego. Por isso, a luz pode ser mais difusa, com o uso de abajures ou luminárias e lâmpadas em tons mais amarelos.

Objetos decorativos

Os objetos decorativos são responsáveis por trazerem personalidade, estilo e sofisticação aos ambientes. Em uma decoração simples, lembre-se que “menos é mais”. Por isso, evite o exagero de itens. Escolha apenas boas opções que representem os moradores.

Por exemplo, eleja uma parede da sala de estar para enfeitar com quadros que reflitam o estilo da família. Se vocês adoram viajar, é possível usar fotografias de locais que já conheceram e até mapas com molduras.

Quem tem uma coleção poderá pensar em formas de destacá-la. Uma ideia é usar uma cristaleira com portas de vidro, deixando-a como destaque focal do espaço.

Um vaso de planta é capaz de modificar a atmosfera dos ambientes, além de combinar com elementos naturais como pedra e madeira (Projeto: Simone Carneiro)

Um vaso de planta é capaz de modificar a atmosfera dos ambientes, além de combinar com elementos naturais como pedra e madeira (Projeto: Simone Carneiro)

As plantas são ótimas escolhas para trazer um pouco mais de vida aos espaços. Elas podem ser usadas em diferentes ambientes, sobre mesas, mesinhas de centro e laterais ou até nas paredes, como um jardim vertical. Opte por espécies que consigam viver bem em áreas internas e que não necessitem de tanta manutenção no dia a dia.

Outra ideia são as almofadas. Se a sua sala de estar tem cores neutras, elas ajudam a trazer contraste. Você poderá usar capas coloridas e estampadas ou ainda em diferentes tipos de tecido, adicionando textura à decoração. Nos quartos, o mesmo efeito pode ser obtido com a roupa de cama. Nos demais ambientes, pense em complementos como cortinas e tapetes.

Espelhos ajudam a decorar e destacar as paredes, ao mesmo tempo em que ampliam os ambientes (Projeto: Leila Peppe & Rejane Costa Arquitetura)

Espelhos ajudam a decorar e destacar as paredes, ao mesmo tempo em que ampliam os ambientes (Projeto: Leila Peppe & Rejane Costa Arquitetura)

Para espaços pequenos, não se esqueça do poder dos espelhos, que podem ser posicionados em locais estratégicos e ampliar o olhar.

Revestimentos

Se a ideia é fazer uma modificação profunda na sua decoração ou montar uma casa nova, os revestimentos devem ser muito bem planejados.

É importante optar por versões que sejam fáceis de manter e limpar, com cores suaves e neutras, mas que também tragam aconchego e combinem com a proposta do ambiente.

Quanto mais versátil for o revestimento, mais fácil será compor diferentes estilos decorativos. Assim, considere materiais que sejam simples de combinar com outros elementos e ampliem visualmente o espaço.

Linha Mineral

Para uma decoração simples cheia de estilo e personalidade, a dica é conhecer a linha Mineral, da Portobello. Ela sintetiza o pantone básico da marca, com uma pegada atual, urbana e moderna, combinando perfeitamente com diferentes materiais e estilos decorativos.

Linha Mineral mistura básico com pegada mais urbana, moderna e atual, criando espaços diferenciados e exclusivos (Foto: Portobello S.A.)

Linha Mineral mistura básico com pegada mais urbana, moderna e atual, criando espaços diferenciados e exclusivos (Foto: Portobello S.A.)

Os porcelanatos são produtos fáceis de manter e tecnicamente adequados para serem usados em todas as áreas de casa. Eles podem ser aplicados para transformar sua área de lazer, áreas de serviço, banheiros e lavabos, além de ambientes internos como salas de estar e de jantar, quartos e home offices, entre outros.

Linha Mineral, da Portobello, traz simplicidade e elegância para diferentes ambientes (Foto: Portobello S.A.)

Linha Mineral, da Portobello, traz simplicidade e elegância para diferentes ambientes (Foto: Portobello S.A.)

A linha Mineral possui uma superfície minimalista que traz como destaque a sutileza dos fragmentos minerais, que interagem com a luz. Outro ponto de relevância são as cores, que integram a cartela de tonalidades essenciais para a arquitetura contemporânea, com base em tons naturais, cores concretas e pigmentos em detalhes.

Versatilidade da linha Mineral no piso, que pode ser usada em diferentes ambientes da casa (Projeto: Danielle Albuquerque Vilar)

Versatilidade da linha Mineral no piso, que pode ser usada em diferentes ambientes da casa (Projeto: Danielle Albuquerque Vilar)

Essas cores se misturam com tons de nude e cinza e traduzem a arquitetura moderna e contemporânea, se fundindo ou contrastando com os ambientes.

A linha Mineral disponibiliza porcelanatos em diferentes acabamentos, como o polido, o natural e o externo, que unem resistência e multifuncionalidade, podendo ser usados nos diferentes espaços da casa e até em comércios, compondo áreas internas e externas, fachadas, pisos e paredes.

Recentemente, a linha ganhou peças em tamanho 90×90 cm, que ajudam a criar áreas diferenciadas e favorecem a sensação de amplitude.

Opção em 90×90 cm é novidade da linha Mineral, que oferece ainda mais versatilidade de usos (Foto: Portobello S.A.)

Opção em 90×90 cm é novidade da linha Mineral, que oferece ainda mais versatilidade de usos (Foto: Portobello S.A.)

Neste conteúdo, você viu que a decoração simples é aconchegante e sofisticada. Para realizá-la, é indispensável o uso de mobiliários e detalhes atemporais para a base, trazendo a personalidade dos moradores nos detalhes, como os objetos e as texturas.

Para conseguir esse efeito, os revestimentos são essenciais. E uma opção bem bacana é a linha Mineral. Se você ficou interessado, que tal saber mais? Acesse o site da Portobello e descubra um universo de possibilidades!

Foto de destaque: Linha Mineral, da Portobello, é excelente para criar espaços funcionais e orgânicos típicos da decoração simples (Foto: Portobello S.A.)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *