Menu
Projetos e Obras
Busca
decoração quarto de menina

Conteúdo Design

Girl Power: ideias de decoração para quarto de menina

29/08/2017

Na fase da adolescência, tanto meninos como meninas, passam por um processo de transição. O que é normal. As bonecas e os carrinhos são colocados de lado e o espaço é aberto aos livros, objetos pessoais e até fotos com os cantores e artistas que agora passam a fazer parte da fase ‘quase adulta’. Repaginar o ambiente é essencial e o importante, aqui, é ouvir a opinião delas! Nesse post, o Archtrends selecionou opções para criar espaços perfeitos para meninas de todas as idades.

Nem só de rosa é feita a decoração para quarto de menina. Num piscar de olhos a dona do ambiente não quer mais saber das bonecas e ursos de pelúcia.

Quando os brinquedos são deixados de lado, entram em cena os cadernos de segredos, as letras de músicas e os filmes com seus artistas prediletos.

Assim como a menina se veste ou se expressa, a configuração do próprio quarto é outra maneira de demonstrar quem ela é. Por isso, cuidar da composição desse cômodo tão íntimo exige cuidado, um pouco de ousadia e muita criatividade.

Trouxemos várias dicas de decoração para você ter sucesso nessa tarefa. Confira agora mesmo e descubra como criar espaços perfeitos para meninas de todas as idades.

Ouça a dona do quarto

O quarto é uma espécie de refúgio. Para não falhar na decoração, é preciso levar em conta o gosto da menina que vai dormir no local todas as noites. Sendo assim, deixe que ela participe ativamente da escolha de cada item, opinando sobre as cores e os tipos de ornamentos.

Esse processo de ouvir e trocar ideias é muito importante. Afinal, a decoração de quarto infantil tem um estilo bem diferente daquela trabalhada no cantinho de uma adolescente.

Uma proposta diferente é a da arquiteta Cristiana Casellato (SP): um quarto de menina que foge do tradicional rosa. Aqui foi utilizado o recurso de sofá-cama com bancada de estudo.

Projeto de Cristiana Casellato no Archtrends

Projeto de Cristiana Casellato no Archtrends

Ao considerar a idade e as preferências da dona, você já cumpre o primeiro passo para entregar um espaço aconchegante e de bom gosto.

Defina a paleta de cores

As cores produzem estímulos conscientes e inconscientes que devem ser aproveitados na decoração. Em versões fortes ou mais leves, rosa e roxo ainda são opções muito utilizadas nos quartos das meninas. No entanto, para montar a paleta, leve em conta a dica anterior e defina isso em conjunto com a menina.

Vale discutir possibilidades e empregar outras cores vibrantes, como amarelo, azul, verde, vermelho ou laranja. O importante é deixar o ambiente agradável e com uma linguagem que tenha a ver com o estilo da dona.

Em muitos casos, tons mais sóbrios (cinza, preto, branco, marrom) costumam funcionar. Eles mantêm o ambiente neutro e discreto, o que pode ser uma vantagem para meninas que não abrem mão de adicionar seus próprios truques de decoração ao local, como mobiliários, abajures e objetos pessoais, por exemplo.

Proporcione um espaço para a leitura e os estudos

Na pré-adolescência multiplicam-se as exigências escolares, e é essencial ter um espaço organizado para fazer a lição de casa. Vale incluir uma escrivaninha ou mesa de estudos, junto com uma cadeira confortável.

Se o móvel não contar com gavetas e compartimentos, é interessante buscar caixas organizadoras para guardar cadernos, estojos e livros didáticos. Existem modelos de todas as cores e com diferentes acabamentos (acrílico, palha, tecido), o que permite integrá-las à decoração com facilidade.

O canto de estudos também pode cumprir a função de penteadeira, deixando o ambiente muito mais funcional. Basta instalá-lo em frente a um espelho e acrescentar baús ou bandejas sobre o tampo para armazenar produtos e itens de beleza.

Inclua espelhos na decoração para quarto de menina

Em qualquer quarto, o espelho não deve ser esquecido. Ele pode ficar posicionado atrás da porta, na parede ao lado da cama e até mesmo nas portas do guarda-roupa.

Para incrementar a decoração, você também pode aplicar luzinhas de natal ao redor do espelho, como se fosse uma moldura personalizada. O efeito dá a impressão de que o conjunto faz parte de um camarim particular.

Outra solução interessante — e bastante moderna! — é compor um jogo de espelhos com vários modelos pequenos. Escolha peças com diferentes formatos e organize-as na parede, criando um mural. A distribuição pode seguir arranjos em linha reta (horizontal/vertical) ou irregulares (diagonal).

Cuide da iluminação natural e artificial

Procure não obstruir a janela com móveis ou cortinas pesadas, assim é possível aproveitar a entrada de luz do sol. Além disso, invista em uma luminária para a mesa de estudos, com luz fria e invólucro na cor branca — para manter o foco e melhorar o raciocínio.

iluminação indireta é um ótimo recurso para conferir uma aura fofa e aconchegante ao cômodo. A melhor maneira de fazer isso é distribuir pontos de luz por todo o ambiente, a fim de criar algumas sombras e obter uma atmosfera quase mágica.

Assim como no espelho, os cordões de luzes podem ser aproveitados para iluminar o ambiente. Coloque-as sobre a cabeceira da cama ou em uma das paredes e substitua o bom e velho abajur.

Priorize a ergonomia

Muito se fala sobre a importância da ergonomia nos ambientes de trabalho dos adultos, mas o conceito também deve ser considerado no planejamento de espaços utilizados por crianças e adolescentes. Nos quartos, isso significa priorizar mobiliário confortável e adaptado às características físicas do usuário.

Procure poltronas, cômodas, cadeiras e estantes feitas sob medida para a menina que vai utilizá-los. Já existem modelos com regulagem de altura e largura para garantir conforto e funcionalidade.

A vantagem é que essas peças podem ser aproveitadas por mais tempo, porque se adaptam para comportar diferentes tamanhos e pesos.

Crie um cantinho especial

Delicado, moderno, romântico, hippie, boho, rústico. Independentemente do estilo, procure criar um espaço único, que propicie momentos de relaxamento, diversão e introspecção para a menina.

Abuse de objetos únicos para dar vida a um cantinho especial, um refúgio aconchegante para todas as fases dessa criança ou adolescente.

É importante escolher elementos que permitam à dona do quarto exercer as atividades que mais gosta. Pode ser um espaço de estar com sofá ou poltronas, uma área de provador contendo araras e ganchos para roupas ou, ainda, um local com tatame e futons para tocar um instrumento e ouvir músicas.

O cuidado com a composição de um espaço convidativo deve ser ainda maior em projetos para quarto de irmãos, afinal, mais de uma pessoa precisará se sentir acolhida e satisfeita com o resultado.

Um dormitório compartilhado entre duas meninas, por exemplo, deve conter itens que agradem a ambas e que tenham a ver com seu estilo.

Ouse na escolha da cabeceira

Se a decoração para quarto de menina prezar a simplicidade, que tal ousar na escolha da cabeceira? Com um modelo especial e cheio de personalidade, o quarto pode ganhar um aspecto luxuoso e único.

Existem peças feitas em ferro ou madeira e que aceitam diversos tipos de acabamentos, como linha colorida, pintura e até tecido.

Materiais como cetim, camurça e veludo são excelentes para cobrir a estrutura de cabeceiras fofinhas, geralmente preenchidas com espuma.

Inclusive, os estofados trabalhados com ponto de capitonê são atemporais e agregam charme a qualquer ambiente feminino. Vale a pena apostar!

Trabalhe com estampas e texturas

Os quartos neutros estão cada vez mais em alta, e não é à toa: esse tipo de composição agrada a maioria das pessoas, sejam adultos ou crianças, meninos ou meninas. A parte positiva é que espaços concebidos com tons discretos dão liberdade para trabalhar com mistura de materiais.

As texturas são facilmente obtidas com tramas variadas e matérias-primas de diferentes origens: um edredom de plush, um quadro de cortiça — que a menina pode utilizar como quadro de atividades —, um tapete de sisal, cortinas trabalhadas em crochê etc.

Para acrescentar estampas, você pode utilizar papel de parede (3D ou não), adesivos e até tecidos. Na hora de escolher os modelos, vá além dos tradicionais arabescos e padrões florais, pois muitas meninas preferem figuras geométricas ou até desenhos divertidos, como caveiras, bichinhos e personagens.

Inspire-se nos materiais naturais

Um lugar para dormir e relaxar demanda conforto, e nada melhor para transmitir essa sensação que fazer uso de matérias-primas encontradas na natureza. Madeiras, pedras e fibras vegetais são bons exemplos de recursos naturais, mas nem sempre são fáceis de incorporar em um quarto de menina.

A saída, nesses casos, é apenas se inspirar na aparência de cada elemento para acrescentar novas combinações de cores ao ambiente. Para isso, invista em modelos de porcelanato que reproduzem fielmente o aspecto de diferentes materiais.

Muitos desses revestimentos também trazem cores puras (claras ou escuras) que são ótimas para compor dormitórios neutros. Veja como exemplo um quarto com piso claro de Gea Nordic e um chão trabalhado com peças de Agata Nacre.

Outra aplicação interessante para porcelanato no quarto aparece na forma de detalhe na parede. Neste projeto da profissional Isadora Bayer Foresti, de Chapecó (SC), é possível observar peças decoradas de Mos Relevo Irregolare Bianco, da Linha Atelier. Veja abaixo:

Projeto de Isadora Foresti; foto: Vanderlei Azevedo

Projeto de Isadora Foresti; foto: Vanderlei Azevedo

Invista em acessórios

Quadros, enfeites, nichos decorativos, plantas (em vasos no chão ou suspensas) não precisam ficar limitados à sala de estar ou áreas sociais da casa. Em um quarto de menina, tanto itens tradicionais quanto peças com design diferenciado são bem-vindos.

Novamente, a base neutra é útil para brincar com acessórios mais chamativos e modernos. Uma cortina, por exemplo, tornará a área charmosa e cortará correntes de vento.

O tapete ou carpete protegerá os pés se o piso for frio. As almofadas, mantas, cobertores e pufes, por sua vez, deixarão o quarto aconchegante.

Personalize

Muitas crianças e adolescentes têm orgulho de suas preferências e querem mostrá-las ao mundo. E não há lugar melhor que o quarto para transmitir suas ideias, vontades e sonhos. Pense nisso e incorpore ao projeto diferentes itens que possam agregar personalidade ao cômodo.

Na conversa com a dona do quarto você vai conseguir bastante informação. Em seguida, reserve espaço para exibir pôsteres de artistas, atores e séries; painéis compostos por fotografias que registraram momentos especiais com amigos e familiares; além de objetos e artigos colecionáveis.

Também procure destacar as habilidades da pessoa decorando o local com coisas que fazem parte de seus hobbies ou que estão presentes em sua rotina: apetrechos esportivos, instrumentos musicais, jogos e objetos customizados — para aquelas que gostam de trabalhos artesanais e inspirados no estilo DIY, como costura, pintura, desenho etc.

São muitas ideias para inovar na decoração para quarto de menina, certo? Lembre-se que bons resultados dependem do equilíbrio entre o gosto da cliente, o conhecimento do profissional e as principais tendências da arquitetura.

Se gostou do post, continue acompanhando nosso trabalho nas redes sociais: TwitterPinterestLinkedInFacebookGoogle+ e Instagram. Assim você confere soluções para decorar os outros cômodos da casa!

25 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *