Menu
Projetos e Obras
Busca
Ambientes criativos e a decoração para startup: montamos um guia para te ajudar

Decoração

Ambientes criativos e a decoração para startup: montamos um guia para te ajudar

10/12/2018

Neste artigo, vamos demonstrar como ambientes decorativos podem influenciar no dia a dia de sua startup. Assim, você aprenderá a importância de contar com móveis certos, garantindo proporção e boa circulação em sua estrutura. Além disso, não podemos nos esquecer de investir em tecnologia da informação, bem como na criação de espaços únicos. Então, não perca essa oportunidade e mude sua empresa para melhor!

A decoração para startup é um tema interessante de ser discutido. Muitas dessas empresas contam com escritórios criativos que, certamente, são fundamentais nas avaliações sobre o ambiente de trabalho. É preciso lembrar que esses aspectos nem sempre foram prioridade nas principais empresas do mundo.

Contudo, percebemos o quanto a decoração pode influenciar na produtividade e na motivação dos colaboradores, inspirando-os a produzir mais e com maior qualidade. Podemos afirmar, inclusive, que a tendência de investir em decoração para startup atingiu o seu auge nos últimos tempos.

Muitas empresas passaram a investir nesse tipo de recurso, buscando melhorar os resultados do seu negócio por meio de uma alternativa diferente. Ficou interessado? Então, você está no lugar certo!

Criamos um guia para te ajudar na decoração para startup, criando ambientes criativos. Não deixe de acompanhar.

Invista em ambientes abertos e colaborativos

Decoração com integração de ambientes em startup

É importante destacar que as novas tendências de decoração para startup estão sendo utilizadas por conta das mudanças que o mundo contemporâneo está enfrentando. O avanço das tecnologias e transformações na maneira como nos relacionamos e fazemos negócio são os principais responsáveis por tais mudanças.

O conceito de trabalho de jovens empreendedores, os principais donos de startups, mudou consideravelmente. Assim, houve o investimento em espaços diferenciados, evitando o escritório padrão.

Alguns quesitos são fundamentais para uma startup, como a utilização de ambientes que sejam abertos, integrados e que propiciem a colaboração. Nada mais de salas fechadas, setores divididos e os velhos conceitos de hierarquização de postos de trabalho.

Esse tipo de mudança interferiu diretamente na produtividade dos colaboradores. Agora, eles podem contar com a opinião de diversas pessoas de diferentes áreas quando estão em dúvida sobre determinado procedimento. Assim, surgem ideias cada vez mais inovadoras e soluções mais adequadas a nossa nova realidade.

Uma dica interessante para a criação de um ambiente aberto e colaborativo se dá pela utilização de cores vibrantes. Investir em porcelanatos personalizados, por exemplo, pode ser de grande valia. Pense nisso!

Escolha os móveis certos

Decoração de sala compacta adaptada ao conceito aberto

Os móveis são os principais responsáveis pela mudança na decoração para startup, em outras palavras, eles que trazem personalidade ao escritório. Se você for comprar uma mesa para a sala de sua casa, você deve escolher uma que combine com o estilo da sua residência, concorda? Devemos ter o mesmo pensamento para sua startup.

É preciso lembrar que existe uma grande variedade de tipos de mesas, bancadas, armários, cadeiras e outros itens. Entretanto, é preciso escolher aqueles que estejam em sintonia com a essência do seu negócio, além de serem confortáveis para os colaboradores.

Lembre-se sempre de propiciar a ergonomia no ambiente de trabalho. Para tanto, é recomendado que cada estação de trabalho tenha, pelo menos, 80cm, mas o ideal seria 100cm. Dessa forma, o profissional se sentirá mais confortável e conseguirá desempenhar suas funções da melhor maneira possível.

Utilizar móveis planejados, para essa situação, pode ser interessante. Além de adequá-los à realidade de sua startup, será possível apostar no uso de cores diferentes, criando um ambiente único e que seja “a cara” do seu negócio.

Garanta proporção e circulação

Decoração da área de circulação de uma startup

A quantidade de espaço disponível certamente é um problema a ser resolvido pelas startups, principalmente no começo de sua operação. Por conta disso, é preciso garantir a proporção correta em seu mobiliário e uma circulação ideal em seu escritório.

É importante dizer que uma pessoa precisa estar confortável para conseguir trabalhar com boa produtividade. Apertar e espremer um colaborador não é uma prática bem-vista.

Por conta disso, deve-se estudar qual o melhor layout possível, analisando a disposição dos móveis, as áreas destinadas para circulação e outros aspectos. Lembre-se: as pessoas devem se deslocar de uma maneira confortável e o ambiente não pode passar uma sensação de aperto.

Aposte na infraestrutura de TI

Ambientes criativos e a decoração para startup: montamos um guia para te ajudar

Sala de reuniões moderna com vários recursos ferramentais de TI

Startups, em sua maioria, são empresas ligadas às novas tecnologias. Então, é praticamente impossível pensar em um escritório desse tipo de empresa sem levar em consideração a infraestrutura de TI.

É válido destacar que nos tornamos completamente dependentes de computadores, celulares, internet, servidores e outros itens relacionados à tecnologia, principalmente no mercado de startups.

Sendo assim, é importante garantir que a infraestrutura de TI esteja de acordo com o projeto e com o layout do seu escritório. Deve-se, por exemplo, destinar um espaço adequado para a instalação do servidor, garantindo a devida refrigeração, proteção a incêndio e local para manutenção.

Em outras palavras, é fundamental envolver os profissionais de TI no processo de decoração para startup. Assim, eles poderão identificar todas as necessidades, evitando retrabalhos e outros problemas.

Crie ambientes únicos

Decoração de ambiente integrado no estilo moderno

Decoração de copa para startup

Uma das principais vantagens de se trabalhar em startups se dá pela existência de ambientes únicos. Muitas empresas apostam em salas de jogos e cozinhas compartilhadas como estratégias para melhorar a produtividade dos colaboradores e criar um ambiente de trabalho mais integrado e leve.

Muitos colaboradores utilizam esses locais para se desligarem um pouco de sua rotina. Assim, quando voltam ao trabalho, propriamente dito, será mais fácil encontrar soluções para seus problemas. Então, “perder tempo” com jogos e outras atividades pode ser uma alternativa extremamente interessante.

Tenha a melhor decoração para startup

Decoração de sala de convivência / diversão de startup

Além dos pontos que destacamos, existem opções capazes de garantir a melhor decoração para startup. Uma ideia interessante, por exemplo, é a escolha de ambientes que não tenham forro. Com a devida iluminação é possível contar com um escritório diferente, evitando a necessidade desse tipo de gasto.

Além disso, os colaboradores, mais uma vez, se sentirão motivados. A amplitude adquirida pela falta do forro será de grande valia para os processos produtivos de sua companhia.

Outra ideia é investir em peças de porcelanatos para personalizar os ambientes. O ideal é buscar por itens que estejam em consonância com a filosofia do seu negócio, mostrando para os profissionais e clientes que até a estrutura do seu escritório segue a linha de pensamento do seu negócio.

Para isso, podemos utilizar novas coleções que surgiram no mercado, como a linha de porcelanatos HOME & YOU. Por meio dela, os empreendedores podem escolher peças customizadas para aderir ao seu escritório. Essa personalização pode ser o diferencial que você sempre buscou na decoração para startup. Vale a pena conhecer, não é mesmo?

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das informações sobre decoração para startup que destacamos? Foram interessantes? Então, conheça um pouco mais sobre a nova coleção HOME & YOU. Não perca essa oportunidade!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *