Design Design

Decoração nórdica: entenda esse estilo aconchegante

O estilo nórdico, típico dos países do norte da Europa, vem ganhando espaço na decoração nos últimos anos. Conheça as características dessa tendência e confira dicas para deixar ambientes da sua casa superconfortáveis, simples e naturais.

Os países nórdicos são conhecidos por dominarem o topo da lista de locais mais felizes do mundo. E há quem diga que o motivo disso é o seu estilo de vida, chamado de hygge. Esta é mais uma daquelas expressões que não têm tradução literal, mas quer dizer algo como conforto e aconchego.

Apesar de ser um conceito abstrato, o hygge também transparece na decoração nórdica: ambientes que privilegiam o conforto e a natureza e que são pensados para o convívio com pessoas queridas.

Continue a leitura sobre esse estilo acolhedor e saiba como adotá-lo em sua casa.

O que quer dizer hygge?

Cada pessoa tem uma noção diferente sobre o significado dessa expressão. Alguns consideram que hygge é uma hora do dia em que passamos longe da tecnologia e em que todas as nossas interações são pessoais e cara a cara. Outros já acham que um momento hygge pode ser passar um tempo assistindo TV com a família, ou lendo um livro sozinho. O consenso é que essa expressão significa passar um tempo longe das preocupações, imerso em um ambiente confortável.

O estilo de vida também tem a ver com estar presente no momento e aproveitar as coisas simples da vida. Não é necessário fazer uma coisa incrível para se sentir bem, apenas um cobertor e um chá quente já são suficientes para trazer felicidade.

Dizem que é por causa desse estilo de vida adepto do bem-estar que os países nórdicos lideram o ranking de mais felizes do mundo, segundo o Relatório Mundial da Felicidade da ONU.

De que forma esse estilo está presente na decoração?

Tudo na decoração nórdica é voltado para o conforto. As pessoas que vivem nesses países passam por longos períodos de inverno frio e escuro. Por isso, ficam muito tempo dentro de casa e precisam fazer desse ambiente um lugar confortável para driblar a estação de temperaturas rigorosas.

Os artigos de decoração são feitos com materiais confortáveis como algodão, lã e pelúcia. Os móveis e paredes têm madeira aparente e privilegiam revestimentos aconchegantes de aspecto natural ou cru. Ambientes levam cores claras e janelas grandes para trazer o máximo de claridade para dentro das casas.

Como adotar o estilo de decoração nórdica na minha casa?

Com mudanças bem simples na decoração, é fácil adotar esse estilo e deixar sua casa superconfortável para receber os amigos ou passar um tempo sozinho curtindo o aconchego do seu lar. Você pode usar todas as dicas ou combinar algumas delas com outros estilos e criar um que seja mais adequado para cada ambiente.

Mantas

Mantas, cobertores, tecidos de pelúcia, lã, algodão, tricô e tudo mais que lembra conforto pode ser usado para cobrir cadeiras e sofás, deixando-os ainda mais aconchegantes e quentinhos. As mantas ficam dispostas de forma acessível, em cestos ao lado do sofá, por exemplo. Assim, os moradores podem sentar, se cobrir e ficar imediatamente confortáveis.

Móveis

O estilo prioriza o uso de madeira e couro, que transmitem a sensação de aconchego por causa dos materiais naturais. É muito comum os móveis serem pintados de branco ou muito bem envernizados, fazendo até as madeiras simples parecerem mais ricas. Os móveis também tendem à simplicidade e à funcionalidade, não tanto para o design arrojado.

Cores

Os ambientes são dominados por cores sóbrias e claras para manter a luminosidade dos ambientes. Branco, marrom, bege e verde formam a paleta mais comum nesses casos. É claro que um ambiente em que essas cores são predominantes pode ficar monocromático demais, por isso é interessante ter um ponto de cor fora da paleta — pode ser em um móvel, almofadas, tapetes ou outros itens de decoração.

Plantas

O que é melhor do que ter plantas para dar vida e aconchego ao lar? Podem ser flores frescas, pequenas árvores ou plantas com folhas bem verdes. Para escolher qual espécie ter em casa, leve sempre em conta a quantidade de luz solar, umidade e circulação de ar, além do tempo que você tem disponível para se dedicar a ela. Plantas artificiais também são uma boa opção para quem não pode cuidar de uma natural.

Janelas

Ainda pensando em manter os ambientes claros, é comum não usar cortinas que bloqueiam a luz solar. Caso opte por cortinas, prefira as mais translúcidas e de tons claros para combinar com o resto da decoração. Se preferir, pode até deixar as janelas sem cortinas e aderir ao visual clean.

Velas

Nas casas nórdicas, é comum ter uma lareira para aquecer todo o ambiente. Elas ficam acesas em quase todas as épocas do ano e mantêm a temperatura agradável de um jeito bem natural. Aqui isso não é tão comum, mas você pode apostar em velas na decoração. Elas deixam a casa com um ar aconchegante e basta algumas para iluminar todo o ambiente.

Livros

Objetos pessoais como livros e CDs também podem ficar expostos servindo de decoração. A leitura fica mais acessível se os livros forem dispostos perto da cama ou dos sofás, porém estantes e mesas também são muito bem-vindas.

Acabamentos

O estilo também aparece nos acabamentos como azulejos, revestimentos e pisos. Eles também seguem bastante o estilo claro e minimalista da decoração, sempre se voltando para azulejos brancos sem muitos enfeites, pisos e acabamento de madeira que remetem ao aconchego de uma casa de campo. A Portobello tem algumas boas opções que se enquadram nessas características e fazem a diferença no seu projeto:

Linha Azuleja

São azulejos brancos, lisos minimalistas e elegantes que têm tudo a ver com o estilo nórdico. A linha democratiza a azulejaria produzindo peças de 15 x 15 cm impressas em placas de 30 x 60 cm, facilitando a aplicação e o uso no dia a dia.

Linha Burlington

Porcelanato cinza claro e claríssimo que pode ser usado para revestimentos internos e externos. É uma pedra polida, minimalista e elegante que forma desenhos suaves com sedimentos de tom sobre tom.

Linha Cottage

Revestimento de madeira clara e aconchegante mas, ainda assim, moderna. É uma nova leitura do conceito de casa de campo que pode ser usado em ambientes urbanos. Muito sofisticada e ao mesmo tempo despojada.

Linha Ecodiversa

Revestimento de madeira clara, típica dos países nórdicos. Traz todo o conforto do estilo hygge com peças minimalistas que lembram a textura da Bétula finlandesa, árvore típica do país. Essa linha tem veios uniformes, sem nós, que criam superfícies lisas e discretas.

E então, gostou das nossas dicas? Compartilhe este texto nas redes sociais e espalhe o estilo aconchegante da decoração nórdica para todos os seus amigos!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *