08.02.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Simples, minimalista e convidativa, a decoração nórdica pode ser facilmente adaptada aos lares brasileiros (Projeto: Portobello)

Decoração nórdica: entenda esse estilo aconchegante

 minutos de leitura
calendar-blank-line
08.02.2024
Ganhando espaço nos últimos anos, a decoração nórdica deixa a residência confortável, simples e com ar natural. Veja como implementá-la
minutos de leitura

A decoração nórdica reflete muito da cultura, do estilo de vida e dos valores dos países do norte da Europa

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Os países nórdicos são conhecidos por dominarem o topo da lista de locais mais felizes do mundo. Em 2023, a Finlândia esteve no topo do ranking pelo sexto ano consecutivo, seguida pela Dinamarca (que também já liderou) e Islândia. O Relatório Mundial de Felicidade, publicado anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), traz dados sobre o nível de felicidade das pessoas pelo mundo.

E há quem diga que o motivo da liderança nórdica é o seu estilo de vida, chamado de hygge. Esta é mais uma daquelas expressões que não têm tradução literal, mas quer dizer algo como conforto e aconchego.

Apesar de ser um conceito abstrato, o hygge também transparece na decoração nórdica: ambientes minimalistas, que privilegiam o conforto e a natureza, pensados para o convívio e que trazem tudo o que você precisa para ficar um tempo dentro de casa, sem necessidade de sair.

Continue a leitura sobre a decoração nórdica e saiba como adotá-la em sua casa.

O que quer dizer hygge?   

decoração nórdica
Na decoração nórdica, o revestimento tem um papel importante para proporcionar aconchego (Projeto: Portobello

Cada pessoa tem uma noção diferente sobre o significado dessa palavra. Alguns consideram que hygge é uma hora do dia em que passamos longe da tecnologia e em que todas as nossas interações são pessoais e cara a cara.   

Outros já acham que um momento hygge pode ser passar um tempo assistindo à TV com a família ou lendo um livro sozinho. O consenso é que essa expressão significa ficar um período longe das preocupações, imerso em um ambiente confortável.   

O estilo de vida também tem a ver com estar presente no momento e aproveitar as coisas simples da vida. Não é necessário fazer algo incrível para se sentir bem — apenas um cobertor e um chá quente já são suficientes para trazer felicidade.   

Veja também: 

Felicidade no inverno   

Tudo na decoração nórdica é voltado para o conforto, pois o inverno da região é muito rigoroso. Durante a estação, na Dinamarca o sol nasce depois das 8h30 e se põe antes das 16h. Porém, é comum que a luz solar sequer apareça.   

Como o frio e a escuridão são constantes entre os meses de dezembro e março (o inverno no hemisfério norte), a população nórdica passa muito tempo dentro de casa. Por isso, precisa fazer com que o ambiente fique quente e confortável para ter momentos agradáveis em família ou sozinha.   

A decoração conta com muitos materiais confortáveis, como algodão, lã e pelúcia. Já os móveis e paredes têm madeira aparente e privilegiam revestimentos aconchegantes, de aspecto natural ou cru.   

Ambientes levam cores claras e janelas grandes para trazer o máximo de claridade para dentro das casas.   

Como adotar o estilo de decoração nórdica em casa?   

O Brasil é um país tropical, mas pode, sim, adotar a decoração nórdica. Afinal, mais do que a escolha de cores ou de móveis, o hygge privilegia uma vida mais simples, em que se aprecia o que está ao seu redor.   

Simples, confortável e minimalista, a decoração nórdica deixa a casa mais agradável e convidativa, para passar dias mais divertidos com a família ou chamar os amigos para uma confraternização. Veja como adotá-la:     

Tecidos e texturas   

decoração nórdica
Diferentes texturas proporcionam diferentes sensações (Projeto: Traama Arquitetura e Design)

Mantas, cobertores, tecidos de pelúcia, lã, algodão, tricô e tudo mais que lembra conforto pode ser usado para cobrir cadeiras e sofás, deixando-os ainda mais aconchegantes e quentinhos.   

As mantas ficam dispostas de forma acessível, em cestos ao lado do sofá, por exemplo. Assim, os moradores podem sentar, se cobrir e ficar imediatamente confortáveis.   

As texturas podem estar presentes até mesmo nos móveis e paredes.    

Móveis  

O estilo prioriza o uso de madeira e couro, que transmitem a sensação de aconchego por causa dos materiais naturais.   

É muito comum os móveis serem pintados de branco ou muito bem envernizados, fazendo até as madeiras simples parecerem mais ricas. Eles também tendem à simplicidade e à funcionalidade, não tanto para o design arrojado.   

Lembre-se de priorizar o estofado macio para trazer aquele conforto na hora de assistir a um bom filme com pipoca.   

Plantas   

E por falar nelas, o que pode ser melhor do que ter plantas para dar vida e aconchego ao lar? Podem ser flores frescas, bonsais ou espécies com folhas bem verdes.   

Para escolher qual planta ter em casa, leve sempre em conta a quantidade de luz solar, umidade e circulação de ar, além do tempo que você tem disponível para se dedicar a ela.   

Janelas

decoração nórdica
Como há pouca luz solar no inverno nórdico, toda iluminação natural é valorizada (Projeto: Doma Arquitetura/foto: Mariana Orsi)

Na decoração nórdica, é comum não usar cortinas que bloqueiam a luz do sol — afinal, ele mal aparece no período de inverno.   

Caso opte por cortinas, prefira as mais translúcidas e de tons claros para combinar com o resto da decoração. Se preferir, pode até deixar as janelas sem cortinas e aderir ao visual clean.    

Cores  

As cores claras refletem a luz do sol e, dessa forma, conseguem manter a casa mais fresquinha. Branco, marrom, bege e verde formam a paleta mais comum nesses casos. Além disso, formam uma paleta mais natural, que combina com plantas .   

A casa não precisa ser totalmente neutra. Que tal colocar pontos de cor fora da paleta? Pode ser em um móvel, almofadas, tapetes ou outros itens de decoração. É mais fácil de combinar e de trocar, caso você enjoe.   

Velas   

Outra característica comum na decoração nórdica é a lareira para aquecer todo o ambiente. Elas ficam acesas em quase todas as épocas do ano e mantêm a temperatura agradável de um jeito bem natural.   

Já aqui no Brasil, a lareira não costuma ser tão presente. Então, aposte em velas na decoração. Elas deixam a casa com um ar aconchegante e até romântico.   

Livros  

decoração nórdica
Livros deixam a decoração mais aconchegante (Projeto: Traama Arquitetura e Design)

Objetos pessoais como livros, fotos e discos também podem ficar expostos servindo de decoração. A leitura fica mais acessível se os livros forem dispostos perto da cama ou dos sofás, porém estantes e mesas também são muito bem-vindas.   

Quais revestimentos escolher para uma decoração nórdica?   

O estilo hygge também aparece em pisos e paredes. Aqui, o minimalismo continua: azulejos clean, pisos e acabamentos de madeira que remetem ao aconchego de uma casa de campo.   

A Portobello tem ótimas opções que se enquadram na decoração nórdica:   

Nord

porcelanato com estilo nórdico
A inspiração nórdica aparece já no nome da linha Nord (Projeto: Portobello)

O orientalismo foi um movimento do século XIX que influenciou diretamente a região nórdica. A Portobello foi nessa fonte para criar o revestimento Nord, que traz o minimalismo e a atemporalidade marcantes do design nórdico.

Nordik Wood

revestimento amadeirado com inspiração nórdica
As lastras Nordik Wood reproduzem grandes tábuas de madeira das florestas europeias (Projeto: Portobello)

Inspirada nas florestas frias do norte europeu, a linha Nordik Wood traz lastras que reproduzem fielmente a superfície de madeira. É a escolha ideal para quem deseja uma acolhedora casa de campo na cidade.

Dansk

revestimento com inspiração nórdica
Dansk tem inspiração na pureza das cores e simplicidade formal da região nórdica (Projeto: Traama Arquitetura e Design)

Mais um revestimento inspirado nos países nórdicos! A linha Dansk (“dinamarquês”, em tradução livre) traz a pureza estética, funcionalidade e simplicidade formal que a Dinamarca herdou das nações orientais. Suas cores são sóbrias e puras, indo desde o branco até o grafite.

Como visto, a decoração nórdica é pensada no aconchego e na relação sólida entre morador e residência. Como as temperaturas são muito baixas, a população passa muito tempo dentro de casa. Portanto, esse “carinho” criado pela casa se reflete nos móveis, objetos e até no revestimento. Aliás, como anda sua relação com a casa?  

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração nórdica: entenda esse estilo aco...

Decoração nórdica: entenda esse estilo aconchegante

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá, tudo bem?

    Que bom que você gostou do nosso conteúdo, ficamos muito felizes e agradecemos pela dica!

    Ficamos à disposição!

    – Equipe Archtrends Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies