14.01.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Nada de monotonia! Decoração monocromática traz estilo e requinte para ambientes
decoração monocromática

Nada de monotonia! Decoração monocromática traz estilo e requinte para ambientes

 minutos de leitura
calendar-blank-line
14.01.2019
Já pensou em deixar as misturas de lado para valorizar uma cor específica do projeto? É o que propõe a combinação baseada na monocromia. Fique conosco para saber mais sobre esse conceito que pode ser trabalhado em diferentes espaços!
minutos de leitura

As soluções para arquitetura de interiores surpreendem pela variedade de opções. A partir de ações como troca, mudança de posição, adição ou retirada de elementos, é possível criar efeitos únicos. Com a decoração monocromática não é diferente: ela se destaca pelo predomínio de um tom específico que se sobrepõe aos demais.

Ousada e impactante, a técnica é ideal para quebrar a monotonia porque resulta em ambientes dramáticos e, ao mesmo tempo, cheios de estilo. E o melhor de tudo é que pode ser feita com qualquer cor do círculo cromático, seja intensa ou suave.

Que tal saber mais sobre essa ideia que pode valorizar seus futuros projetos? Siga a leitura e confira as dicas que separamos especialmente para você!

A tendência no Salão de Móveis de Milão

Banheiro monocromático – Isis Dantas

A principal feira de design do mundo trouxe o conceito de monocromia em sua mais recente edição. Estamos falando do Salone del Mobile Milano, realizado em abril de 2018. O evento trouxe vários ambientes montados a partir de uma cor específica, com exemplos de espaços trabalhados em tons de cinza e grafite.

A decoração monocromática segue a mesma linha de outras tendências apresentadas em Milão. Uma delas é a atmosfera minimalista, que pede poucos elementos e valoriza o essencial. Nesse caso, a aplicação de um tom principal evita o excesso de cores e de misturas, atendendo à proposta de se manter o básico.

Outras tendências levantadas e que facilmente tomam forma por meio de uma composição monocromática são as superfícies contínuas. Afinal, ao transformar uma cor em protagonista, é possível criar uma unidade na qual dois ou mais espaços se tornam uma coisa só — ou seja, a separação fica quase imperceptível.

Dicas para um projeto de decoração monocromática

Cozinha Americana – Studio Idealize Arquitetura

Essa solução funciona em diferentes projetos, desde salas até banheiros de ambientes comerciais ou residenciais. Por ter as cores como principais elementos, pode ser trabalhada a partir de técnicas de pintura, instalação de móveis ou aplicação de revestimentos como cerâmica e porcelanato.

Veja, a seguir, algumas dicas para acertar na hora de montar um espaço monocromático:

Considere o uso do local

É fato que uma cor viva cai melhor em áreas íntimas — geralmente usadas por uma única pessoa ou casal — e recintos descolados, ao passo que tons sóbrios são preferidos em ambientes formais. Por isso, é fundamental considerar o uso do local que receberá o tema monocromático.

Uma cartela neutra, por exemplo, pode ser ideal se o objetivo é trabalhar diversos cômodos de uma vez. Foi o que fez Eveli Balen Forcelini ao usar cinza nas principais superfícies de uma casa de praia. A opção evitou excessos e tons ousados que poderiam deixar a residência com um visual pesado.

Quarto projetado por Eduardy Falcão

O projeto de Cristiane Trommer, por outro lado, vai contra a ideia de que banheiros precisam ser totalmente brancos e sem graça. A arquiteta apostou no predomínio de um revestimento marrom para agregar luxo e um toque moderno ao local.

Pense no que a cor representa

A escolha de tons para compor a decoração monocromática não deve se limitar apenas a uma preferência estética ou tendência. Também é preciso pensar nas impressões que cada nuance transmite, como alegria, relaxamento, motivação, entre outras. Falaremos mais sobre elas no próximo tópico.

Tire proveito dos gradientes

Espaço Casa Cor 2013 – Luís Fábio Rezende de Araújo

Não precisa ficar na cor em sua versão pura e completamente saturada. Quer dizer que você também pode investir nos gradientes compostos por variações de um mesmo tom. O banheiro concebido por Isis Dantas, por exemplo, traz azul em diferentes intensidades a partir de revestimentos, placas estampadas e objetos.

Já a cozinha americana projetada pela equipe do Studio Idealize Arquitetura apresenta uma predominância de revestimentos escuros que, em conjunto com os tons sóbrios dos móveis e eletrodomésticos, cria um efeito interessante sem perder a homogeneidade.

Trabalhe com formas e texturas

Cozinha – Álida Weidman

Esses recursos são ótimos aliados para agregar um pouco mais de informação à decoração monocromática. Podem ser representados por uma luminária com acabamento brilhante, um mobiliário com design curvo ou tecidos feitos com diferentes fibras (cortinas lisas, tapetes felpudos, mantas de plush etc.).

Esses acessórios complementam os espaços e podem ter cor oposta ou semelhante àquela que foi definida como protagonista. Tudo vai depender do objetivo — se o cliente pretende manter um aspecto homogêneo ou criar alguns contrastes.

Perceba que na sala de Rosângela de Oliveira, as cortinas e estofados têm o mesmo tom presente nas paredes, piso e teto. O mesmo acontece no quarto de loft projetado por Eduardy Falcão, que traz cores sóbrias nos móveis, tecidos e no revestimento que reproduz pedra.

Outro exemplo de local que ganha personalidade sem perder a proposta da monocromia é a cozinha concebida por Álida Weidman. Considerando o fundo acinzentado do ambiente (teto em concreto aparente, eletrodomésticos em inox e metais brilhantes), a arquiteta cobriu uma parede com revestimento escuro.

No projeto de Luís Fábio Rezende de Araújo, as formas e texturas agregam informação a um ambiente com tons amadeirados. Há bancada e estante com linhas retas, bancos arredondados e revestimentos com diferentes cortes e superfícies — um mix que traz movimento e evita a monotonia.

As cores e o que elas representam

A psicologia das cores mostra que as pessoas identificam e compreendem diferentes tonalidades como sensações específicas. Sabendo disso, arquitetos podem (e devem!) usar essa característica a favor dos projetos.

Para você ter uma ideia do poder de diferentes nuances, listamos abaixo os principais valores e sentimentos associados a elas:

  • branco: calma, harmonia, simplicidade;
  • preto: sofisticação, elegância, mistério;
  • cinza: neutralidade, estabilidade;
  • marrom: aconchego, conforto, estabilidade;
  • azul: confiança, lealdade, tranquilidade;
  • verde: renovação, vitalidade, esperança;
  • vermelho: movimento, energia, poder;
  • amarelo: foco, alegria, otimismo;
  • laranja: humor, vibração, extravagância;
  • roxo: espiritualidade, sabedoria, nobreza;
  • rosé: charme, delicadeza, felicidade.

São muitas sensações para explorar com cada tonalidade. Em 2019, a aposta da Pantone será o Living Coral, um laranja-pêssego vibrante e muito divertido para criar ambientes monocromáticos. Vale se inspirar nessa cor que vem para representar o lúdico, a energia e a reconexão com a natureza.

Inspiração: linha Area

O mercado oferece uma infinidade de produtos e materiais para trabalhar com decoração monocromática. Como já falamos de diversas cores, vamos destacar uma linha de revestimentos neutros para você se inspirar e começar a criar espaços incríveis.

Trata-se da Linha Area da Portobello que traz o melhor de duas cores puras e básicas: preto e branco. Presentes em praticamente todo tipo de projeto, essas tonalidades são fáceis de combinar e harmonizam com qualquer acessório ou tema decorativo.

As peças estão disponíveis em grandes formatos e nas versões placas decorativas, o que amplia as possibilidades na hora de fazer combinações em diferentes superfícies. Inclusive, na categoria dos modelos decorativos, há opções em tons de marrom que reproduzem três tipos de madeira: nordic, dark e tropical.

Percebe como essa tendência pode ser aplicada de diversas maneiras? Com tamanha variedade de cores e gradientes, fica fácil encontrar a decoração monocromática ideal para cada preferência ou necessidade. Agora, cabe a você aderir à novidade e encantar os clientes mais antenados.

Já conhece a coleção Home & You da Portobello? Aproveite este momento para conferir lançamentos que podem ser usados em seus próximos projetos!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Nada de monotonia! Decoração monocromática...

Nada de monotonia! Decoração monocromática traz estilo e requinte para ambientes

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies