Menu
Projetos e Obras
Busca

Criatividade e funcionalidade podem e devem andar juntas na hora de decorar o espaço de trabalho em casa (Projeto: Oficina de Morar)

Conteúdo Matérias

Decoração do home office: 4 dicas para um espaço de trabalho perfeito

04/03/2022

A pandemia fez com que a procura por decoração do home office aumentasse. Confira as dicas que separamos sobre o assunto.

Trabalhar em casa era uma atividade exercida por poucos, mas a pandemia fez com que essa realidade se expandisse para muitas pessoas. Isso chamou a atenção, dentre outras coisas, para a necessidade de uma decoração do home office que favoreça o conforto, o bem-estar e, claro, a produtividade, sem deixar de lado o charme estético.

Confira a seguir dicas fundamentais para você alcançar esse efeito com projetos que vão servir de inspiração para o seu home office.

1. Mergulhe na criatividade

planejamento home office no loft
A criatividade pode render ótimas soluções, como este escritório em uma plataforma elevada dentro do loft
(Projeto: GEBARA & FILÁRTIGA ARQUITETOS)

O profissional em home office precisa de uma estrutura igual ou até melhor que aqueles que trabalham nas empresas, já que o trabalho em casa traz desafios adicionais. Por exemplo, por estar longe da rotina tradicional de uma empresa, quem está em home office precisa desenvolver uma disciplina ainda maior que o normal.

Por isso, criar um espaço criativo, que traga inspiração ao trabalho, é essencial. O primeiro passo para conseguir isso é estruturar um local adequado a tudo o que se precisa e que se encaixe perfeitamente no seu lar. Os apartamentos estão cada vez mais compactos, o que dificulta a disponibilidade de cômodos para criar escritórios em casa.

Uma maneira muito criativa de criar a decoração do home office é apostar na tendência do cloffice. A palavra significa exatamente o que ele é: a união entre closet (armário) e office (escritório). Ou seja, um escritório de trabalho otimizado no espaço de um armário embutido.

Essa ideia de decoração do home office parece muito compacta, mas a funcionalidade é ótima na prática. E a tendência se adequa a muitos tipos de profissionais. É uma ideia alinhada aos novos modelos de trabalho, uma vez que o novo normal já definiu que boa parte dos trabalhos será feita de forma 100% remota ou híbrida.

Ela permite alta personalização e aumenta a funcionalidade porque, com um bom planejamento, todos os seus objetos podem ficar à mão, facilitando os processos. E ainda garante praticidade, já que basta acordar, tomar café, abrir o closet e começar a trabalhar.

2. Aproveite bem o espaço

moveis funcionais compactos como a mesa com cavaletes trazem mais conforto e organização
Dê preferência a móveis funcionais e compactos para otimizar o espaço

Se o espaço que você tem para montar o home office é pequeno, é preciso investir em um ambiente planejado. Isso garante a otimização do espaço para que ele seja mais prático e funcional. Utilize móveis multifuncionais, como um sofá retrátil e reclinável ou móveis de canto, que ajudam a aproveitar o espaço.

Dependendo do estilo da decoração do home office, você também pode apostar em um sofá-cama, uma estante com escrivaninha embutida ou uma mesa retrátil. Outro ponto importante é manter tudo muito organizado, por isso, é bom investir em móveis com muitas gavetas e nichos.

Ter atenção com a iluminação também é essencial. Para isso, o ideal é manter o home office perto de uma janela para utilizar a luz natural. Reforce com uma boa luz artificial de cor branca, porque ela ajuda na concentração e na precisão. Essa luz artificial pode ser uma luminária pequena em cima do móvel.

porcelanatos Portobello no home office
Home office pode ser revestido com porcelanatos para ganhar mais sofisticação (Foto: Humberto Zirpoli)

Por fim, faça a decoração com peças que não ocupem muito espaço. Você pode e deve decorá-lo e deixá-lo com a sua personalidade, porém, para isso utilize peças pequenas, como porta-retratos. E foque também em itens para a parede, como quadros, quadro de aviso e pôsteres. Assim, seu ambiente ficará lindo e com espaço para os itens essenciais.

Outro item decorativo que faz toda a diferença são as plantas. Você pode optar por vasos pequenos, assim como os porta-retratos, e colocar em cima da mesa. Ainda é possível brincar com a decoração do home office com plantas na parede ou chão. As opções são incríveis.

3. Priorize o conforto

Pensar na ergonomia é uma etapa importante da decoração do home office (Projeto: Julianny Rocha)

Ergonomia é o termo que se refere à disciplina que estuda a relação entre o trabalhador e seu ambiente de trabalho. Ela busca aumentar a qualidade de vida e evitar problemas causados pelas condições laborais. Existem alguns problemas que se manifestam pela falta de ergonomia como dores nas costas e cabeça, e lesão por esforço repetitivo (LER).

Por isso, ao criar um home office perfeito, é essencial pensar no conforto proporcionado, afinal, são muitas horas do dia nesse ambiente. Para isso, preste atenção na altura e distância dos objetos, invista em mobiliário adequado para o espaço, tenha apoio para costas, pescoço e cotovelos e escolha um local tranquilo para trabalhar.

Além disso, fique atento à iluminação e ventilação do ambiente, lembre-se de ter tomadas disponíveis para todos os aparelhos necessários e faça pequenas pausas durante o dia para beber água, lanchar e ir ao banheiro. Além disso, é importante fazer um alongamento durante essas pausas. É interessante ter uma bolinha terapêutica para relaxamento.

Durante essas pausas, aproveite para descansar um pouco a visão, focando o seu olhar em um ponto bem distante por algum tempo. Por fim, tome cuidado com a decoração do home office e pense em cada detalhe, já que cores podem influenciar o ambiente e quanto menos objetos à vista, menores são as distrações.

4. Favoreça a produtividade na decoração do home office

Utilização do espaço deve ser pensada para otimizar funcionalidade e também produtividade (Projeto: Taynara Sampaio)

Apesar das vantagens de trabalhar em casa, como não pegar trânsito, essa experiência pode ser desafiadora em relação a produtividade, aproveitamento do tempo e qualidade de vida. Por isso, a decoração do home office também deve buscar elementos que ajudem a manter o foco e ser mais produtivo.

O primeiro passo é avaliar o seu espaço de trabalho para poder adaptar tudo o que for necessário. Essas adequações serão responsáveis por trazer mais qualidade de vida, saúde física e também saúde mental.

É preciso adequar o seu espaço de trabalho à rotina da sua família, afinal, se o seu home office ficar ocupando o mesmo espaço que, por exemplo, o seu filho faz as atividades da escola, vai ocorrer um atrito. Inclusive, home office com crianças em casa precisa ser muito bem elaborado. É preciso estabelecer a sua rotina e também a da criança.

Além disso, ter alguns hábitos como se vestir de forma profissional durante o trabalho, começar a rotina cedo e trabalhar em horários alternados com o parceiro, ajudam na produtividade e, para quem tem filhos, fazem com que a criança entenda que você está em momento de trabalho.

Outra adequação é em relação ao posicionamento dos móveis e eletrônicos para evitar deslocamento e perda de tempo, e ainda para aproveitar bem o espaço.

Que tal agora algumas dicas para a organização da casa como um todo? Saiba como ter um ambiente com mais conforto e praticidade.

Imagem principal: Criatividade e funcionalidade podem e devem andar juntas na hora de decorar o espaço de trabalho em casa (Projeto: Oficina de Morar)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *