Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Decoração de varanda com plantas

07/10/2020

Invista em uma decoração de varanda com plantas e deixe seu ambiente ainda mais acolhedor.

A decoração de varanda merece muita atenção, porque este é um cômodo que costuma ser utilizado em momentos de lazer e bem-estar. Uma dica é investir em plantas para varanda, que garantem beleza e acolhimento, deixando o ambiente revigorante e perfeito para relaxar depois de um dia de trabalho.

Por que investir em plantas para varanda

São inúmeros os benefícios de investir em uma varanda verde. Seja pela beleza, pela comodidade ou pelo conforto, a varanda com plantas e flores se destaca também por promover saúde e bem-estar. Está cientificamente comprovado que o contato com a natureza combate o estresse.

Investir em uma decoração de varanda com plantas proporciona saúde e bem-estar, além de deixar o ambiente mais estiloso (Projeto: Fernanda Eicke)

Investir em uma decoração de varanda com plantas proporciona saúde e bem-estar, além de deixar o ambiente mais estiloso (Projeto: Fernanda Eicke)

O jardim pode ainda ser transformado em mini horta, com o plantio de plantas comestíveis, como manjericão, pimenta e orégano. Assim, você economiza nas idas ao supermercado e ainda garante estilo, harmonia e conforto visual à sua casa.

Como fazer decoração de varanda com plantas

Engana-se quem pensa que apenas varandas grandes podem receber o verde da natureza. Uma varanda pequena também pode ficar aconchegante com a presença de plantas. A dica, nesse caso, é ficar atento ao tamanho do espaço, aos móveis para varanda e jardim e também aos vasos e plantas escolhidos.

Vasos de chão são os mais tradicionais e podem ser utilizados em conjunto, desde que não atrapalhem a circulação. 

vasos de parede são uma boa alternativa para áreas menores, enquanto vasos suspensos trazem sofisticação para varandas gourmet.

Use a criatividade e invista em diferentes tipos de vasos para criar uma atmosfera única!

Há diferentes tipos de vasos para decoração de varanda, por isso uma ótima dica é apostar em uma mistura entre eles

Há diferentes tipos de vasos para decoração de varanda, por isso uma ótima dica é apostar em uma mistura entre eles

Considere também os tipos de plantas que deseja ter, sempre levando em conta alguns fatores importantes. Há espécies que demandam mais exposição ao sol e algumas que precisam de grande de quantidade de água. Avalie seu modelo de varanda, antes de escolhê-las.

Outro ponto relevante é o tamanho da planta, que deve ser proporcional ao espaço da varanda. Há plantas que crescem e tornam-se mini árvores, portanto precisam de espaço para se desenvolver.

A mesma lógica vale para os tamanhos de vaso: se a planta for grande, opte por um vaso grande. Já o vaso médio e o vaso pequeno são proporcionais a plantas menores. 

Os vasos para plantas devem ser escolhidos de acordo com o tamanho da espécie e também com o estilo do ambiente

Os vasos para plantas devem ser escolhidos de acordo com o tamanho da espécie e também com o estilo do ambiente

Algumas plantas indicadas para jardins na varanda são a maranta, para ambientes sem luz direta, e a espada de são jorge e a samambaia, que não exigem muitos cuidados.

Para uma decoração de varanda, além de considerar as necessidades das plantas, é preciso também ficar atento ao estilo de decoração e, dessa forma, definir quais materiais, cores e formatos serão utilizados.

Cuidados com revestimentos para varanda

Ao pensar em criar um jardim, tenha atenção ao piso para varanda e também ao revestimento para varanda. O ideal é que o revestimento para varanda seja fácil de limpar e resistente à água, que pode escoar da rega das plantas ou mesmo ocorrer por conta da chuva.

Para não errar na escolha dos pisos para varanda, considere o fluxo de pessoas. Quanto maior a circulação, mais resistente deve ser o piso. Varandas que ficam expostas à água da chuva ou à umidade podem contar com piso antiderrapante.

Analise também o tipo de uso do espaço, já que há várias opções de pisos e revestimentos para varanda. A cerâmica, por exemplo, é resistente e pode ser utilizada em áreas externas, cobertas ou não.

Já o porcelanato é sinônimo de durabilidade e resistência, com inúmeras opções de acabamento. A madeira, por sua vez, traz um ar mais rústico e é mais indicada para áreas cobertas, e as pedras naturais são conhecidas pelo bom isolamento térmico.

Nessa varanda, o piso de porcelanato que reproduz madeira, assim como o revestimento na parede dão um toque diferenciado ao ambiente (Projeto: Bibiana Menegaz)

Nessa varanda, o piso de porcelanato que reproduz madeira, assim como o revestimento na parede dão um toque diferenciado ao ambiente (Projeto: Bibiana Menegaz)

Plantas para varanda pequena

Até mesmo uma varanda pequena pode receber plantas, flores e vasos. Para quem tem pouco espaço, uma boa saída é investir em um jardim vertical, que ajuda a otimizar o espaço. Além da beleza, a parede verde proporciona ainda isolamento térmico e acústico.

O jardim vertical é uma ótima opção para varandas pequenas, pois confere estilo e ajuda a otimizar o espaço

O jardim vertical é uma ótima opção para varandas pequenas, pois confere estilo e ajuda a otimizar o espaço (Projeto: Jean Carlos Bonissoni)

Mas também é possível optar por vasos menores, espalhados estrategicamente pelo ambiente. Se você desejar deixar sua casa com cara de “mini selva”, mescle vasos com o jardim vertical e confira um efeito único no cômodo.

Gostou desta dica? Confira outros conteúdos sobre plantas para deixar sua casa ainda mais incrível!

 

Foto de destaque: Tijolinhos Westminster dão o charme na varanda decorada com plantas (Projeto: Bricks)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *