Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Como fazer uma decoração de sala adequada e estilosa

08/04/2020

A decoração da sala é importante principalmente porque esse é um cômodo especial para receber amigos e familiares. Confira algumas dicas para decorar seu ambiente!

A sala é um local especial para todo lar. Afinal, é neste cômodo que costumamos receber os amigos, passamos tempo descansando e convivemos com a família. Por isso, pensar em uma boa decoração de sala é fundamental.

decoração de sala

A decoração da sala faz toda a diferença para o estilo e a personalidade desse cômodo que costuma ser aconchegante para receber visitas (Projeto: Lais Azevedo)

Neste espaço, é possível trazer cores, traços e estampas que são a cara dos moradores, de forma harmônica entre os móveis, revestimentos e objetos de decoração. Não importa o tamanho da sala: é possível decorar qualquer ambiente com estilo e sofisticação.

Comece pelos pisos e revestimentos para decorar a sala

Um dos momentos principais na decoração da sala é a escolha das tintas e dos revestimentos, tanto de parede quanto de piso, que impactam diretamente na harmonia dos móveis e demais objetos.

Mais do que contribuir para o estilo do ambiente, o papel do revestimento é também proteger a superfície e a estrutura da casa. Por ser resistente à umidade, à temperatura e a outros fatores ambientais, é um item que precisa estar na sua lista de compras. 

São exemplos de revestimentos: porcelanatos, cerâmicas, azulejos, pastilhas e até mesmo aqueles que reproduzem madeira ou pedras naturais. Além da parte estética, esse tipo de produto conta ainda com grande durabilidade e facilita muito na hora da limpeza. 

decoração de sala

Uma das possibilidades é inserir diferentes tipos de porcelanato no piso e na parede, como neste caso, em que foram escolhidos porcelanatos que reproduzem madeira e tijolos (Projeto: Bibiana Menegaz)

O principal fator que determinará a escolha do revestimento ideal é o tipo de ambiente, por isso é preciso considerar a exposição à água e às demais intempéries que podem ocorrer no dia a dia. Por exemplo, azulejos e pastilhas são indicados especialmente para áreas úmidas, como banheiros e cozinhas.

Porcelanatos e pedras, por sua vez, são ótimos para ambientes internos e secos, como as salas, já que ambos tornam o cômodo mais aconchegante e cheio de personalidade.

Quando usado nas paredes, o revestimento se torna um ponto focal e o restante da decoração deve seguir o mesmo estilo. Vale ressaltar que, para instalação do revestimento de parede, é preciso seguir a ordem de passos: alvenaria, emboço, argamassa colante, revestimento e finalização com uma argamassa de rejunte.

Outra opção de uso do revestimento é no piso. Nesse caso, o produto tem o objetivo de facilitar a limpeza do dia a dia, além de ajudar no controle térmico e contribuir para a sofisticação do ambiente.

Garanta que os seguintes passos tenham sido corretamente cumpridos para desfrutar dos benefícios do produto: laje, contrapiso, argamassa colante, revestimento, e argamassa de rejunte. Vale lembrar que a instalação do revestimento precisa ser feita por um profissional qualificado, com uso de EPIs.

Se você optar por um estilo rústico, o porcelanato que reproduz madeira é uma excelente opção, indicado para quem gosta de um estilo mais naturalista.

decoração de sala

O porcelanato que imita madeira, utilizado no piso, confere uma sensação rústica e natural ao cômodo, potencializando o clima de aconchego (Projeto: Ricardo Ambrosio Junior)

Vale ainda apostar em porcelanatos que reproduzem pedras naturais, perfeitos para complementar a decoração de ambientes com essa tendência natural.

Já se você prefere algo mais clean e delicado, cores claras são as mais recomendadas, pois transmitem leveza e suavidade. As cores escuras, por sua vez, oferecem modernidade ao ambiente, mas são mais indicadas para áreas maiores, uma vez que podem dar a impressão de um espaço menor, apesar da elegância e da sofisticação.

decoração de sala

Cores escuras são indicadas especialmente para salas amplas e conferem sofisticação e elegância (Projeto: Portobello Shop Lages)

Para quem gosta de um ambiente mais descontraído, uma opção interessante é usar tintas de cores marcantes, como vermelho ou amarelo, em uma ou mais paredes.

Dicas para decoração de sala

Os móveis são uma das primeiras coisas que chamam a atenção nos cômodos, por isso a importância de ter um cuidado especial com a decoração para sala. Trata-se de elementos que devem ter a personalidade dos moradores e, além disso, devem combinar com os demais itens do espaço.

Em uma sala de TV, vale investir em um rack ou painel de TV, disponíveis em diversos modelos, que vão desde o estilo rústico até algo mais romântico ou clean.

Os sofás também são elementos fundamentais para sala de TV ou sala de estar. Eles precisam ser confortáveis e ter um tamanho adequado, de acordo com o número de moradores e visitantes que a casa costuma receber.

Aqui, vale apostar em outros tipos de móveis que também fazem essa função, como a poltrona decorativa para sala e as namoradeiras.

Os aparadores e as estantes também fazem parte da decoração da sala, ótimos para expor livros, porta-retratos e demais objetos. Além disso, há vários modelos com estilos diferentes, capazes de dar cara nova ao ambiente.

Se a sua sala de estar é integrada com a sala de jantar ou a cozinha, mesas e cadeiras também devem fazer parte da decoração. Você pode, inclusive, usar esses móveis para dividir os ambientes.

decoração de sala

Usar sofás, estantes e outros elementos para dividir ambientes é uma forma estilosa de otimizar o espaço e decorar a sala (Projeto: Triângulo Arquitetura)

Para escolher os móveis, é essencial conferir o espaço disponível na sala. Lembre-se ainda de manter um espaço livre para a circulação de pessoas, garantindo um bom aproveitamento do ambiente.

Outro passo importante sobre como decorar uma sala é pensar no estilo que você deseja. É essencial considerar isso durante a escolha dos móveis, uma vez que os materiais, cores e designs impactam diretamente na harmonia do cômodo.

Por exemplo, existem salas decoradas voltadas ao estilo rústico. Nesse caso, o elemento principal deve ser a madeira, que oferece um toque campestre e natural ao ambiente.

decoração de sala

Em uma decoração de sala de estar com estilo rústico como essa, grande parte dos móveis e objetos seguem os tons e as texturas da madeira, com muito charme (Projeto: Gabriel Magalhães)

Já em uma sala clean, as cores claras predominam, com uma decoração mais delicada e minimalista. Nesse sentido, desde revestimentos até objetos, os elementos são mais leves e formam uma decoração de sala simples.

Outro estilo interessante para decoração de sala de jantar, de estar ou de TV é o retrô. Marcado por um visual vintage, ele é conhecido principalmente pelos móveis com pés palito e em linhas retas, que trazem um cenário das décadas de 50 e 60.

decoração de sala

Nos móveis para sala em estilo retrô, prevalecem as linhas retas e os pés palito, além da material como principal material (Projeto: Fernando Marangon)

O estilo clássico é outro que remete ao passado, representado por linhas curvas, arabescos e materiais nobres, como o veludo. Objetos de decoração para sala em bronze e dourado também fazem parte dessa tendência.

Já se você prefere algo mais moderno, invista em móveis com linhas retas e objetos com cores marcantes, como vermelho e amarelo, que também dão um toque descontraído no ambiente.

O estilo urbano ou industrial é outro que tem feito sucesso. Móveis de madeira com acabamento em metal são a cara desse tipo de decoração, que também combina com revestimentos que reproduzem tijolinhos ou cimento queimado.

Gostou das nossas dicas? Continue se inspirando nas decorações de salas aqui no Archtrends Portobello!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *