22.06.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Decoração de festa junina: criatividade para manter a tradição viva na quarentena

 minutos de leitura
calendar-blank-line
22.06.2020
Usando a criatividade é possível fazer uma decoração de festa junina incrível e manter as tradições na pandemia.
minutos de leitura

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as pessoas precisam ficar mais em casa para se protegerem. Isso não quer dizer que as celebrações, como o São João, precisem ser totalmente deixadas de lado. Usando a criatividade, é possível fazer uma decoração de festa junina caseira e comemorar a data com a sua família.

A seguir, trazemos uma série de dicas para você! Vamos apresentar opções para celebrar o São João durante a pandemia e dicas de decoração de festa junina. É só seguir a leitura e começar os preparativos para o seu arraiá!

Decoração de Festa Junina - Mesmo em época de pandemia, você pode celebrar as festas de São João
Mesmo em época de pandemia, você pode celebrar as festas de São João (Foto: Pixabay)

Opções para celebrar o São João durante a pandemia

Ficar em casa e se proteger da contaminação do coronavírus é a palavra de ordem no momento. Porém, podemos fazer as celebrações juninas em casa, assim como outras datas comemorativas que passaram durante a quarentena, como o Dia dos Namorados, por exemplo.

Opções para celebrar o São João durante a pandemia não faltam! Veja, a seguir, alguns exemplos!

Lives juninas

Decoração de Festa Junina - A dupla sertaneja Simone & Simaria fará uma live comemorativa ao São João
A dupla sertaneja Simone & Simaria fará uma live comemorativa ao São João (Foto: Yoki Brasil)

Desde o início da quarentena, diversos artistas estão fazendo lives, em seus canais no YouTube, redes sociais e até mesmo na televisão. Essas apresentações on-line substituem os shows, que não podem ser realizados para evitar a aglomeração de pessoas.

No mês de São João, algumas das lives feitas pelos artistas serão temáticas, podendo ser a trilha perfeita para uma festa junina caseira. Você pode aproveitar a data da apresentação para fazer uma decoração caipira em casa e curtir com a família.

Os cantores Gusttavo Lima, Felipe Araújo, Jonas Esticado, Raí Saia Rodada e a dupla sertaneja Simone & Simaria são alguns dos artistas que farão lives juninas nos próximos dias.

Programe-se com o nosso calendário de lives:

  • 26/06, às 21h – Buteco Especial de São João, com Gusttavo Lima, Felipe Araújo e Jonas Esticado;

  • 27/06, às 16h30min – Quermesse em Casa Ao Vivo, com Simone & Simaria;

  • 12/07, às 17h – Live Made in Roça, com Raí Saia Rodada.

Maior São do Mundo em versão on-line

A maior festa do planeta, o São João de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, terá uma nova versão on-line no mês de junho. Veja aqui a chamada do  “São João de Campina Grande em casa” para o ano de 2020:

Segundo anúncio feito pela realizadora do evento, 17 artistas vão se apresentar nos dias 23, 24 e 27 de junho. A programação será transmitida no canal do evento no YouTube. O São João virtual de Campina Grande será realizado com a participação de artistas regionais e atrações nacionais, como a cantora Elba Ramalho.

Decoração de Festa Junina - Elba Ramalho é uma das atrações principais da versão do maior São João do mundo virtual
Elba Ramalho é uma das atrações principais da versão do maior São João do mundo virtual (Foto: Wikimedia)

Para garantir a segurança dos artistas e equipes de produção, as apresentações terão cenário junino, retratando o Parque do Povo, mas sem a participação do público. Ou seja, adotando todas as medidas de proteção determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e autoridades sanitárias locais.

São João de Caruaru terá festa solidária

Decoração de Festa Junina - Versão tradicional do São João de Caruaru (PE) terá versão solidária para ajudar trabalhadores
Versão tradicional do São João de Caruaru (PE) terá versão solidária para ajudar trabalhadores (Foto: Wikimedia Commons)

A prefeitura de Caruaru (PE) irá promover o São João de Caruaru Solidário, que substituirá a tradicional festa junina realizada nas ruas. A campanha tem como objetivo arrecadar doações para 18 mil trabalhadores do setor produtivo do São João, que está sendo afetado diretamente com a impossibilidade da realização do São João no formato tradicional. Na campanha,  é possível doar o valor da cesta básica, do kit de higiene ou qualquer outra quantia em dinheiro.

Quadriata

Usando a criatividade é possível fazer uma decoração de festa junina incrível e manter as tradições na pandemia.Uma coisa que não se pode negar jamais é a criatividade do povo brasileiro! Exemplo disso são as quadriatas que estão sendo realizadas em algumas cidades, como Belo Horizonte. Na capital mineira, é tradição que se faça o Cortejo Junino, para dar o pontapé inicial nas celebrações de São João.

Este ano, por conta da pandemia, o evento foi substituído por quadriatas. Os participantes usam máscaras de proteção e decoram os seus carros com elementos típicos das festas juninas para saírem em carreata pelas ruas da cidade. A ideia é mostrar que as tradições se mantêm vivas, mesmo em período de quarentena.

Festa junina em Drive Thru

O uso de carros nas celebrações juninas também foi visto em algumas escolas de Aparecida de Goiânia, em Goiás. Respeitando o isolamento social, o tradicional evento em homenagem a São João foi realizado dentro dos automóveis, no esquema Drive Thru.

Nas escolas, os professores fizeram lembrancinhas para os alunos, que podiam passar pelo local de carro com os seus pais para recebê-las. Na ocasião também foi feita a venda de pratos típicos da época.

Esses são alguns exemplos de festa junina adaptada para a época de quarentena. É claro que nada substitui o calor humano, as danças e as rodas de conversa que marcam os eventos tradicionais. No entanto, as adaptações servem como alternativa para não deixar a data passar em branco, principalmente para as famílias que têm crianças em casa e buscam atividades para desenvolver no isolamento.

Dicas de decoração de festa junina para as celebrações adaptadas

Se você pretende aproveitar uma das lives dos artistas ou montar a sua própria playlist e fazer um São João caseiro para a sua família, precisa conferir as nossas dicas. Vamos explicar como fazer a decoração de festa junina e surpreender aos seus familiares.

Capriche nos pratos típicos

Decoração de Festa Junina - A canjica e outros pratos típicos, além de deliciosos, contribuem para uma linda decoração de festa junina
A canjica e outros pratos típicos, além de deliciosos, contribuem para uma linda decoração de festa junina (Foto: Pixabay)

Além de serem deliciosos, os pratos típicos também servem como decoração de festa junina. Afinal, uma mesa posta, com todas essas delícias, agrada não só o estômago, mas também os olhos de todo mundo que a visualiza.

Confira algumas receitas práticas para fazer na sua casa, envolvendo as crianças e tendo um momento divertido em família!

Canjica tradicional

A receita de canjica tradicional, apresentada a seguir, foi retirada do portal da Yoki.

Ingredientes
  • 1 litro de leite;

  • 2 litros de água;

  • 100 g de coco ralado;

  • 1 lata de creme de leite

  • 1 xícara (chá) de açúcar;

  • 1 lata de leite condensado;

  • 2 xícaras (chá) de canjica de milho;

  • cravo-da-índia e canela-da-china a gosto.

Modo de preparo

Deixe a canjica de molho na água por 24 horas. Transfira a receita de canjica cremosa para uma panela de pressão com água. Adicione o cravo e a canela e cozinhe por cerca de 45 minutos.

Acrescente o açúcar, o leite, o leite condensado e o coco. Com a panela destampada, cozinhe até a canjica engrossar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite.

Depois de pronto, é só servir em porções individuais, podendo usar a canela e o cravo também como itens decorativos para o prato.

Maçã do amor

A deliciosa receita de maça do amor, que citaremos na sequência, foi disponibilizada no portal GShow.

Decoração de Festa Junina - A maça do amor também é uma das delícias típicas das comemorações de São João
A maça do amor também é uma das delícias típicas das comemorações de São João (Foto: Pixabay)
Ingredientes
  • 1 kg de açúcar;

  • 500 ml de água;

  • palitos de sorvete;

  • 1 colher (sopa) de vinagre;

  • corante vermelho (pó ou líquido);

  • 12 maçãs (pequenas ou médias).

Modo de preparo

Lave bem as maçãs e espete-as com os palitos de sorvete. Unte as formas de alumínio com óleo e reserve.

Para fazer a calda, coloque todos os demais ingredientes dentro de uma panela e mexa no fogão, sem usar colher. Cozinhe em fogo alto até ferver, depois mude para médio e mantenha por aproximadamente 25 minutos.

Quando a calda estiver no ponto, mergulhe as maçãs e deixe-as secar na forma untada.

Quentão sem álcool

A receita de quentão sem álcool que apresentaremos a seguir, é uma criação publicada no portal Prata & Pratos.

Ingredientes
  • 500 g de açúcar;

  • 100 g de gengibre;

  • 2 limões em rodela;

  • 10 g de cravo-da-índia;

  • canela em pau a gosto;

  • 3 garrafas de 500 ml de água;

  • 1 garrafa de 500 ml de suco de uva.

Modo de preparo

Coloque o suco, a água e o açúcar em uma panela e deixe aquecendo. Depois, acrescente o cravo, o gengibre, a canela e as rodelas dos limões em um tecido, que pode ser um pano de prato bem limpo. Em seguida, coloque o sachê dentro da panela.

Deixe levantar a fervura, por cerca de 10 minutos e depois é só servir!

Envolva a família para fazer as bandeirinhas

Decoração de Festa Junina - Toda a família pode ajudar na confecção das bandeirinhas para decoração de festa junina
Toda a família pode ajudar na confecção das bandeirinhas para decoração de festa junina (Foto: Pixabay)

Além das receitas  típicas, a sua decoração de festa junina também precisa ter as tradicionais bandeirinhas. Elas podem ser feitas com papel de seda, cartolina ou sulfite.

Caso não queira gastar com a compra desses materiais, pode usar revistas velhas e o efeito será o mesmo!

Faça uma fogueira simbólica

Que tal criar uma versão simbólica da fogueira de São João para a sua festa junina caseira? Para isso, recomendamos usar o EVA (material emborrachado), para fazer a madeira e o papel celofane vermelho e amarelo para simbolizar o fogo.

Recorte as partes com o devido formato e cole a arte em uma parede. Tudo ficará muito bonito e todos devem adorar.

Aposte na decoração de cordel

Decoração de Festa Junina - A literatura de cordel pode servir como mote de inspiração para a sua decoração de festa junina
A literatura de cordel pode servir como mote de inspiração para a sua decoração de festa junina (Foto: flickr)

A literatura de cordel é tradicional nas festas juninas do Nordeste. Tratam-se de livrinhos com histórias curtas, que são pendurados em uma corda, para que as pessoas possam pegar, ler e se divertir com o conteúdo.

Você pode fazer uma decoração de cordel na sua casa. Peça para  as crianças fazerem os livrinhos, inventando histórias criativas.

Depois, pendure os livrinhos em uma espécie de varal e use isso como objeto decorativo na sua festa.

Capriche no figurino

Decoração de Festa Junina - Na decoração de festa junina, o figurino é um ponto essencial e que não pode ser deixado de lado
Na decoração de festa junina, o figurino é um ponto essencial e que não pode ser deixado de lado (Foto: Pixabay)

A decoração de festa junina também precisa ter participantes com o traje típico, não é mesmo? Os caipiras precisam ser a sensação do evento e você pode usar roupas que já tem, fazendo apenas uma customização.

Para os meninos, o uso do chapéu de palha é essencial. Também podem ser costurados remendos nas calças e usada uma camisa xadrez. Nas crianças, você pode pintar uma barba com canetinha ou carvão.

Já as meninas podem usar um vestido caipira clássico e caprichar no penteado. As tranças no cabelo combinam muito bem com essa época.

Pronto! Seguindo essas dicas, você terá uma linda decoração de festa junina em casa! Lembre-se apenas que a comemoração deve ser feita apenas entre as pessoas que moram com você! Infelizmente, ainda não é o momento de convidar amigos para celebrar conosco, mas tudo pode ser compartilhado com eles nas redes sociais!

E já que é preciso passar mais tempo no lar, veja agora o nosso artigo que fala sobre o Indoor Style, a tendência de roupa para ficar em casa.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração de festa junina: criatividade par...

Decoração de festa junina: criatividade para manter a tradição viva na quarentena

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies