17.10.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Área externa de cobertura em tons de azul e madeira
Materiais naturais combinados ao estilo contemporâneo trouxeram personalidade para esta cobertura (Projeto: IK Studio)

7 dicas de decoração de cobertura de apartamento

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.10.2018
Diferentemente das demais unidades do prédio, o apartamento com cobertura é um lugar especial. Vale a pena tirar proveito das características únicas desse espaço para compor um ambiente bem-aproveitado. Se você quer saber como fazer isso e conhecer os cuidados necessários, continue com a gente!
minutos de leitura

A decoração de cobertura de apartamento tem o poder de transformar por completo os apartamentos do último andar dos prédios e as suas áreas externas privativas.

Sobretudo nos grandes centros urbanos que carecem de espaços de lazer ao ar livre, contar com um ambiente aberto para descansar ou receber faz toda a diferença.

Isso sem falar na vista privilegiada!

Mas como planejar a decoração de cobertura para ter um ambiente personalizado? Este artigo traz os principais cuidados que você deve tomar para criar um espaço bonito e funcional.

1. Avalie a estrutura do imóvel

Dependendo das necessidades do projeto, a decoração de cobertura envolve uma avaliação cuidadosa da estrutura do apartamento e do prédio.

Isso porque alguns tipos de reforma em edifícios são mais complexos, quando comparados aos de casas de apenas um andar.

Então, se a sua ideia é alterar a configuração das paredes, construir uma piscina ou fazer outras modificações estruturais, atente-se às normas técnicas do prédio.

Além de garantir a segurança de todos, isso evita retrabalhos e eventuais desperdícios com materiais e mão de obra.

Seja qual for o tipo de modificação, fazer uma análise antes de começar a executá-la é sempre importante.

Por isso, vale a pena contratar profissionais capacitados para iniciar qualquer reforma em uma cobertura.

2. Crie áreas com usos diferentes

Uma das maiores vantagens da cobertura é a possibilidade de dividi-la em diferentes ambientes, pensando nos usos de cada espaço.

Mas como fazer essa divisão? O ponto de partida deve ser as necessidades e preferências dos moradores. 

Enquanto algumas pessoas usam a cobertura para momentos privativos de relaxamento, outras gostam de promover grandes festas, por exemplo.

Sendo assim, a disposição de cada espaço pode ser personalizada. A configuração não precisa ser sempre a mesma.

Porém, as áreas que não costumam faltar na maioria das coberturas são as que apresentaremos em seguida.

Área gourmet

Área gourmet com piso de pedra, paredes vermelhas e móveis de madeira, além de plantas
Nesta cobertura charmosa, a área gourmet fica em um espaço coberto e equipado para receber pessoas (Projeto: Amanda Miranda)

Chamado de área gourmet ou área de churrasqueira, esse espaço é planejado para servir, principalmente, ao preparo de alimentos e às refeições em si.

Portanto, costuma ter uma cozinha equipada com bancada, pia, eletrodomésticos e mesa com cadeiras, além de utensílios diversos.

Basicamente, quanto mais equipado esse ambiente for, melhor!

Área de piscina

Detalhe de piscina com revestimentos claros
Salt Lake, da Portobello, é uma excelente opção de revestimento para áreas externas e piscinas (Projeto: Portobello)

Por se tratar de um local aberto, uma das formas de aproveitar o terraço é curtindo uma piscina nos dias de sol.

O tamanho e o formato da piscina dependem da área disponível e de como os diferentes ambientes da cobertura serão distribuídos.

Há ainda quem prefira, no lugar da piscina, uma jacuzzi ou um ofurô — ou os dois.

Área de estar

Na área de estar, o principal é fazer com que a decoração da cobertura de apartamento deixe o ambiente o mais acolhedor possível.

Portanto, escolha móveis confortáveis, que incentivem a permanência durante o dia ou à noite.

A divisão de áreas não precisa ser, necessariamente, física. Os ambientes podem ser delimitados e integrados ao mesmo tempo.

Uma estratégia bastante usada é o fechamento de alguns espaços do terraço com divisórias e portas de correr de vidro

Dessa forma, a área gourmet ou de estar da cobertura podem ser usadas sem problemas mesmo em dias de chuva e vento.

Cozinha ampla com detalhes em vidro e porcelanato
Neste projeto, o vidro foi usado para cobrir a cozinha e fazer portas e janelas que permitem apreciar a vista de São Paulo (Projeto: Correa Fernandes)

Leia também:

3. Escolha uma paleta de cores para decoração de cobertura de apartamento

As cores são consideradas os elementos mais expressivos no visual dos ambientes. Isso quer dizer que a escolha da paleta para a decoração de cobertura de apartamento deve receber uma atenção especial.

Além do gosto particular, a seleção de tons está ligada ao estilo decorativo e à atmosfera que se deseja criar.

Use outros projetos como referências para se inspirar durante a elaboração do seu.

Também vale a pena saber quais são as sensações transmitidas pelas cores e como combiná-las com a ajuda do círculo cromático. A partir disso, fica mais fácil compor uma paleta com a cara dos moradores.

Outra dica é conhecer as tendências de cores para área externa, sobretudo se você deseja criar ambientes com um visual moderno.

4. Selecione os revestimentos mais adequados

Cobertura com piscina pequena
O piso da área da piscina desta cobertura foi revestido com Montana Grey, da Portobello (Projeto: Todo Arquitetura / Foto: @juliatotoli.foto)

Se você busca uma decoração de cobertura de apartamento bonita e funcional, opte por revestimentos de qualidade.

Por conta da resistência e da diversidade de formatos, cores e estampas, o porcelanato é considerado uma ótima opção para todo tipo de ambiente, tanto interno quanto externo.

Com isso em mente, pesquise os revestimentos disponíveis no mercado até achar aqueles que se encaixam perfeitamente na proposta do seu projeto.

Cobertura com jacuzzi em tons claros de cinza e madeira
Combinação de revestimentos em cores neutras que reproduzem materiais naturais (Projeto: Amanda Miranda)

No projeto de cobertura acima, optou-se nas paredes pelo porcelanato Boreal Natural, da Portobello, que reproduz madeira. 

Trata-se de um revestimento que remete diretamente a um material natural. Ou seja, que oferece a vantagem extra de ser sustentável e ao mesmo tempo bonito, durável e aconchegante.

Área de churrasqueira em tons de bege e preto
Cobertura com área de churrasqueira revestida com Nero Venato e fechada por portas de vidro (Projeto: Amanda Miranda)

Existem também revestimentos com um ar mais sóbrio para projetos com um visual sofisticado, como é o caso de Nero Venato, da linha Unique, da Portobello. 

Com veios brancos e dourados que contrastam com o fundo preto, ele impressiona pela beleza dos desenhos típicos de um mármore.

Cobertura com banheira que dá vista para a cidade
Concreto dá uma atmosfera urbana aos projetos (Projeto: Doriana Campos)

Os que reproduzem a aparência do concreto também fazem muito sucesso na decoração. Esse é o caso, por exemplo, da linha Brasília, da Portobello.

Afinal, essa é uma forma de estabelecer um diálogo entre o projeto arquitetônico e o tecido urbano que pode ser contemplado da cobertura.

5. Invista em iluminação

Durante o dia, nada melhor do que aproveitar a iluminação natural do espaço aberto. No entanto, no período noturno, a artificial se faz necessária.

Da mesma forma que outros elementos da decoração de cobertura de apartamento, os pontos de luz devem ajudar a criar uma atmosfera aconchegante. Para isso, busque uma claridade suave e homogênea.

Se quiser agregar um charme extra à iluminação, conte com arandelas, refletores de jardim e outras luminárias para produzir um efeito interessante e, se for o caso, intimista.

6. Busque móveis que garantam conforto e funcionalidade

A escolha dos móveis está diretamente ligada às áreas que compõem a cobertura.

No entanto, pensando que se tratam de ambientes dedicados sobretudo ao lazer, o conforto deve estar entre as prioridades.

Mesas e cadeiras, por exemplo, não precisam ficar restritas à área gourmet. Pelo contrário, podem estar presentes em outros cantos do terraço.

Bancos, sofás, espreguiçadeiras, cadeiras de balanço, poltronas e pufes também costumam estar entre os mobiliários que ajudam a deixar os ambientes mais confortáveis.

Hoje não faltam opções de móveis feitos para áreas externas, ou seja, que podem ficar expostos ao sol e à chuva. 

Geralmente, eles contam com estruturas e acabamentos reforçados. Costumam ser produzidos em madeira tratada, aço inox, alumínio e fibras naturais.

Ainda têm estofados apropriados, feitos com tecidos impermeáveis, usados também em almofadas.

7. Aposte no paisagismo

Cobertura com plantas e espelho d'água
A combinação entre as plantas e o espelho d’água criou um ambiente que exala frescor e calmaria (Projeto: Oficina Gris Fernanda + Lana)

A possibilidade de cultivar plantas faz parte das vantagens oferecidas pelas coberturas. Além de contribuir para o bem-estar, elas ajudam a compor o paisagismo do ambiente.

Você pode preencher os espaços com cores, trazendo mais vida para a decoração por meio de folhagens e flores diversas.

Na hora de escolher as espécies, leve em conta a incidência do sol, para garantir que as condições sejam adequadas para elas. 

Vasos bonitos também ajudam a valorizar o visual das verdinhas. Só tome cuidado para não atrapalhar a circulação de pessoas.

Dependendo do projeto, uma boa dica é criar um jardim vertical. Esse recurso não ocupa espaço e deixa qualquer área externa muito charmosa e com um ar de tranquilidade.

Outra maneira de trazer a natureza para a cobertura é por meio de canteiros e hortas, além de caminhos de pedra ou de madeira.

Por se tratar de um espaço voltado aos momentos de lazer e diversão, beleza é fundamental! Se quiser criar um ambiente de bom gosto, adote essas dicas de decoração de cobertura de apartamento.

Você valoriza projetos personalizados? Então, descubra como a autenticidade abre portas para a sustentabilidade!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

7 dicas de decoração de cobertura de aparta...

7 dicas de decoração de cobertura de apartamento

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies