Menu
Projetos e Obras
Busca
Decoração com flores, orquídeas rosas

Fazer arranjos e criar um "santuário" para as flores em projetos é o que há para ganhar qualidade de vida e cores fantásticas no décor (Projeto: Claudia Viana)

Conteúdo Matérias

Decoração com flores: benefícios que vão além da estética

23/06/2021

Descubra os maiores benefícios da decoração com flores, que vão muito além de embelezar o ambiente com uma estética orgânica!

Amarelas, rosas, vermelhas. As plantas esbanjam cores e formatos que combinam com projetos de diversos tipos. Sempre há uma espécie ideal para cada proposta. Mas a decoração com flores vai além, pois elas não são meros componentes estéticos para incrementar casas e apartamentos.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

As plantas foram utilizadas ao longo da história para diferentes fins em diversas culturas — de presentes a tratamentos. E na arquitetura e decoração de interiores, elas sempre foram ressaltadas, cada uma com a sua beleza e os seus benefícios.

Se hoje elas são artigos de desejo para decorar um ambiente, saiba que a decoração com flores reserva muito mais do que beleza. E você vai conhecer neste artigo todas as vantagens de contar com um toque floral!

Como o mundo usa o poder da decoração com flores há séculos?

O ser humano tem um apreço histórico por flores. Elas são utilizadas em diversos momentos da vida, indo além dos tradicionais casamentos e funerais.

Dependendo da civilização, cada flor tem um significado, o que torna caules, pétalas e perfumes interessantes e curiosos.

Tulipa

Decoração com flores, campo de tulipas
A tulipa tem várias cores; basta saber combinar o tom com o projeto que o resultado será lindo (Foto: PxHere)

Para os orientais, a tulipa representa a paixão desde a Antiguidade.

Esse significado surgiu de uma lenda turca, que conta que um jovem, chamado Farhad, tirou a própria vida ao saber que sua amada, Shirin, havia falecido.

Reza o conto que a cada gota de sangue que caiu do corpo de Farhad uma linda tulipa nasceu. O vermelho intenso seria, assim, uma representação do líquido vital de um apaixonado.

Orquídea

Decoração com flores, orquídea branca e rosa
As orquídeas reservam combinações de cores inusitadas (Foto: PxHere)

Na Grécia Antiga, o povo visualizava as orquídeas como as flores da fertilidade e da virilidade. Seu formato e suas cores intensas — distribuídas em mais de 50 mil espécies — tinham conotação sexual para os gregos antigos.

Mas a orquídea tem outra representatividade para o Japão. Nos tempos feudais, em que reinavam imperadores, a planta simbolizava coragem. Mais precisamente uma espécie tinha esse simbolismo.

Conhecida como a “orquídea do samurai”, ela crescia em regiões montanhosas, de difícil acesso. Ou seja, era preciso ter conhecimento e coragem para conseguir colhê-la.

Cravo

Decoração com flores, cravo rosa
É preciso de poucos botões de cravo para que eles aromatizem o ambiente na medida certa (Foto: PxHere)

No México, os indígenas consideram o cravo a “flor dos mortos”. Esses povos o usam em cerimoniais de despedida, valendo-se bastante do aroma intenso da espécie para homenagear os entes falecidos.

Já para os coreanos, o cravo tem um uso curioso. Três flores são colocadas na cabeça de uma pessoa; a primeira que murchar e cair indica em que período ela terá sofrimento.

Lírio

Decoração com flores, lírio
Apesar da beleza singular, deixe o lírio longe de animais e crianças, pois a planta é tóxica (Foto: PxHere)

O lírio ganhou uma conotação religiosa para alguns povos europeus durante a Idade Média. A planta era a representação da Virgem Maria.

Quando alguém presenteava uma mulher com a espécie, isso era visto como sinônimo de querer se casar. O gesto mostrava que a pretendente era a ideal, melhor do que qualquer outra.

Callas

Decoração com flores, callas
Essa flor também é conhecida como lírio de callas, pois é bastante parecida com a outra planta (Foto: PxHere)

Para os gregos, a callas era uma flor que simbolizava a pureza e a santidade. Uma vez que esse povo era muito ligado a divindades e cultos, eles as expressavam com flores também.

A variedade branca ainda hoje é muito usada na decoração com flores para casamentos. Já a de tom rosa denota admiração.

Quais são os benefícios do uso das flores que vão além da estética?

Para além de um belo design de interiores, as plantas entregam benefícios que vão ao encontro da saúde física e mental. Ambas são essenciais para ter uma qualidade de vida plena.

Melhora a umidade do ar

As plantas realizam, entre diversas funções orgânicas, a umidificação do ar. Com um “umidificador natural”, o ambiente ganha mais partículas de água suspensas, que contribuem para a respiração.

Aliás, o efeito da umidificação já pode ser sentido nos primeiros momentos após a conclusão de uma decoração com flores caprichada.

Para além da estética, esse é um benefício que sempre foi dos mais considerados para se decorar com plantas.

A umidificação do ar pelas plantas ajuda substancialmente as pessoas com problemas respiratórios. Rinites e sinusites, por exemplo, podem ser mais controladas.

Decoração com flores, Linha Cottage Portobello
Em projetos em metrópoles e em áreas sem arborização, as plantas são boas soluções (Foto: Portobello S.A.)

Purifica o ambiente

A maior umidade do ar em espaços com várias plantas também contribui para diminuir as partículas de poeira e sujeira suspensas.

De acordo com uma pesquisa do Istituto per la Protezione Sostenibile dele Piante del Consiglio Nazionale Ricerche, esse é um grande benefício da decoração com flores.

Não é à toa que cidades que investem em jardins, canteiros, parques e demais projetos que demandam plantas conseguem ter uma maior qualidade relativa do ar.

Contribui para o bom humor

Uma das maiores contribuições que a decoração com flores traz às pessoas é a melhora do humor.

O estudo que mostra que as plantas impactam o humor é do diretor do Grupo de Pesquisa de Plantas e Qualidade Ambiental da Universidade de Tecnologia de Sydney, Fraser Torpy.

De acordo com a pesquisa dele, ambientes com plantas reduzem em até 40% o estresse de seus frequentadores.

Decoração com flores amarelas em banheiro
Especialmente em tempos em que ficar em casa é uma recomendação por conta da pandemia, faz ainda mais sentido ter espécies para adornar ambientes (Projeto: Portobello Shop São José dos Campos

Estimula o bem-estar

Pessoas que estão rodeadas de plantas conseguem ter uma sensação maior de bem-estar. Logo, para profissionais de arquitetura e design, desenvolver uma decoração com flores é quase que uma regra.

A natureza tem muito a ensinar ao ser humano. Esse é um dos motivos pelos quais vale a pena ter um espaço recheado de plantas.

Melhora a acústica do ambiente

Plantas colaboram para a acústica. Se você já esteve em uma zona de mata, sabe que ela consegue bloquear os sons externos, fazendo com que se ouça apenas a natureza local.

Portanto, a decoração com flores é uma excelente aliada para reduzir sons indesejados que adentram os ambientes.

As plantas “abafam” os sons de fora e de dentro, o que ajuda a diminuir ecos. Ou seja, ideal para eliminar aquela sensação de casa vazia.

Decoração com flores, orquídea em sala de leitura
Um toque floral dentro de uma sala de leitura ou um escritório deixa o ambiente mais leve (Projeto: Rici Flores & Suzana Nasser)

Ajuda a manter o clima fresco

As plantas conseguem deixar o clima interno mais úmido — o que, por consequência, melhora a temperatura ambiente.

Logo, trazer espécies para dentro dos ambientes, dos pequenos aos amplos, ajuda a mantê-los amenos e confortáveis para passar várias horas.

Se o intuito do projeto é esse, vale a pena caprichar na quantidade de plantas usadas, pois esse efeito é conquistado com muito volume.

Dê preferência a flores e folhas, pois essas últimas é que realizam a umidificação do ar com mais intensidade.

Estimula a concentração

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Queensland, na Austrália, ambientes que têm uma decoração com flores ajudam a aumentar a concentração de quem os usa. Isso colabora diretamente para uma maior produtividade.

Portanto, usar flores no home office e em projetos de salas de leitura ou descanso traz mais foco ao momento, com bastante leveza. Aliás, o uso de plantas é uma verdadeira tendência de decoração para escritórios em casa.

Decoração com flores, Casacor Scitapema
As urban jungles estão em alta. E elas têm um motivo científico que ajuda tanto projetos comerciais quanto residenciais (Projeto: Adriana Cristina Piva de Faria)

Aromatiza o ambiente

As fragrâncias das flores deixam os ambientes mais aconchegantes. E elas tendem a ser muito equilibradas nesse sentido, sem invadirem os espaços com aromas fortes.

Nessa linha, fazer uma decoração com flores como a gérbera, o crisântemo ou as rosas é tudo de bom.

O aroma natural traz, além de uma sensação agradável, insetos polinizadores para a área, como abelhas, dando um toque ainda mais campestre.

As plantas atravessam a história e habitam as casas com suas qualidades intrínsecas, decorando cada cantinho com uma delicadeza orgânica. Do menor ao maior metro quadrado, suas formas, seus tons e aromas trazem benefícios que as tornam irresistíveis.

Resta aproveitar todas as vantagens que uma decoração com flores oferece e transformar os ambientes com essa proposta. Há espécies de sobra para cada estilo decorativo, do clássico ao contemporâneo, passando pelo rústico.

Aliás, a decoração com flores é uma das marcas registradas da arquitetura verde. Conheça essa tendência que veio para ficar!

Foto de destaque: Fazer arranjos e criar um “santuário” para as flores em projetos é o que há para ganhar qualidade de vida e cores fantásticas no décor (Projeto: Claudia Viana)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *