25.08.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Programa Decora GNT reúne dicas práticas de decoração. Veja as principais (Projeto: Gabriel Magalhães)

As 15 melhores ideias do Decora GNT

 minutos de leitura
calendar-blank-line
25.08.2021
Programas de decoração são queridinhos dos brasileiros. Separamos dicas simples e práticas do Decora GNT para você se inspirar. Veja 15 sugestões.
minutos de leitura

O Decora GNT é um programa semanal do canal fechado, que está no ar desde 2011. Ele ganhou cara nova e, agora, seu nome é Decore-se. Comandado pela arquiteta Stephanie Ribeiro, nele são os próprios moradores que colocam a mão na massa para transformar um espaço do seu lar.

Isso, claro, com as orientações do projeto criado pela profissional para tornar o ambiente acolhedor, mas também funcional.

A troca de nome reflete as mudanças que a nossa casa sofreu desde o início da pandemia, em 2020. Os espaços agora também precisam servir para trabalhar e ter momentos de lazer.

Nesse cenário, Stephanie passou a acompanhar virtualmente duas famílias diferentes em suas reformas. Os espectadores também seguem o passo a passo da transformação e, claro, veem o antes e depois.

Já foram duas temporadas da nova versão do Decora GNT, ambas repletas de dicas e inspirações que podem ser facilmente reproduzidas ou adaptadas para a sua casa. E para facilitar quem está buscando por dicas práticas, a gente listou 15 ideias que já foram ao ar. Acompanhe!

1. Reposicione os móveis para uma mudança rápida

Uma dica supersimples do Decora GNT é mudar os móveis de lugar para renovar a decoração da sala ou de outros ambientes. Eles devem acompanhar as necessidades dos moradores e, por isso, pode ser interessante trocar as posições de vez em quando.

decora gnt
Mexer no layout dos móveis pode ser suficiente para uma boa repaginada (Projeto: André Soares)

Só é preciso ficar de olho no espaço para circulação, que precisa ser respeitado. Portanto, nada de entulhar o ambiente com móveis!

Ainda sobre as mudanças de posição, você já pensou em usar um móvel que enjoou em outro cômodo da casa? No Decora GNT, já teve até mesinha de cozinha sendo usada como mesa de cabeceira para quarto.

2. Incorpore cores pintando uma parede

Vira e mexe surge aquela cor que é tendência na decoração. Mas no Decora GNT a gente aprende que ela não precisa ser incorporada com um móvel caro, assinado por um designer famoso.

Se você gosta de rosa, verde ou outra cor que esteja em alta, considere pintar uma parede nesses tons. Assim, você gasta bem menos do que trocando os móveis. Além disso, pode pintar novamente a parede se não gostar, se não se acostumar com o resultado ou quando quiser testar outra cor.

3. Se preferir, use as cores em objetos menores

Mas tem gente que tem medo de apostar em cores em paredes, pisos e revestimentos de parede. De fato, quando os tons ocupam mais espaço no ambiente, chamam mais a atenção.

Por isso, uma dica do Decora GNT é preferir pisos e paredes em tons neutros, e ousar na escolha de objetos coloridos. Isso inclui até mesmo pequenos móveis, como poltronas e mesas laterais.

decora gnt
Objetos ou móveis coloridos dão toque de personalidade (Projeto: Sophia Romcy de Oliveira)

Almofadas, mantas, tapetes, cadeiras e quadros podem trazer as cores para dar um toque de personalidade ao cômodo. Isso tudo permitindo uma fácil (e mais barata) troca de estilo sempre que você quiser.

4. Escolha o tamanho certo de tapete com dica do Decora GNT

Esse é um item de decoração que traz aconchego para os ambientes. Por isso, sempre foi muito usado até por outros arquitetos renomados que já passaram pelo Decora GNT, como Bel Lobo, Marcelo Rosenbaum e Maurício Arruda.

No entanto, é muito comum errar no tamanho do tapete. Seguindo as dicas do Decora GNT, você deve escolher um tapete que tenha de 50 cm a 60 cm a mais do que o móvel, seja uma cama ou sofá, por exemplo. Isso mesmo: ele precisa ser maior do que o móvel!

decora gnt
Entre as dicas do Decora GNT, tamanho certo do tapete faz a diferença na decoração (Projeto: Gebara & Filártiga Arquitetos)

5. Troque os quadros para mexer no estilo do espaço

O atrativo do Decora GNT é justamente levar dicas que estão ao alcance de todos. Afinal, as pequenas reformas e os ajustes na decoração são feitos pelos próprios moradores.

Durante o programa, aprendemos também que a troca dos quadros e outros objetos de decoração nas paredes pode mudar completamente o estilo do espaço.

E se você unir essa dica a outras, como a mudança de posição dos móveis, vai conseguir um resultado ainda mais impactante!

6. Cubra revestimentos e azulejos com as dicas do Decora GNT

Sabe aquele azulejo ou piso antigo que você enjoou, mas tem preguiça só de pensar em trocar? Ao longo das temporadas do Decora GNT, vimos diferentes opções para dar uma cara nova aos espaços.

Em vez de tirar tudo e preparar a parede ou o chão para receber um novo revestimento, você pode cobrir as peças antigas. Dá para colar um novo revestimento por cima usando argamassa especial.

decora gnt
Dicas do Decora GNT também ajudam a renovar revestimentos sem muito esforço (Projeto: Madi Arquitetura & Design)

Também dá para ter acabamento de pintura em paredes. É só cobrir os revestimentos com massa acrílica, lixar e pintar da cor que quiser.

7. Prefira móveis baixos em ambientes pequenos

Se não tiver muito espaço, uma das dicas para criar amplitude é optar por móveis baixos. Outro ponto para ficar de olho é na escolha das cores. Os tons neutros e mais claros também ajudam a fazer com que o ambiente pareça maior.

8. Invista em móveis versáteis

Quando for comprar um móvel para a sua casa, pense de quantas formas você vai conseguir usá-lo, principalmente se o espaço for pequeno. Por exemplo, um banquinho pode servir não só para se sentar à mesa, como também de apoio ao lado do sofá ou da cama.

Para quem tem pouco espaço e não tem quarto de hóspedes, investir em um sofá-cama também pode ser uma boa ideia. Assim, vai poder receber visitas com mais conforto.

decora gnt
Gavetas tornam móveis como sofás e camas mais versáteis (Projeto: Carolina Fagundes)

Já o rack da sua sala pode ter gavetas e servir também como bufê. Outra ideia do Decora GNT interessante são racks com puffs que se encaixam na parte de baixo. Dessa maneira, eles ficam organizados, mas sempre à mão.

9. Integre os ambientes com piso e pintura

Também para quem tem um ambiente de pequenas dimensões, não delimitar muito bem os espaços pode dar a sensação de amplitude. E como vimos no Decora GNT, isso pode ser feito com pintura e piso que se seguem entre os ambientes que são integrados.

Por exemplo: use o mesmo piso e o mesmo revestimento de parede em todo o banheiro. Faça isso também em uma cozinha que é integrada à sala de estar. Ou ainda em uma sala de jantar que divide espaço com a cozinha. As lastras são ótimas aliadas para obter esse efeito.

decora gnt
Seguir o mesmo material ou cor entre os ambientes traz sensação de amplitude (Projeto: Delpizzo Arquitetura)

10. Demarque os ambientes com móveis e pintura

Agora, se o problema não for espaço, você pode usar as dicas do Decora GNT para deixar mais clara a divisão entre ambientes que são integrados. É mais comum que isso aconteça com a cozinha e a sala.

Você pode usar cores diferentes nas paredes para definir onde começa um ambiente e onde termina o outro. No caso da cozinha, isso ainda pode ser feito com revestimentos de parede.

decora gnt
Demarcação dos espaços pode ser com móveis e outros objetos de decoração (Projeto: Beatriz Moraes)

Os móveis também ajudam nessa tarefa. Mesas, bancadas ou estantes podem ser posicionadas entre a cozinha e a sala. Outra opção é usar cobogós para separar os ambientes. Essa sensação de divisão ainda é reforçada com alguns elementos, como pendentes ou plantas penduradas no teto.

11. Mantenha a organização com ensinamentos do Decora GNT

Móveis e itens que seguem o mesmo estilo ajudam a dar a sensação de organização. Invista em armários com compartimentos, móveis que possam servir também para guardar os objetos, como cama baú, sofá baú e armários na área de serviço.

Os móveis planejados também são ótimos para a organização porque costumam aproveitar todos os espaços. E no paisagismo, vasos com a mesma cor ou padrão dão essa sensação de unidade, como vimos no Decora GNT.

decora gnt
Para manter tudo em ordem, escolha móveis que comportem seus objetos (Projeto: Barbara de Biasi)

12. Escolha trilho com spots se não tiver projeto de iluminação

E tem uma dica muito boa do Decora GNT para ambientes com apenas um ponto de iluminação ou em que não há um projeto nesse sentido: usar trilho com spots direcionáveis.

decora gnt
Decora GNT também tem dicas de iluminação, como usar spots em trilho (Projeto: Casa MC)

Como as lâmpadas podem ser movidas para um lado ou para o outro, você consegue destacar diferentes objetos. Essa dica do Decora GNT ainda é versátil. Se você resolver trocar os móveis de lugar, tudo bem: é só ajustar os spots!

13. Prefira pisos e móveis neutros em quartos infantis

Quartos de crianças e adolescentes também já foram transformados ao longo das temporadas no Decora GNT. E uma dica muito útil é deixar para determinar o estilo da decoração em objetos menores.

Isso facilita na hora de fazer mudanças conforme a criança vai crescendo. Além das necessidades mudarem com a idade, os gostos e preferências também ficam diferentes.

decora gnt
Neutralidade permite que móveis acompanhem diferentes fases da criança (Projeto: Ilana Santiago)

Por isso, prefira a pintura para as paredes, porque é mais fácil de trocar depois. Móveis maiores e principais, como armários e cômodas neutras, também podem acompanhar as diferentes fases da criança sem problemas.

14. Escolha pisos e móveis em madeira para mais aconchego

A madeira, principalmente em tom mais escuro, é uma boa alternativa para tornar os ambientes mais aconchegantes. E nem precisa ser exatamente esse material. Você pode optar por porcelanato que interpreta madeira, por exemplo.

decora
Nos móveis, revestimentos ou objetos de decoração, madeira deixa ambiente acolhedor (Projeto: Cristina Barbara)

Cores mais escuras também são boas alternativas para isso. Seja em uma parede ou em itens da decoração.

15. Como nos projetos do Decora GNT, use plantas para dar vida

Pais e mães de plantas se multiplicaram durante a quarentena. E faz todo o sentido: com mais tempo em casa, além de ser mais fácil de cuidar, elas também dão mais vida e aconchego.

Por isso, se você busca por um ambiente para relaxar e se sentir bem, escolha folhagens e flores diferentes, que se adaptem bem a ambientes fechados. Samambaias, cactos e suculentas são só alguns exemplos. Folhas secas também são boas opções.

decora
Plantas ajudam a decorar e a deixar ambiente acolhedor (Projeto: Giselle Macedo & Patricia Covolo)

Com esse compilado de dicas do Decora GNT, já dá para ter uma boa ideia de como renovar a casa sem muito esforço. E o melhor: evitando grandes obras.

E que tal conferir uma transformação sem quebra-quebra que aconteceu em apenas 15 dias? Acompanhe a reforma da cozinha no apartamento de um jovem casal!

Imagem de destaque: projeto de Gabriel Magalhães

archtrends
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

As 15 melhores ideias do Decora GNT...

As 15 melhores ideias do Decora GNT

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bom dia, amo o decora, e estou construindo e preciso da ajuda do decora, como me cadastrar? Moro no Ceará, ubajara

  2. Olá, Janaína,

    Aqui no Archtrends Portobello você pode encontrar grandes profissionais cadastrados de todo o país da área de arquitetura e design.

    Acesse aqui para pesquisar um profissional da sua região e conhecer seus projetos.

    Abraços,
    Equipe Archtrends Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies