04.10.2017
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

De Piauí para o mundo: conheça as inspirações do arquiteto contemporâneo Flávio Franco

 minutos de leitura
calendar-blank-line
04.10.2017
Ele já recebeu prêmios internacionais, como o International Property Awards e o A’Design Award and Competition, e é um dos grandes destaques da arquitetura e design de Teresina (PI). Conheça um pouco mais sobre o estilo criativo de Flávio Franco na entrevista exclusiva para o Archtrends Portobello.
minutos de leitura

Flávio Franco é um prestigiado arquiteto e designer do Nordeste brasileiro. Nasceu  em Teresina, capital do Piauí, e se formou pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (FAPE). Possui uma vasta carreira profissional, somando mais de 15 anos de experiência. Hoje coordena o escritório de arquitetura e design que leva o seu nome e, desde 2013, atua em sociedade com o arquiteto e urbanista Eduardo Avelino.

Em seu portfólio, assinaturas de projetos residenciais, comerciais e de design de interiores, com forte projeção nacional e internacional, por conquistar grandes prêmios como o International Property Awards, concedido para o projeto da Livraria Anchieta, localizada em Teresina, e o A'Design Award and Competition, pelas criações dos móveis decorativos intitulados "Poltrona Baralho" e o "Aparador de Veneza".

Projeto Livraria Anchieta do arquiteto Flávio Franco (Foto: Manoel Soares)
Projeto Livraria Anchieta (Foto: Manoel Soares)

“Essas premiações foram fundamentais para o reconhecimento do meu trabalho, porque também valorizaram a qualidade das formas e materiais que utilizo. Tornou-me um arquiteto mais notório nacionalmente. E isso é essencial também para o posicionamento da arquitetura e do design brasileiro no mundo. Cada vez mais nascem excelentes escritórios de arquitetura e o nosso país vem se tornando referência em criatividade e estilo”, destaca o arquiteto.

Influências e processo criativo

Foto Darcy Nunes PROJETO CASA ALDEBARAN
Projeto Casa Aldebaran (Foto: Darcy Nunes)

Franco utiliza em suas composições arquitetônicas o estilo contemporâneo aliado ao sensorial, como a inclusão de luz natural nos ambientes, a preocupação com sombras e a distribuição acústica. Linhas retas e traços modernos são as principais características de seus projetos, com utilização predominante de elementos naturais.

Aposta na integração dos espaços para que o morador ou o visitante tenha a visão completa da casa. Por isso, sua forte referência é o estilo de Frank Lloyd Wright, que apresenta um sistema de planta aberta, livre de paredes. Wright é considerado um dos maiores arquitetos do século XX, conhecido por criar a famosa Casa da Cascata (ou Casa Kaufman).

Para o arquiteto piauiense, apesar das fortes referências de grandes nomes das arquiteturas internacional e brasileira, com destaque para Márcio Kogan, a principal fonte de inspiração dos seus projetos vem do desejo do próprio cliente.

“Proporcionamos uma arquitetura apurada, com predominância das linhas retas e de recursos naturais, mas a concepção final vem da adequação do nosso projeto ao estilo pessoal dos nossos clientes. E por isso nosso grande diferencial é procurar entender em detalhes o que cada um espera do seu futuro lar ou do seu empreendimento”, destaca.

Projeto SPA residencial (Foto: Manoel Soares)
Projeto SPA residencial (Foto: Manoel Soares)

Aconchego é um ponto forte que vem se destacando em seu processo criativo. Segundo ele, tons terrosos, muita madeira, concreto nos revestimentos, são recursos que favorecem a sensação de acolhimento e deixam o espaço ainda mais aconchegante", afirma Franco, que frequentemente utiliza produtos da Portobello Shop para concretizar suas ideias, com destaque para o Gris Armani, uma reprodução de mármore, que é um dos seus preferidos do portfólio da marca.

O clima quente de Piauí também influencia o arquiteto nas escolhas dos materiais. “Desenvolvemos ambientes com ventilações cruzadas, com aberturas voltadas para o Leste e com instalação de grandes janelas de vidros a fim de proporcionar arejamento agradável e, consequentemente, bem estar aos moradores.

O estado de Piauí é conhecido, sobretudo, pelo Parque da Serra da Capivara e do Boqueirão da Pedra Furada, com sua diversidade de sítios arqueológicos e montanhas rochosas. E é esse ambiente da região semi-árida do Nordeste brasileiro que também serve de fonte de inspiração. “Usamos materiais naturais típicos da nossa região nos ambientes da casa e as transformamos para um estilo contemporâneo e autoral", ressalta.

FotoDarcyNunes_PROJETOCASAALDEBARAN_1-
Projeto Casa Aldebaran (Foto: Darcy Nunes)


Lançamento na ArtRio

Além de seus deslumbrantes projetos arquitetônicos, o design também está presente em seus trabalhos, conferindo exclusividade e personalização aos espaços idealizados. “Comecei a desenhar produtos personalizados porque percebi que era um diferencial no mercado. Venho aprimorando meu trabalho com porcelanatos do estilo branco rajado para a criação de mobiliários”, acrescenta.

Flávio Franco lançou sua mais nova criação mobiliária contemporânea na edição de setembro de 2017, na feira de design ArtRio, evento que fomenta a produção, divulgação e distribuição da arte brasileira no país e no exterior.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

De Piauí para o mundo: conheça as inspiraç...

De Piauí para o mundo: conheça as inspirações do arquiteto contemporâneo Flávio Franco

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Millena Ramos
Colunista
Jornalista

Jornalista colaboradora do Archtrends, formada pela UFAL. Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Academia Alagoana...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies