19.12.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

De fábrica a ateliê: conheça o escritório de Ricardo Bofill

calendar-blank-line
19.12.2018
"Doméstico, monumental, brutalista e conceitual". É assim que o arquiteto define um dos seus principais projetos e seu próprio local de trabalho, que originou-se de uma fábrica de cimento abandonada aos arredores de Barcelona, na Espanha.
minutos de leitura

Ricardo Bofill é um dos mais importantes arquitetos catalães. Assinou projetos em várias partes do mundo como Marrocos, República Checa, China, Rússia, entre outros. Mas é em Barcelona, sua cidade natal, que se localizam suas maiores obras: o Estádio Camp Nou (do Barcelona), o Aeroporto El Prat, o Hotel W, também conhecido como Hotel Vela, o complexo residencial Walden 7 etc.

Já o mais interessante de seus projetos começou em 1973, período de industrialização da Catalunha, em uma fábrica de cimento abandonada que, mais tarde, se transformou em sua própria residência e ateliê de arquitetura.

Fábrica abandonada, onde Bofill começou o projeto de renovação (Foto: Taller de Arquitectura Ricardo Bofill)

Bofill visualizou um rico espaço arquitetônico dentro de salas de máquinas, galerias subterrâneas e armazéns, reformando-o com uma decoração simples e minimalista no intuito de manter as estruturas reais de cimento da antiga fábrica. Uma obra que sempre será inacabada — como ele mesmo diz em seu site oficial.

O ESTÚDIO

Seu escritório de arquitetura está localizando no armazém da fábrica entre quatro andares e uma escada em espiral. O arquiteto deixou o ambiente totalmente aberto para facilitar a interação e criatividade da sua equipe. Um espaço amplo com iluminação natural e vista para o jardim.

Detalhe da parede da escada em espiral (Foto: Taller de Arquitectura Ricardo Bofill)

O escritório do próprio Bofill é totalmente minimalista dentro desse espaço brutalista. Uma sala à parte pintada de branco, com apenas uma abertura lateral simbólica e mobiliário modernista.

Escritório de Ricardo Bofill (Foto: Taller de Arquitectura Ricardo Bofill)

A CATEDRAL

A Catedral é o nome dado para a sala de reuniões e exposições em uma espaço com o pé-direito de 10 metros. As paredes de concreto foram preservadas além dos grandes elementos metálicos para estocagem de cimento, mantendo a estética brutalista e industrial.

Sala com 10 metros de pé-direito onde os cilindros de estocagem de cimento foram mantidos da antiga fábrica (Foto: Taller de Arquitectura Ricardo Bofill)

A RESIDÊNCIA

O interior da sua residência foi decorada com mobiliário contemporâneo e longas cortinas brancas, transformando uma caixa de concreto em um local totalmente habitável e aconchegante. Bofill manteve as aberturas laterais como na antiga fábrica, tratando-as como elemento-chave para trazer iluminação natural à casa, além de "romantizar" o espaço bruto.

Sala de estar da parte residencial da Fábrica de Bofill (Foto: Taller de Arquitectura Ricardo Bofill)

O JARDIM

Parte do jardim (Foto: Taller de Arquitectura Ricardo Bofill)

O arquiteto revitalizou o entorno da antiga fábrica com muita área verde no terreno, no telhado e nas paredes de concreto exposto. Esse mix entre o industrial e a natureza traz um contraste de elementos que, ao mesmo tempo, se completam na arquitetura.

A Fábrica de Ricardo Bofill é uma mescla entre o brutalismo e o contemporâneo, o romântico e o industrial. Neste projeto em específico, o arquiteto mostra como apropriar-se de um edifício, preservando-o e ressaltando cada detalhe de sua essência.

Sem dúvida é uma de suas obras mais conceituais e belas que Barcelona tem o prazer de abrigar.

Gostou de conhecê-la? Deixe um comentário!

Plantas do projeto (Foto: Taller de Arquitectura Ricardo Bofill)
Elevação do projeto com as três partes cilíndricas que eram elementos de estocagem de cimento (Foto: Taller de Arquitectura Ricardo Bofill)
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

De fábrica a ateliê: conheça o escritório...

De fábrica a ateliê: conheça o escritório de Ricardo Bofill

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies