Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Correspondentes Internacionais

600 anos da cúpula do duomo de Florença

07/08/2020

Uma obra que marcou o início do renascimento, assinada pelo gênio fiorentino Brunelleschi – a cúpula da catedral de Santa Maria del Fiore comemora 600 anos em 2020, confira no post a seguir os detalhes das celebrações!

Há 600 anos, em 7 de agosto de 1420, começaram as obras da impactante cúpula que foi implantada na catedral de Florença, na Itália. Um empreendimento considerado impossível de ser executado, mas que foi realizado graças à genialidade do grande arquiteto Filippo Brunelleschi. A cúpula de Brunelleschi, ainda a maior em alvenaria já feita, é um dos monumentos mais famosos do mundo, visitado por cerca de um milhão de pessoas por ano, de todas as nacionalidades.

A famosa cúpula de Brunelleschi em Florença (Fonte: S. Scheele, Essen)

A famosa cúpula de Brunelleschi em Florença (Fonte: S. Scheele, Essen)

Se você não acompanhou anteriormente, contamos um pouco da história de todo o processo da construção aqui, possibilitando um conhecimento mais profundo sobre a obra.

Estavam previstos para as comemorações em 2020 concertos, shows, conferências, edições de livros, passeios virtuais e, pela primeira vez na história, projeções em mapeamento de vídeo 3D na parte externa da cúpula.

Por decorrência da pandemia os eventos estão suspensos no momento, com probabilidade de remarcação e adaptação quando possível.

Cúpula da Catedral Santa Maria del fiore (Fonte: Alfonso Cerezo por Pixabay)

Cúpula da Catedral Santa Maria del fiore (Fonte: Alfonso Cerezo por Pixabay)

Para homenagear este marco da arquitetura, não vamos deixar a data passar em branco, enquanto aguardamos ansiosos a liberação dos eventos de comemoração, resolvemos fazer uma seleção das festividades mais criativas, assim quem sabe você pode se programar para quando elas forem liberadas e reprogramadas, que tal?

Passeio virtual:

Um passeio diferente, uma visão holográfica da cúpula, entre a realidade física e virtual, graças a um óculos imersivo, o visitante poderá navegar para descobrir conteúdos holográficos e viver uma experiência completamente inovadora na Galleria della Cupola, onde foram mapeados seis pontos de interesse para que o usuário possa descobrir – recebendo conteúdos virtuais (textos, áudio e imagens) – sobre a história de Brunelleschi e a construção da cúpula.

Concurso e exibição artística:

Florença é conhecida por suas famosas escolas de arte, para criar uma interação entre os estudantes e o marco da cidade, será criada um concurso para institutos de arte, cujos alunos serão chamados a criar uma inspiração artística que se inspire na obra-prima de Brunelleschi. Um júri de especialistas escolherá três obras dentre as recebidas, que serão premiadas e exibidas no espaço à entrada do Museu da Ópera do Duomo.

Cúpula de Brunelleschi inserida na paisagem de Florença (Fonte: Helena Volpi por Pixabay)

Cúpula de Brunelleschi inserida na paisagem de Florença (Fonte: Helena Volpi por Pixabay)

Encontros e conferências:

Florença sediará diversos encontros e conferências que levantarão temas como o contexto histórico do Duomo, sua presença na paisagem de Florença, história da arquitetura, sua restauração e conservação até o momento atual e algumas curiosidades.

Você sabe qual é a conexão da construção com um ovo? Um certo dia, diversos sábios que acreditavam no projeto inovador de Brunelleschi se reuniram para que ele lhes pudesse mostrar um modelo do projeto, mas Filippo os desafiou. Qualquer um que conseguisse manter um ovo reto em uma plataforma de mármore teria a capacidade de erguer e construir a cúpula. Todos tentaram e tentaram novamente, sem sucesso. Eventualmente, Brunelleschi pegou o ovo e, batendo-o no “asno”, como diz Vasari, ou quebrando-o levemente de um lado, conseguiu o esforço. Chocados, eles disseram que cada um deles seria capaz de fazer da mesma forma, e ele respondeu que sim, eles poderiam fazer, mas apenas ele fez. Naquele momento o projeto foi confiado a ele. É curioso imaginar que um trabalho de tamanha genialidade e beleza infinita como sua famosa cúpula, possa ter nascido dessa forma.

Gostaram do post? Compartilharemos com vocês todos os eventos assim que eles forem sediados. Tanti auguri alla Cupola!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *