A cozinha é um dos cômodos mais importantes da casa, afinal é onde nos reunimos com amigos e familiares e passamos bons momentos do dia. Por isso, a cozinha planejada é uma opção tão procurada: ela consegue trazer mais facilidade e conforto, além de valorizar a decoração do ambiente.
No caso de cozinhas pequenas, os móveis planejados também são importantes aliados, já que otimizam o espaço, deixando tudo mais organizado. Outra vantagem é que, ao planejar a cozinha, você poderá montá-la como sempre sonhou, com as cores e o estilo que você mais gosta.
Modelos de cozinha planejada
Antes de começar a montar a cozinha, é essencial definir o tipo dela, para que seja mais fácil planejar a distribuição do ambiente. Existem muitos modelos de cozinhas planejadas e cada um tem suas próprias particularidades.
A cozinha planejada com ilha é um modelo que está em alta e possui uma ilha central e armários planejados ao redor. Nesse caso, é fundamental manter um espaço de circulação ao redor da ilha, mesmo em cozinhas pequenas, para garantir funcionalidade ao ambiente.

Outra possibilidade é a cozinha americana, cuja principal característica é a presença da cozinha integrada com sala de estar ou sala de jantar. O modelo mais comum, neste caso, é a cozinha com bancada, que ajuda a criar uma pequena divisão entre as áreas, sem afetar a visão e o contato com os demais ambientes.

Porém, também existem versões de cozinha americana sem a presença da bancada, em que se pode investir na criatividade, por exemplo usando uma mesa de jantar nessa área.
Por fim, é possível planejar uma cozinha compacta, que pode ser bastante prática e funcional, dependendo dos móveis planejados e demais itens. Por garantir um espaço otimizado, esse costuma ser o modelo mais indicado para cozinha planejada de apartamento.
Principais itens para montar cozinha planejada
Depois de definir o modelo da sua cozinha, é hora de começar a definir a decoração dela. Para isso, o primeiro ponto é pensar nos pisos e revestimentos do cômodo.
Os pisos para cozinha devem ser fáceis de limpar, não podem ser escorregadios e, claro, devem ser estilosos, favorecendo a decoração do cômodo.
Já os revestimentos de parede para cozinha podem adicionar textura, cores e outros detalhes à decoração, deixando o ambiente único.

Tanto para piso, quanto para revestimento de parede, o porcelanato tem sido uma excelente escolha. Isso porque está disponível em diversas opções, inclusive reproduzindo elementos naturais, como mármore e madeira, e oferecendo modelos para tráfego intenso e áreas molhadas. Além disso, o porcelanato oferece muita facilidade de limpeza, o que é indispensável na cozinha.
Além dos porcelanatos, é possível considerar opções diferenciadas para a rodabanca (que é a parte acima da bancada, geralmente uma faixa de revestimento de pedra) ou outros pontos específicos. Entre os destaques, há pastilhas, azulejos, pedras naturais (mármore ou granito) e ladrilhos hidráulicos.
Para o piso, uma dica importante é sempre avaliar o tráfego, que pode ser leve ou intenso, escolhendo a resistência correta do material.
Depois dos pisos e revestimentos, é fundamental também escolher os móveis. Para tornar a cozinha prática, garanta que os armários e gavetas planejados apresentem tamanho e quantidade suficientes para todos os utensílios.
Definir adequadamente o tamanho da pia de cozinha e da bancada também é essencial para oferecer facilidade na hora de preparar os alimentos.

E, uma dica importante é medir com antecedência os principais eletrodomésticos, como geladeira, fogão ou cooktop e micro-ondas. Isso porque eles devem ser analisados ainda durante a fase de projeto, para definir os espaços no armário de cozinha planejado.
Decoração de cozinhas planejadas
Uma boa decoração é fundamental para deixar a cozinha planejada de acordo com seu estilo e personalidade e, para isso, é muito importante considerar as cores.
Para quem gosta de tons mais neutros e sóbrios, que são capazes de tornar o cômodo ainda mais modelo e estiloso, a cozinha preta, assim como a cozinha branca, são excelentes opções.

Neutras, essas duas tonalidades nunca saem de moda e você ainda pode ousar nos detalhes, como nos revestimentos das paredes ou nos eletroportáteis coloridos, por exemplo.

Outro ponto essencial para definir a decoração é considerar o tamanho do ambiente. Afinal, mesmo em apartamento e em cozinhas pequenas é possível criar espaços planejados e otimizados, trazendo mais funcionalidade e praticidade ao dia a dia.Gostou das nossas dicas? Sonha em ter a sua cozinha planejada? Veja mais opções para sua cozinha planejada com a Leroy Merlin, multimarca com produtos disponíveis da Portobello, e transforme seu sonho em realidade!
Nenhum comentário