11.09.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Buscar soluções para otimizar o espaço é o grande trunfo de uma cozinha planejada pequena (Projeto: CO Studio)

12 inspirações de cozinha planejada pequena

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.09.2023
Falta de espaço pode deixar de ser um problema quando você investe em uma cozinha planejada pequena. Veja inspirações de projeto a seguir
minutos de leitura

Se você tem um studio ou apartamento pequeno, já deve ter se deparado com problemas de espaço para usar a cozinha, um ambiente da casa que precisa de vários móveis e eletrodomésticos para estar devidamente equipado. Mas já pensou em fazer uma cozinha planejada pequena?

Acredite, com pouco espaço, é possível ter um ambiente para deixar sua criatividade culinária aflorar. Veja 12 ideias de cozinha planejada pequena.

12 estilos de cozinha planejada pequena para você se inspirar

Móveis planejados conseguem otimizar espaços sem comprometer a beleza do ambiente. Confira trabalhos incríveis de cozinhas nesse estilo:

1. Cozinha clara

Monocromia é quebrada pelo armário de madeira (Projeto: Tadu Arquitetura)

Um grande diferencial da cozinha planejada pequena é ter espaço para todos os eletrodomésticos sem que isso atrapalhe a circulação ou deixe o espaço bagunçado.

No projeto acima, geladeira, forno, micro-ondas e fogão estão embutidos, deixando o ambiente mais espaçoso e funcional.

Para dar a impressão de cozinha maior, aposte em cores claras, como o branco. O armário de madeira e a bancada revestida com o porcelanato Bianco di Lucca trazem um diferencial ao ambiente monocromático.

2. Cor em destaque

cozinha planejada pequena
Cozinha colorida traz alegria ao apartamento (Projeto: Kenia Azevedo)

Apesar de o azul predominar, esta cozinha planejada pequena é colorida e tem tudo o que é necessário.

Os armários deixam o ambiente mais belo e têm capacidade para armazenar panelas, pratos, louças no geral, temperos e até plantas.

Aqui, o fogão também é embutido e faz parte da pia. No piso, para dar um ar mais urbano à decoração predominantemente vintage, o revestimento Nord Cement Hexa.

3. Cozinha de loft

cozinha planejada pequena
Do teto ao piso, todos os elementos da cozinha rementem à natureza (Projeto: Silvia Pereira)

Nada melhor do que trazer um pouco de natureza para sua decoração. Nesta cozinha, todos os elementos parecem ter matéria-prima natural, dando um ar meio rústico ao ambiente.

O revestimento Pietra Lombarda Grigio faz com que o cômodo pareça ser feito de pedra.

4. Cozinha aconchegante

cozinha planejada pequena
Amarelo chama a atenção e deixa cozinha mais solar (Projeto: Claudia Xavier)

Ao organizar sua cozinha planejada pequena, é fundamental coordenar as cores. Apesar de o monocromático ser uma solução relativamente mais fácil, ele pode não ser o ideal para quem prefere cores mais fortes.

No projeto acima, o amarelo é destaque e acompanha armário e panela de estilo vintage.

Embutido, o forno dá espaço para outros utensílios, enquanto o cooktop deixa a pia ainda mais funcional. Não se esqueça do depurador, que vai melhorar a qualidade do ar do ambiente pequeno.


5. Clima de campo

Paleta de cores neutras com texturas naturais traz sensação de relaxamento (Projeto: Arquitetura TAG / Foto: Fotos: Nadia Bach)

Com jeitinho de cozinha de campo, este espaço em apartamento de 54m² priorizou uma paleta de cores claras para ampliar o espaço e trazer aconchego.

Ripas de madeira branca na parede e armários, a madeira bem clara no mobiliário e ainda o piso bege deixaram o ambiente com efeito leve e muito moderno.

Elementos decorativos como prateleira de temperos, suporte para pano e utensílios de cozinha em madeira agregaram ainda mais charme ao local.

6. Mármore negro

cozinha planejada pequena
Apesar de ter muitos elementos, a cozinha ainda conta com bom espaço para circulação (Projeto: Archluvi Arquitetura e interiores)

Já pensou em ter mármore negro na sua cozinha planejada pequena? Isso é possível graças ao porcelanato Nero Venato, que ganha protagonismo entre o lavatório e os armários.

Novamente, cooktop e forno embutido substituem o fogão. Para quem tem muitas louças e panelas, o posicionamento dos armários tanto na parte superior quanto na inferior consegue resolver.

Leia também:

7. Cozinha vintage

Cozinha planejada pequena
Madeira e revestimento estilo mosaico deixam a cozinha retrô (Projeto: Talp Arquitetura)

Tons claros ajudam a ampliar uma cozinha planejada pequena. O projeto segue com a tendência de substituir o fogão por eletrodomésticos que se adaptam à cuba.

O armário de madeira combina com os utensílios. Por fim, a superfície estilo mosaico de Cubica Nude traz um ar retrô ao cômodo.

8. Cozinha planejada pequena e colorida

Cozinha Planejada Pequena
Móveis planejados dividiram ambientes da cozinha e área de serviço (Projeto: Estudio Kaz – Arq. Renata Munhoz da Rocha)

Quando o apartamento é muito pequeno, a cozinha costuma ser apenas um corredor. Contudo, isso não significa que o ambiente não possa ser bem-aproveitado.

No projeto acima, teve espaço para dividir a cozinha com a lavanderia por meio de um lindo móvel planejado em madeira clara. A composição decorativa incluiu azulejo destonalizado rosa e mobiliário colorido, que deram alegria e aconchego ao espaço.

9. Cozinha contemporânea

Cozinha planejada pequena
Colocar eletrodomésticos embutidos na parede é solução criativa para otimizar espaços (Projeto: Menta Arquitetura / Foto Estúdio 360)

Já pensou em colocar o forno e o micro-ondas na parede? Foi assim que este projeto otimizou o espaço desta cozinha planejada pequena.

Mobiliário amadeirado, piso em porcelanato que reproduz o cimento e outros itens decorativos em branco são coringas na decoraç!ao contemporânea.

10. Luminárias pendentes

Cozinha pequena planejada
Jogo de luminárias deixa visual da cozinha mais descontraído (Projeto: Adriane Lins Arquitetos Associados)

Aqui, vemos o mesmo estilo de cozinha planejada pequena de alguns exemplos anteriores, mas o diferencial fica por conta da luz.

O jogo de luminárias, a bancada e as cadeiras trazem uma reinvenção das lanchonetes. Já o ar-condicionado posicionado estrategicamente mantém o apartamento todo bem fresco, incluindo a cozinha.

11. Área da churrasqueira

cozinha pequena planejada
Área da churrasqueira posicionada perto da janela dá a impressão de amplitude (Projeto: Carla Felippi / Foto: Henrique Ogata)

Área da churrasqueira na varanda, com características de cozinha, é um clássico nos apartamentos. Neste projeto, o espaço pequeno ganhou ares amplos ao ser planejado em ambiente iluminado, próximo à janela.

O revestimento que interpreta pedras na parede deu um charme a mais na decoração. Os móveis em madeira e as velas em lamparinas modernizadas trazem um toque rústico-contemporâneo à cozinha.

12. Divisória translúcida

cozinha pequena planejada
Uso de divisória em vidro traz sensação de amplitude (Projeto: Gabrielle Ranucci/Foto: Ana Bastos Caprini)

O uso de MS Barcelona para revestir parede e piso deixou o ambiente homogêneo. A divisória de vidro traz charme e, de quebra, separa cozinha e lavanderia.

Por fim, os móveis em madeira deixam o ambiente mais aconchegante, com um pouco mais de natureza dentro de casa.

Pronto para começar a projetar sua cozinha planejada pequena? Para deixar sua decoração ainda mais completa, confira tipos de plantas para casa que atraem boas energias.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

12 inspirações de cozinha planejada pequena...

12 inspirações de cozinha planejada pequena

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies