Menu
Projetos e Obras
Busca

Cozinha planejada branca é um clássico (Projeto: Nayara da Nóbrega)

Conte√ļdo Mat√©rias

Como montar sua cozinha planejada?

25/11/2020

Aprenda a montar uma cozinha planejada e traga mais funcionalidade para o seu dia a dia!

A cozinha √© um dos c√īmodos mais importantes da casa, afinal √© onde nos reunimos com amigos e familiares e passamos bons momentos do dia. Por isso, a cozinha planejada √© uma op√ß√£o t√£o procurada: ela consegue trazer mais facilidade e conforto, al√©m de valorizar a decora√ß√£o do ambiente.

No caso de cozinhas pequenas, os móveis planejados também são importantes aliados, já que otimizam o espaço, deixando tudo mais organizado. Outra vantagem é que, ao planejar a cozinha, você poderá montá-la como sempre sonhou, com as cores e o estilo que você mais gosta.

Modelos de cozinha planejada

Antes de começar a montar a cozinha, é essencial definir o tipo dela, para que seja mais fácil planejar a distribuição do ambiente. Existem muitos modelos de cozinhas planejadas e cada um tem suas próprias particularidades.

A cozinha planejada com ilha é um modelo que está em alta e possui uma ilha central e armários planejados ao redor. Nesse caso, é fundamental manter um espaço de circulação ao redor da ilha, mesmo em cozinhas pequenas, para garantir funcionalidade ao ambiente.

A cozinha planejada com ilha é um dos modelos mais procurados, principalmente por sua modernidade e praticidade (Projeto: Lucas da Matta Serra)

Outra possibilidade é a cozinha americana, cuja principal característica é a presença da cozinha integrada com sala de estar ou sala de jantar. O modelo mais comum, neste caso, é a cozinha com bancada, que ajuda a criar uma pequena divisão entre as áreas, sem afetar a visão e o contato com os demais ambientes.

A cozinha americana planejada é perfeita para otimizar o espaço, já que integra dois ambientes: cozinha e sala (Projeto: Raoni Mariano)

Por√©m, tamb√©m existem vers√Ķes de cozinha americana sem a presen√ßa da bancada, em que se pode investir na criatividade, por exemplo usando uma mesa de jantar nessa √°rea.

Por fim, é possível planejar uma cozinha compacta, que pode ser bastante prática e funcional, dependendo dos móveis planejados e demais itens. Por garantir um espaço otimizado, esse costuma ser o modelo mais indicado para cozinha planejada de apartamento.

Principais itens para montar cozinha planejada

Depois de definir o modelo da sua cozinha, √© hora de come√ßar a definir a decora√ß√£o dela. Para isso, o primeiro ponto √© pensar nos pisos e revestimentos do c√īmodo.

Os pisos para cozinha devem ser f√°ceis de limpar, n√£o podem ser escorregadios e, claro, devem ser estilosos, favorecendo a decora√ß√£o do c√īmodo. 

J√° os revestimentos de parede para cozinha podem adicionar textura, cores e outros detalhes √† decora√ß√£o, deixando o ambiente √ļnico.

Os destaques dessa cozinha ficam por conta do piso de porcelanato que reproduz madeira e do revestimento que faz parte da coleção de mármores em porcelanato, na parede e no balcão (Projeto: Portobello S.A.)

Tanto para piso, quanto para revestimento de parede, o porcelanato tem sido uma excelente escolha. Isso porque est√° dispon√≠vel em diversas op√ß√Ķes, inclusive reproduzindo elementos naturais, como m√°rmore e madeira, e oferecendo modelos para tr√°fego intenso e √°reas molhadas. Al√©m disso, o porcelanato oferece muita facilidade de limpeza, o que √© indispens√°vel na cozinha.

Al√©m dos porcelanatos, √© poss√≠vel considerar op√ß√Ķes diferenciadas para a rodabanca (que √© a parte acima da bancada, geralmente uma faixa de revestimento de pedra) ou outros pontos espec√≠ficos. Entre os destaques, h√° pastilhas, azulejos, pedras naturais (m√°rmore ou granito) e ladrilhos hidr√°ulicos.

Para o piso, uma dica importante é sempre avaliar o tráfego, que pode ser leve ou intenso, escolhendo a resistência correta do material.

Depois dos pisos e revestimentos, é fundamental também escolher os móveis. Para tornar a cozinha prática, garanta que os armários e gavetas planejados apresentem tamanho e quantidade suficientes para todos os utensílios.

Definir adequadamente o tamanho da pia de cozinha e da bancada também é essencial para oferecer facilidade na hora de preparar os alimentos.

Cozinha planejada com espaços específicos para os principais eletrodomésticos, como fogão, micro-ondas e geladeira, garantindo funcionalidade e estilo (Projeto: .Go Up Arquitetura)

E, uma dica importante é medir com antecedência os principais eletrodomésticos, como geladeira, fogão ou cooktop e micro-ondas. Isso porque eles devem ser analisados ainda durante a fase de projeto, para definir os espaços no armário de cozinha planejado.

Decoração de cozinhas planejadas

Uma boa decoração é fundamental para deixar a cozinha planejada de acordo com seu estilo e personalidade e, para isso, é muito importante considerar as cores.

Para quem gosta de tons mais neutros e s√≥brios, que s√£o capazes de tornar o c√īmodo ainda mais modelo e estiloso, a cozinha preta, assim como a cozinha branca, s√£o excelentes op√ß√Ķes.

A cozinha planejada branca √© um cl√°ssico e confere um aspecto clean e iluminado ao c√īmodo (Projeto: Nayara da N√≥brega)

Neutras, essas duas tonalidades nunca saem de moda e você ainda pode ousar nos detalhes, como nos revestimentos das paredes ou nos eletroportáteis coloridos, por exemplo.

Uma boa forma de dar destaque à cozinha planejada preta ou branca é apostar em um revestimento de parede diferenciado (Projeto: Márcio José de Oliveira)


Outro ponto essencial para definir a decora√ß√£o √© considerar o tamanho do ambiente. Afinal, mesmo em apartamento e em cozinhas pequenas √© poss√≠vel criar espa√ßos planejados e otimizados, trazendo mais funcionalidade e praticidade ao dia a dia.Gostou das nossas dicas? Sonha em ter a sua cozinha planejada? Veja mais op√ß√Ķes para sua cozinha planejada com a Leroy Merlin, multimarca com produtos dispon√≠veis da Portobello,  e transforme seu sonho em realidade!

Nenhum coment√°rio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *