Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Colunistas

6 dicas infalíveis para criar uma cozinha de estar

25/06/2021

Descubra como ter uma cozinha aconchegante para cozinhar e receber usando piso cerâmico padrão madeira e outros acessórios.

A cozinha também pode ser um local para receber. Porém, derrubar a parede que divide sala e cozinha não é garantia para transformar esse ambiente numa área de estar. Aliás, até as cozinhas não integradas tem potencial. A seguir, preparei algumas dicas para te ajudar nesse momento!

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo de Maurício Arruda:

Nessa cozinha de estar, prezamos por deixar tudo com fácil acesso para a moradora cadeirante. Usamos no piso o porcelanato prisma azul, linha Singular, da Pointer (Foto: Canal GNT / Felipe Felco)

1. REVESTIMENTOS

Pisos cerâmicos padrão madeira lembram mais áreas de estar e deixam o espaço mais aconchegante. Se o local não tiver muita luz natural, prefira os padrões mais claros. Priorize revestimentos nas áreas úmidas e deixe as demais com o mesmo acabamento de pintura da sala. Evite acabamentos brancos lisos ou brilhantes.

2. ARMÁRIOS PLANEJADOS

Prefira armários em tons pastel, amadeirados ou cinza ao invés dos tradicionais brancos. Nichos e prateleiras abertas são ótimos para decorar. Crie composições nessas áreas usando panelas, livros, vasos e utensílios de cozinha. Destaque essas áreas com uma pequena luminária decorativa.

Armários na parte inferior e, à alcance das mãos, usamos prateleiras (Foto: Canal GNT / Felipe Felco)

3. ILUMINAÇÃO

Por falar em luz, o ideal é que a iluminação geral da cozinha tenha a mesma temperatura de cor da área social. Sim, lâmpadas com temperatura mais quente deixarão a cozinha mais aconchegante. Não dispense a iluminação mais funcional sobre a bancada de trabalho.

4. PLANTAS

Se você não for um mestre jardineiro que consegue fazer uma horta sobreviver num ambiente fechado, prefira cachepôs e reponha os temperos entre 2 e 3 semanas. Posicione as plantas perto das janelas ou prefira vasos com flores ou folhagens que duram mais.

5. DECORAÇÃO

Pendure quadros nas paredes e use objetos de decoração que poderiam estar na sala de estar, como por exemplo, tapetes e passadeiras na frente da bancada de trabalho. Para as janelas, dê acabamento com persianas rolo, que são as ideais para limpeza mais frequente. Se a janela estiver longe do fogão, use as persianas horizontais que possuem uma textura acolhedora. 

6. LOUÇAS E ACESSÓRIOS

Qualquer utensílio de cozinha pode ajudar a decorar. Crie composições com itens feitos do mesmo material: cerâmicas, vidros e madeira, por exemplo. Algumas taças e garrafas de bebidas podem estar expostas também, criando um barzinho nessa área, já que a ideia é receber os amigos pra comer e comemorar por aqui também.

Neste lado da cozinha concentrei acessórios em apenas duas cores: branco e vermelho (Foto: Canal GNT / Felipe Felco)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *