Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Cores para sala: saiba como escolher a melhor combinação

06/07/2020

Descubra como harmonizar cores para sala, que podem ser decorativas e também funcionais.

A escolha das cores para sala merece atenção, especialmente porque é um espaço que recebe família e amigos. Por isso, para fazer as escolhas certas, considere a personalidade dos moradores, além do estilo e do tamanho do ambiente.

Além de seguir o estilo de decoração do local, a combinação de cores para sala deve levar em conta também a funcionalidade, garantindo a iluminação do espaço e a sensação de amplitude.

cores para sala

Considerar a iluminação do espaço pode fazer toda a diferença na escolha das cores para sala (Crédito: Archtrends)

Como combinar cores na decoração?

A combinação de cores na decoração é muito mais do que um simples detalhe, por isso algumas dúvidas podem surgir na hora de harmonizar e escolher as tonalidades para sua casa.

Para ajudar nessa etapa, confira o vídeo com algumas dicas que o designer de produto Paulo Biacchi sugere para você entender como as cores funcionam.

Utilizar o círculo das tonalidades de cores, com tons primários e secundários, que ajuda você a encontrar a paleta de cores para sala. No círculo, as tonalidades complementares ficam no lado oposto à cor escolhida e as cores análogas ficam ao lado.

Para garantir uma paleta de cores harmônicas no seu cômodo, basta escolher uma cor principal e algumas cores complementares ou análogas, que podem estar nos porcelanatosmóveis, tintas de parede, acessórios e objetos decorativos.

cores para sala

Nesta sala, a parede vermelha ganha destaque e é valorizada ainda pela cor complementar verde, presente nas plantas

Vale destacar ainda a importância do tipo de luz do cômodo, que pode ser branca, amarela ou natural, e influencia diretamente a percepção sobre a cor escolhida. 

Combinação de cores para sala

Selecionar as melhores cores de sala é importante para deixar o espaço mais alegre e acolhedor. Além disso, as cores para sala de estar são capazes de refletir a personalidade e o estilo dos donos da casa.

Cores neutras, como branco, bege e cinza, são uma excelente opção para um ambiente elegante e clean. Além de serem fáceis de harmonizar com diferentes combinações, as cores claras passam a sensação de um ambiente maior e mais iluminado. 

Vale investir em tonalidades claras tanto para paredes e pisos, quanto para móveis, como racks e aparadores.

cores para sala

Tanto revestimento de parede quanto o piso apresentam tons claros, reforçados pela sutileza dos demais elementos, que contribuem para ampliar o cômodo (Projeto: Studio.B Arquitetura Ana e Bruna)

Também é possível investir em cores vivas e marcantes para deixar a sala mais colorida e alegre. Com uma grande variedade de tons disponíveis, é possível transmitir diferentes sensações.

O laranja, por exemplo, garante ânimo, enquanto o azul traz aconchego. Para deixar o ambiente mais leve, busque combinações com tons neutros e, para uma decoração sofisticada, invista em tons escuros e sóbrios.

Considere o uso de tons vivos nos móveis que você deseja destacar ou ainda como uma alternativa de cores de parede para sala, seja em uma ou mais paredes, conforme o estilo de decoração. Outra opção é utilizar cores marcantes em objetos pontuais, como tapetes, almofadas, cortinas, porta-retratos e velas.

cores para sala

Contraste entre cores da sala e cozinha e alguns elementos, como tapete e quadros, conferem um toque alegre, moderno e aconchegante ao ambiente (Projeto: Almeida Santin Arquitetura e Design)

Já se a ideia é conferir sofisticação, seriedade e formalidade, considere cores sóbrias e escuras, como cimento queimado, preto, cinza escuro, azul marinho e marrom escuro. Combinadas com cores claras, a decoração ficará equilibrada e charmosa; já com tonalidades impactantes, a sala ficará descolada e moderno.

Há também a opção de investir em cores escuras para objetos decorativos ou móveis, como no sofá, rack, ou ainda para paredes ou pisos, garantindo um ar mais sofisticado e intimista.

cores para sala

Os tons escuros, presentes em uma das paredes, nos móveis e objetos, conferem sobriedade e elegância à sala (Crédito: CASACOR Goiás 2019/ Portobello Shop Goiânia)

Cores para sala pequena

Mesmo que sua sala seja compacta, você pode escolher diferentes cores para decorá-la. A primeira dica é optar por cores claras, que, ao refletirem a luz, também trazem a sensação de um espaço mais amplo.

Também é possível investir em diferentes tonalidades para uma sala de estar mais descontraída. Escolha tons neutros como base e aposte em cores marcantes para os objetos de decoração ou mobília.

Ao escolher as cores para sala pequena, considere tons marcantes para uma ou mais paredes. Uma parede com tom mais escuro confere profundidade e pode ser utilizada sem receio, desde que buscando equilíbrio e harmonia com os outros elementos do ambiente.

Gostou das nossas dicas? Continue se inspirando em mais projetos com diversos exemplos de cores para sala aqui no site do Archtrends!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *