Menu
Projetos e Obras
Busca
Cores de rejunte

Brincar com contrastes entre as cores de rejunte e de revestimento valoriza ambientes (Projeto: Portobello)

Portobello Técnica

Cores de rejunte: permita-se ousar nos detalhes do seu projeto

31/03/2021

Veja dicas para escolher as cores de rejunte e crie projetos cheios de personalidade, que convidam ao aconchego e ao refúgio do lar! [Atualizado em 01/07/2021]

Depois de escolher o porcelanato mais adequado, uma dúvida muito comum é em relação às cores de rejunte. Afinal, dependendo da alternativa, é possível destacar ainda mais o revestimento, criando contraste e dando personalidade ao ambiente.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Além da parte decorativa, a escolha do rejunte deve considerar quesitos técnicos, garantindo a durabilidade da aplicação. Está com dúvidas e precisa de inspiração? Siga com a gente e confira o lançamento da Portobello com a Sika Brand!

Cores de rejunte: quais são as melhores opções?

Será que as cores de rejunte precisam ser iguais às dos revestimentos? Qual tom combina com piso branco? Como isso influencia na decoração?

Todas essas são dúvidas muito comuns — e nós reunimos algumas dicas fundamentais que podem ajudar a respondê-las.

Considere o estilo do ambiente

O primeiro passo para definir as cores de rejunte é considerar o estilo do ambiente. Assim, você conseguirá entender se é melhor priorizar uniformidade ou contraste.

Caso a sua decoração tenha um estilo clean, o recomendado é optar por um rejunte de uma cor próxima à tonalidade do porcelanato. Assim, será possível obter um efeito de continuidade, como se as peças fossem uma só.

Mas se a sua ideia é ousar na decoração, enfatizar as linhas retas ou destacar uma característica do porcelanato, a dica é criar um contraste entre a cor do revestimento e a do rejunte.

As tonalidades fortes são excelentes ideias nesse sentido, destacando, por exemplo, um porcelanato texturizado ou de uma cor mais marcante, um formato hexagonal ou pastilhas.

Analise a cor do piso ou da parede

As cores que compõem o restante do ambiente também são fundamentais na escolha da tonalidade do rejunte, especialmente as do piso e da parede. É importante que haja uma harmonia entre os diferentes elementos.

Se o ambiente é todo claro e mais básico ou formal, prefira os tons neutros, como as variações de cinza. Ainda que sejam mais conservadores, eles contam com vantagens como a versatilidade e a atemporalidade.

Outro ponto forte desses tons é que eles são fáceis de combinar, podendo ser usados em qualquer cômodo da casa, independentemente do estilo decorativo adotado.

Mas se você quer ter um ponto de destaque no seu décor — por exemplo, uma parede trabalhada com um revestimento — ou deseja criar contraste visual, então é melhor optar por tonalidades mais escuras, diferentes e ousadas.

Cores de rejunte contrastantes ajudam a destacar o revestimento, trazendo mais frescor à sua decoração
Cores de rejunte contrastantes ajudam a destacar o revestimento, trazendo mais frescor à sua decoração (Projeto: Portobello S.A.)

Pense na facilidade de limpeza

As cores de rejunte também devem ser práticas no dia a dia. Nada pior do que ter de lidar com manchas, sujeiras ou pó. Então, sempre verifique o quão fácil de limpar e manter é o tom escolhido.

Geralmente, os tons mais escuros disfarçam melhor a sujeira e, principalmente, as manchas.

Em ambientes como banheiros e cozinhas, lembre-se que há mais chances de o rejunte acabar sofrendo com sujeira ou umidade.

Aliás, quem mora no litoral pode optar por tons de rejunte próximos do areia, para disfarçar a presença dela dentro de casa.

Não tenha medo de ousar

Que tal fugir do óbvio na hora de escolher as cores de rejunte?

Se você adora uma decoração cheia de personalidade, as tonalidades contrastantes são excelentes ideias. Elas ajudam a ressaltar melhor detalhes, como desenhos, bordas, texturas e outras características do revestimento.

É possível combinar revestimentos claros (off-white, branco, azul-claro etc.) com rejuntes escuros (marrom, preto, cinza etc.) ou vice-versa.

Outra forma de conseguir um efeito diferenciado é usando as cores opostas no círculo cromático. Por exemplo, um rejunte azul-celeste e um piso alaranjado.

Brincar com as diferentes cores traz um toque exclusivo e ousado aos ambientes, criando impacto visual
Brincar com as diferentes cores traz um toque exclusivo e ousado aos ambientes, criando impacto visual (Projeto: Portobello S.A.)

Teste antes

Para não errar, uma dica de ouro é comprar uma pequena quantidade do rejunte e fazer um teste antes de aplicar.

Algumas vezes, é possível que haja variação entre a cor apresentada na tabela e a real, depois do preparo, da aplicação e da secagem.

Então, uma forma de reduzir as chances de arrependimento é testar o rejunte em uma área pequena. Se você gostar do efeito, poderá ir fundo sem medo!

Inspire-se nas tendências

Quem adora decoração com certeza é antenado nas tendências do setor. E as cores costumam variar bastante. Você poderá usar essas trends para compor os seus ambientes, pensando na composição de rejunte e revestimento.

Uma tendência é ousar nas cores dos rejuntes, trazendo frescor e modernidade à composição. Você pode, por exemplo, usar uma variedade de azuis e verdes nas áreas externas e nos ambientes úmidos, evocando a essência da natureza.

Também é possível brincar com uma paleta de tons terrosos para combinar com ladrilhos hidráulicos e outros revestimentos mais artesanais.

Mas se você não quer errar, opte pelos tons de bege e as suas nuances, criando ambientes versáteis e suaves. Garanta a modernidade com uma paginação de revestimento diferente.

Outra combinação clássica, o preto e o branco, também pode aparecer nos seus ambientes, unindo tons claros e escuros, criando um jogo de luz e sombra.

Além das cores, existem diferentes texturas para os rejuntes, que ajudam a trazer mais brilho ou rusticidade, entre outros efeitos.

Como escolher as cores de rejunte de acordo com o ambiente?

Além da estética, é fundamental que você considere as especificações e os usos do ambiente onde o rejunte será aplicado.

Por exemplo: se o uso será em piso, parede ou bancada, a finalidade do cômodo, o fluxo de pessoas transitando no local etc.

As áreas com grande fluxo de pessoas acabam sendo expostas a uma quantidade maior de sujeira e, por isso, a recomendação é optar por cores de rejunte mais escuras.

Ambientes com grande fluxo de pessoas podem se favorecer com rejuntes mais escuros, que dão uma sensação de limpeza maior
Ambientes com grande fluxo de pessoas podem se favorecer com rejuntes mais escuros, que dão uma sensação de limpeza maior (Projeto: Portobello S.A.)

Em uma cozinha ou outros ambientes com mais propensão a manchas, é fundamental pensar em um tom que não evidencie a sujeira e que seja fácil de limpar.

Se você tem espaços revestidos com porcelanatos distintos, também poderá usar diferentes cores de rejunte. Por exemplo, vamos imaginar uma área gourmet com um piso mais rústico e uma sala de estar integrada com um revestimento claro e sofisticado.

Para a área gourmet, você poderá usar um rejunte mais escuro, como um tom de marrom (por exemplo, o Cedro, da linha de rejuntes Portobello), e para a sala de estar, um tom mais claro (como as opções da linha de rejuntes Portobello: creme, cinza-corda ou branco), criando sensação de continuidade.

Quais outras especificações técnicas considerar?

As cores de rejunte são extremamente importantes. Mas também é essencial que você saiba qual tipo de material é o mais indicado para a sua obra.

Rejunte Cimentício

É produzido a partir de cimentos, polímeros, areia fina e pigmentos, se adequando à tonalidade dos pisos. Esse rejunte é um dos mais usados e está presente em vários tipos de construção.

Ele tem um custo menor, mas não é tão resistente a mofo e a manchas. Por isso, é mais usado em locais onde não há muito contato com a água e a umidade, como salas, quartos e escritórios.

Esse rejunte tem um acabamento um pouco mais áspero e pode ser usado em porcelanatos, cerâmicas, pastilhas, vidros e pedras.

Cores de rejunte próximas à tonalidade do revestimento criam uma sensação de continuidade e amplitude, deixando os ambientes sofisticados e elegantes
Cores de rejunte próximas à tonalidade do revestimento criam uma sensação de continuidade e amplitude, deixando os ambientes sofisticados e elegantes (Projeto: Portobello S.A.)

Rejunte Epóxi

Esse rejunte é indicado para áreas em contato intenso com a água, como calçadas, fachadas e piscinas.

Nesse caso, o rejunte exerce a função de barreira contra a água e é muito resistente a produtos químicos, como água sanitária, cloro e outros.

O rejunte epóxi é um pouco mais caro que o anterior, porém ideal para aplicações que necessitam de mais resistência.

Rejunte Acrílico

É o rejunte composto de resina acrílica, cimento, areia, pigmentos, polímeros e aditivos.

Ele é mais resistente que o cimentício e tem baixa permeabilidade, mas não possui propriedade impermeabilizante. Pode ser usado em locais com contato moderado com a água ou a umidade, como banheiros, cozinhas, garagens e lavanderias. Mas não pode em fachadas, piscinas nem saunas.

O seu acabamento é liso e ele é antimofo, podendo ser usado com porcelanatos, cerâmicas, pastilhas, vidros e pedras.

Escolher o tipo certo de rejunte faz toda a diferença na sua obra, pois submeter um material pouco resistente à umidade ou ao contato com a água pode causar danos como fungos, manchas e até o estufamento do revestimento.

Portobello Shop by Sika Brand: novidades em cores de rejunte para os seus projetos

As cores têm o poder de mudar o astral de um ambiente. Elas podem tornar o espaço mais acolhedor, moderno, ousado, amplo etc. E os rejuntes também influenciam nisso.

A Portobello e a Sika Brand compreendem esse poder. Por isso, juntas criaram uma seleção de cores de rejunte para transformar os seus projetos.

São 62 opções de cores distribuídas entre os rejuntes Prime (cimentício), Epóxi Máximo, Acrílico e Pastilha Metálica.

Portobello e Sika Brand uniram as tecnologias mais inovadoras do mercado para desenvolver um portfólio exclusivo de produtos que complementam perfeitamente as linhas de revestimentos Portobello.

Os rejuntes da linha contam com a tecnologia Dual Mix, que permite uma aplicação descomplicada e proporciona segurança quanto a eventuais excessos de água durante o preparo.

Rejuntamento Prime

A linha Prime alia a facilidade na aplicação com as cores exclusivas da Portobello, promovendo um acabamento fino e acetinado.

Esse rejunte é indicado para peças especiais assentadas em ambientes internos e externos, em pisos, paredes e fachadas, com juntas de 1 a 10 mm.

Opções de cores do rejuntamento Prime, uma cartela versátil e moderna
Opções de cores do rejuntamento Acrílico e Pastilha Metálica para transformar as suas obras (Imagem: Portobello S.A.)

Algumas possibilidades de uso são: porcelanatos de grandes formatos; revestimentos de texturas variadas, como os que simulam tijolos à vista, madeiras e pedras; peças que criam superfícies contínuas, como mosaicos prensados, cerâmicas artesanais, porcelanatos técnicos e esmaltados; e pastilhas.

Para quem ama criar impacto, opções não faltam, com destaque para o marsala, o citrino, o turquesa e o verde-moriá, que podem aparecer compondo decorações com revestimentos em tons neutros.

Rejuntamento Epóxi Máximo

Produto tricomponente que promove alta resistência mecânica, flexibilidade e textura fina. É ideal para porcelanatos esmaltados, técnicos e pastilhas. Conta com agente biocida, que protege o rejunte da ação de fungos e bactérias.

Paleta de cores do rejuntamento Epóxi Máximo: moderna e versátilPaleta de cores do rejuntamento Epóxi Máximo: moderna e versátil (Imagem: Portobello S.A.)

Essa é uma paleta de cores bem versátil, que permite tanto produzir amplitude quanto contraste.

Se você deseja criar um ponto focal e destacar os detalhes dos seus revestimentos, pode combinar, por exemplo, porcelanatos em tons claros, como off-white ou cinza-claro, com rejuntes azul-cobalto, azul-royal, âmbar, grafite ou até preto.

Rejuntamento Acrílico e Pastilha Metálica

O rejuntamento Acrílico conta com a exclusiva Acrylic Technology dos rejuntes acrílicos em pó, proporcionando acabamento superliso e desempenho superior. Possui, ainda, agentes biocidas, que evitam a proliferação de fungos e bactérias.

Cartela de cores do Rejunte Acrílico Supremo Portobello, disponível nas lojas Portobello Shop

Esse rejunte é indicado para áreas internas e externas, porcelanatos e pastilhas de porcelanato com juntas de 1 a 5 mm.

Já o rejuntamento Pastilhas Metálicas é isento de areia, com um desempenho superior e um acabamento acetinado extremamente fino.

Ele foi desenvolvido especialmente para o assentamento de pastilhas metálicas, maciças ou de porcelanato, revestidas com alumínio ou aço inox.

É indicado para paredes de ambientes internos e externos, áreas comerciais e residenciais, com juntas de 1 a 3 mm.

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite para ler o nosso conteúdo completo com orientações precisas para escolher o rejunte certo para cada piso!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *