Menu
Projetos e Obras
Busca

Escolher corretamente as cores de piscina faz toda diferença no seu projeto, não apenas em termos decorativos, mas também em relação à temperatura da água (Projeto: Portobello S.A.)

Portobello Matérias

Cores de piscina: chegou a hora de investir no contemporâneo

08/09/2021

Descubra como escolher entre as diferentes cores de piscina e veja quais são as tendências de novos tons!

Sem dúvida, a área de lazer é uma das mais nobres de casa. Por isso, seu projeto merece atenção especial. Nesse sentido, é fundamental se atentar aos detalhes, como as cores de piscina.

Foi-se o tempo em que elas eram apenas azuis. Hoje, é possível inovar com piscinas de tons contemporâneos, que passeiam por nuances acinzentadas, verde claro, turqueza, entre inúmeras outras opções, dependendo do efeito decorativo desejado.

Quer saber mais? Veja as informações que reunimos!

Quais são as principais cores de piscina?

Quando o assunto é cor para piscina, certamente o azul é o mais conhecido e procurado. 

No entanto, com o avanço do setor de revestimentos, o que não faltam são alternativas para diferenciar a sua área de lazer.

Vamos ver em detalhes algumas das possibilidades.

Azul

Os inúmeros tons de azul são a escolha de quem adora uma decoração tradicional e deseja uma piscina clássica.

É possível optar desde tons claros, que proporcionam uma impressão de água cristalina, até escuros, que adicionam profundidade.

Uma curiosidade: quanto mais profunda é uma piscina, mais azul a água parece.

A piscina azul é a mais tradicional. Ideal para quem deseja um clima clássico e convidativo
A piscina azul é a mais tradicional. Ideal para quem deseja um clima clássico e convidativo (Projeto: Portobello S.A.)

Verde

Outra cor bastante tradicional é o verde, em todas as suas múltiplas tonalidades. 

Ele traz uma sensação diferente, como se reproduzisse a cor da água de rios e lagos, especialmente os tons mais escuros. 

Já o verde-azulado dá uma impressão de ambiente natural e ecológico, sendo ideal para quem deseja aquela piscina com cara de resort.

Os diferentes tons de verde trazem a sensação de ambientes naturais, relaxantes e ecológicos
Os diferentes tons de verde trazem a sensação de ambientes naturais, relaxantes e ecológicos (Projeto: Portobello S.A.)

Branco

A principal vantagem da piscina branca é que essa cor deixa a água ainda mais clara do que os tons de azul e verde. 

Se você deseja criar um projeto de iluminação com LED ou fibra óptica, por exemplo, ela ajudará a valorizar esses elementos.

Apesar de o revestimento ser branco, quando a piscina está cheia, a água terá uma aparência de esmeralda ou azul durante o dia, próxima à cor de mares e lagos.

À noite, ela pode ser destacada com uma iluminação especial.

Areia

Seguindo a tendência do branco, outra cor em alta é o areia. Quando essa tonalidade é usada como revestimento de piscina, você criará uma sensação de praia e calor.

Isso porque a cor do céu será espelhada na água. Se você aplicar um revestimento em tom próximo no deck, terá uma impressão ainda mais nítida de estar nas areias de uma praia relaxante.

Os tons de cinza ajudam a criar uma piscina moderna e diferenciada
Os tons de cinza ajudam a criar uma piscina moderna e diferenciada (Projeto: Portobello S.A.)

Cinza

Funciona como um escudo nos dias de muita luz. A piscina com esse revestimento ficará com a água de uma cor mais intensa, sendo uma ótima alternativa para os tanques com vários acessórios metalizados, o que deixa o ambiente com uma aparência bem moderna.

As piscinas em tons mais escuros ajudam a manter a água aquecida por mais tempo
As piscinas em tons mais escuros ajudam a manter a água aquecida por mais tempo (Projeto: Portobello S.A.)

Coloridas

Uma tendência muito forte é o uso de revestimentos coloridos, a exemplo das piscinas vermelhas do apresentador André Marques e da cantora Ludmilla, que ficaram famosas nas redes sociais.

Inclusive, essa é uma das cores favoritas de hotéis de luxo em todo o mundo, como na Tailândia. As diferentes tonalidades ajudam a fugir do habitual e trazem um toque de exclusividade.

Além do vermelho, você pode investir em opções como laranja, roxo, lavanda, amarelo etc. 

Se não quiser ousar tanto, poderá usar um revestimento branco e criar um jogo de luzes para dar a sensação de que a sua piscina é colorida. Assim, será possível essa alternativa apenas para momentos especiais, como festas.

Como escolher a cor do revestimento da piscina?

Antes de escolher entre as inúmeras opções de cores de piscina, existem alguns pontos que você precisa considerar, pois afetam a coloração da água. São eles:

  • temperatura da água;
  • arredores da piscina;
  • reflexo da água.

Vamos ver cada um deles em detalhes.

Quando for escolher as cores de piscina, considere o entorno, garantindo contraste e diferenciando seu espaço
Quando for escolher as cores de piscina, considere o entorno, garantindo contraste e diferenciando seu espaço (Projeto: Portobello S.A.)

Temperatura da água

Uma piscina clara refletirá os raios solares e deixará a água mais fria. Já uma escura absorverá a luz do sol, ajudando a aumentar a temperatura em até 3ºC.

Embora a cor seja extremamente importante, nunca se esqueça da segurança. Busque por um revestimento adequado para essa área. 

Ao redor da piscina, opte por um produto que não escorregue e não absorva muito a luz solar, como o porcelanato EXT.

Arredores da piscina

É importante analisar quais serão as cores usadas no entorno da sua piscina. A dica é tentar criar um contraste entre as tonalidades do tanque e do restante do ambiente.

Portanto, se você for usar revestimentos claros na piscina, prefira deixar os arredores mais escuros. Por exemplo, com um deck de madeira escura ou um porcelanato em tom fechado.

Já se a sua piscina tiver um revestimento em uma tonalidade mais escura, é interessante que o entorno seja suavizado com tons claros, como um deck de madeira clara, um cimentício ou um porcelanato que recria madeira, cimentício ou pedras naturais claras.

Em geral, quanto maior for a luminosidade do ambiente, mais clara a água parecerá.

Além das suas preferências em termos de design, quando for escolher as cores de piscina, considere alguns aspectos técnicos
Além das suas preferências em termos de design, quando for escolher as cores de piscina, considere alguns aspectos técnicos (Projeto: Portobello S.A.)

Reflexo da água

Se o revestimento da piscina for claro, ele chamará atenção para o fundo. Portanto, é preciso ter cuidado redobrado com a limpeza, de modo a não evidenciar possíveis resíduos.

Uma piscina escura refletirá os arredores dela e criará um efeito de espelho d’água. Isso significa que será mais difícil notar eventuais sujidades no tanque.

Linha Sunset: conheça o lançamento da Portobello para sua piscina

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil pensar nas possibilidades de cores de piscina? 

Então, prepare-se para conhecer a novidade incrível que a Portobello traz para a sua área de lazer: a linha Sunset.

Como o próprio nome sugere, a inspiração dessa coleção foi o pôr do sol — que se apresenta de forma única em diferentes destinos ao redor do mundo e proporciona um espetáculo natural fascinante.

A Portobello se inspirou nas particularidades desse fenômeno para criar revestimentos que vão compor ambientes perfeitos para momentos memoráveis.

A linha Sunset tem como inspiração o pôr do sol em diferentes partes do mundo, ajudando a criar piscinas únicas e exuberantes (Projeto: Portobello S.A.)

Sunset é um revestimento exclusivo para aplicação em piscinas, com movimentos de desenho e variação de tonalidades que se destacam no encontro com a água e dão um efeito surpreendente.

São cinco cores, que passeiam por nuances de verde e azul:

  1. Key West: onde o oceano abriga incríveis recifes de corais, o mar é azul-escuro e o céu pontualmente pintado de amarelo no fim da tarde;
  2. Ibiza: o pôr do sol marca o início da vida noturna e, por isso, o mar se apresenta em um tom mais intenso de verde;
  3. Honolulu: o verde do mar ganha um tom levemente acinzentado e profundo;
  4. Cappadocia: com inspiração nos vales cinzas coloridos de rosa;
  5. Rio: o hipnotizante azul da Baía de Guanabara.

Todos estão disponíveis no formato 14,5 x 14,5 cm, que proporciona um mood refrescante, em perfeito equilíbrio com a natureza.

A linha Sunset foi desenvolvida exclusivamente para uso em piscinas, ajudando a criar um belo contraste
A linha Sunset foi desenvolvida exclusivamente para uso em piscinas, ajudando a criar um belo contraste (Projeto: Portobello S.A.)

Claro que a linha Sunset pode ser perfeitamente combinada com outras coleções da Portobello para áreas externas, de modo a criar composições únicas, como Barlavento, Pau Brasil, Pietra Lombarda etc.

Depois de todas essas informações, ficou fácil escolher entre as diferentes cores de piscina? Aproveite para saber mais sobre a linha Sunset no site da Portobello!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *