03.05.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Como usar cores complementares em um projeto de interiores

calendar-blank-line
03.05.2021
O estúdio valenciano Masquespacio nos ensina como usar cores complementares no seu último projeto implementado.
minutos de leitura

Um design de interiores atrativo onde duas cores complementares são usadas como base do design foi o principal conceito do último projeto implementado pelo estúdio Masquespacio: a hamburgueria Bun Burger em Milão.

Cores Complementares
Linhas retas com o uso das cores complementares verde menta e lilás dividem o ambiente e delimitam o espaço em duas principais áreas (Foto: Gregory Abbate / Cortesia Masquespacio)

Ana Hernandez e Christophe Penasse, as mentes criativas por trás do estúdio que tem sede em Valência, escolheram as cores lilás e o verde menta como fonte principal do projeto. O uso das cores complementares são aplicadas de maneira surpreendente e nada comum pelo espaço.

Linhas retas no meio do ambiente dividem as cores e delimitam os espaços. Além dessas duas cores vibrantes, os designers escolheram mesclar materiais como tijolo aparente em algumas paredes, madeira no mobiliário, alguns detalhes metálicos dourados e porcelanato colorido.

Descubra aqui algumas opções de porcelanato colorido da coleção Gouache da Portobello para ilustrar e dar vida aos seus projetos também -

O tijolo aparente já fazia parte do espaço anterior ao Bun Burger. O estúdio Masquespacio reutilizou esse elemento como importante detalhe, dando um novo ar e cores para compor com ele e renovando totalmente o espírito do espaço.

Cores complementares
Na área das mesas a cor verde menta prevalece como um código de tranquilidade para os clientes desfrutarem da sua refeição (Foto: Gregory Abbate / Cortesia Masquespacio)

O projeto além de seguir a tendência color block do momento com o contraste dessas duas cores vibrantes, também está totalmente dentro da tendência da volta dos arcos na arquitetura. Usando esse elemento icônico, os arcos decoram o espaço, trazem mais cenografia e vida ao ambiente.

Entenda de perto como essa tendência da volta dos arcos na arquitetura vem tomando a cena

Cores Complementares
Já a cor lilás é usada para a área de serviço, pedido e retirada das refeições (Foto: Gregory Abbate / Cortesia Masquespacio)

Segundo Christophe Penasse, um dos dois diretores criativos da Masquespacio, o conceito do projeto era trazer uma estética inovadora e diferente da maioria das hamburguerias, que geralmente possuem um toque vintage ou industrial. A Bun Burger junto com o estúdio de design vieram para inovar, criando um restaurante fast food com toque mais sofisticado, fresco e jovem.

A planta do projeto faz o formato de um "L", e as duas cores complementares dividem esta forma em duas partes, para diferenciar suas funções: a área de atendimento e a área das mesas.

Os clientes começam sua experiência de compra totalmente imersos na área lilás e depois aproveitam a sua refeição na calmaria da área verde menta.

Cores Complementares
Tijolo aparente e arcos também são códigos de design que o estúdio Masquespacio usa para compor com as duas cores complementares escolhidas (Foto: Gregory Abbate / Cortesia Masquespacio)

Fazendo jus a uma das cores escolhidas (a verde menta), a Bun Burger oferece um menu com alternativas "plant-based" e todos os alimentos são oferecidos dentro de embalagens recicláveis e livres de plástico.

Cores complementares
O restaurante Bun Burger se destaca e se diferencia das demais hamburguerias por seu design de interiores inusitado (Foto: Gregory Abbate / Cortesia Masquespacio)

Com apenas duas cores que se complementam é possível criar um espaço "fresh" e inovador para atrair a clientela jovem. Além de trazer mais cenografia para o espaço, ajuda a definir áreas e organizar o layout do projeto. Aposte nessa ideia também!

--

Para saber mais sobre revestimentos coloridos para decorar espaços como esse, continue a leitura com Decoração colorida: projetos são telas em branco para criar.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como usar cores complementares em um projeto ...

Como usar cores complementares em um projeto de interiores

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies