Menu
Projetos e Obras
Busca
Cores complementares

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Como usar cores complementares em um projeto de interiores

03/05/2021

O estúdio valenciano Masquespacio nos ensina como usar cores complementares no seu último projeto implementado.

Um design de interiores atrativo onde duas cores complementares são usadas como base do design foi o principal conceito do último projeto implementado pelo estúdio Masquespacio: a hamburgueria Bun Burger em Milão.

Cores Complementares

Linhas retas com o uso das cores complementares verde menta e lilás dividem o ambiente e delimitam o espaço em duas principais áreas (Foto: Gregory Abbate / Cortesia Masquespacio)

Ana Hernandez e Christophe Penasse, as mentes criativas por trás do estúdio que tem sede em Valência, escolheram as cores lilás e o verde menta como fonte principal do projeto. O uso das cores complementares são aplicadas de maneira surpreendente e nada comum pelo espaço.

Linhas retas no meio do ambiente dividem as cores e delimitam os espaços. Além dessas duas cores vibrantes, os designers escolheram mesclar materiais como tijolo aparente em algumas paredes, madeira no mobiliário, alguns detalhes metálicos dourados e porcelanato colorido.

– Descubra aqui algumas opções de porcelanato colorido da coleção Gouache da Portobello para ilustrar e dar vida aos seus projetos também –

O tijolo aparente já fazia parte do espaço anterior ao Bun Burger. O estúdio Masquespacio reutilizou esse elemento como importante detalhe, dando um novo ar e cores para compor com ele e renovando totalmente o espírito do espaço.

Cores complementares

Na área das mesas a cor verde menta prevalece como um código de tranquilidade para os clientes desfrutarem da sua refeição (Foto: Gregory Abbate / Cortesia Masquespacio)

O projeto além de seguir a tendência color block do momento com o contraste dessas duas cores vibrantes, também está totalmente dentro da tendência da volta dos arcos na arquitetura. Usando esse elemento icônico, os arcos decoram o espaço, trazem mais cenografia e vida ao ambiente.

Entenda de perto como essa tendência da volta dos arcos na arquitetura vem tomando a cena

Cores Complementares

Já a cor lilás é usada para a área de serviço, pedido e retirada das refeições (Foto: Gregory Abbate / Cortesia Masquespacio)

Segundo Christophe Penasse, um dos dois diretores criativos da Masquespacio, o conceito do projeto era trazer uma estética inovadora e diferente da maioria das hamburguerias, que geralmente possuem um toque vintage ou industrial. A Bun Burger junto com o estúdio de design vieram para inovar, criando um restaurante fast food com toque mais sofisticado, fresco e jovem.

A planta do projeto faz o formato de um “L”, e as duas cores complementares dividem esta forma em duas partes, para diferenciar suas funções: a área de atendimento e a área das mesas.

Os clientes começam sua experiência de compra totalmente imersos na área lilás e depois aproveitam a sua refeição na calmaria da área verde menta.

Cores Complementares

Tijolo aparente e arcos também são códigos de design que o estúdio Masquespacio usa para compor com as duas cores complementares escolhidas (Foto: Gregory Abbate / Cortesia Masquespacio)

Fazendo jus a uma das cores escolhidas (a verde menta), a Bun Burger oferece um menu com alternativas “plant-based” e todos os alimentos são oferecidos dentro de embalagens recicláveis e livres de plástico.

Cores complementares

O restaurante Bun Burger se destaca e se diferencia das demais hamburguerias por seu design de interiores inusitado (Foto: Gregory Abbate / Cortesia Masquespacio)

Com apenas duas cores que se complementam é possível criar um espaço “fresh” e inovador para atrair a clientela jovem. Além de trazer mais cenografia para o espaço, ajuda a definir áreas e organizar o layout do projeto. Aposte nessa ideia também!

Para saber mais sobre revestimentos coloridos para decorar espaços como esse, continue a leitura com Decoração colorida: projetos são telas em branco para criar.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *