Menu
Projetos e Obras
Busca
Cor do ano 2021

Claras e iluminadas, as cores de 2021 refletem a esperança de dias melhores (Projeto: Portobello S.A.)

Conteúdo Matérias

Cor do ano 2021: Ultimate Gray e Illuminating são as apostas da Pantone

18/12/2020

Em vez de anunciar a cor do ano 2021, a Pantone apontou dois tons que refletirão a esperança por dias melhores. Entenda mais sobre a escolha!

Finalmente saiu a tão esperada cor do ano 2021! Cool hunters, estilistas e designers de interiores são alguns dos profissionais que sabem da importância dessa escolha.

Aperte o play abaixo e escute o áudio do artigo e deixe sua opinião nos comentários.

Mais uma vez, o Pantone Color Institute resolveu escolher dois tons para o próximo ano: Ultimate Gray e Illuminating.

Mas qual é a história por trás da cor do ano? Por que ela é tão importante e como utilizá-la? Neste artigo, você vai saber mais sobre essa escolha e tudo o que a envolve. Confira!

Qual é a cor do ano 2021?

Cor do ano 2021
O amarelo do revestimento Paris Dijon remete à alegria da Illuminating, cor do ano 2021 (Foto: Portobello S.A.)

Como dissemos, a Pantone não escolheu a cor do ano 2021, mas sim as cores.

As eleitas foram a 17-5104 Ultimate Gray (cinza claro e neutro) e a 13-0647 Illuminating (amarelo brilhante e alegre). Segundo a empresa, ambas formam “um casamento de cores que transmite uma mensagem de força e esperança duradoura e inspiradora”.

Desde o início da escolha da cor do ano, em 2000, esta é apenas a segunda vez que a empresa elege duas cores para representar uma data. A primeira foi em 2015, quando os tons anunciados para 2016 foram Rose Quartz (rosa-claro) e Serenity (azul-claro levemente acinzentado).

Apresentação feita pela Pantone para a cor do ano 2021

Mais do que ditar tendências de moda e decoração, a escolha da cor do ano reflete os desejos da população em uma perspectiva global.

Resumidamente, a empresa avalia atitudes, estados de espírito e objetivos pessoais para criar a sua paleta sazonal.

No caso da cor do ano 2021, a escolha foi influenciada pelos eventos extraordinários e negativos de 2020. De acordo com a Pantone, agora “precisamos sentir que tudo será mais brilhante”. 

Qual é a importância da escolha da cor do ano 2021?

Cor do ano 2021
O amarelo e o cinza podem estar em detalhes, como neste quadro criado com a monoporosa Rio Ipanema (Foto: Portobello S.A.)

Desde 2000, o Pantone Color Institute escolhe a cor que deve ser tendência no ano em moda, design e cultura. Para profissionais desses segmentos, o anúncio é extremamente importante para que já comecem a criar peças e ambientes com base nelas. 

A primeira cor escolhida foi a Cerulean, um tom de azul que marcou a década.

Outro fator importante é que a cor do ano 2021 não tem o seu uso limitado ao fim de dezembro. Muitas delas se tornam tendências duradouras, como o Rose Quartz, o Serenity e o Marsala. Aliás, se olharmos a paleta dos últimos 20 anos, vamos notar que a maioria dos tons é usada até hoje.

Como implementar as cores do ano 2021?

Cor do ano 2021
Aqui, o contraste do piso Superquadra Concreto com as peças de acabamento amarelas trouxe o espírito da Pantone para as ruas (Foto: Portobello S.A.)

Como vimos, a escolha da cor do ano 2021 influencia em diversos aspectos, incluindo arquitetura e decoração. Veja alguns produtos da Portobello que você pode usar para ficar por dentro da tendência:

  • as peças de acabamento Go Yellow e Stop Yellow, da linha Mineral Técnica;
  • a monoporosa Rio Ipanema, da linha Athos Bulcão;
  • o porcelanato Concreto, da linha Superquadra;
  • a monoporosa Dijon, da linha Paris;
  • o porcelanato Ris, da linha Nord.

Conheça mais no site da Portobello.

Cor do ano 2021
Apesar de sóbrio, o revestimento Nord Ris deixa o quarto mais claro e iluminado (Foto: Portobello S.A.)

Pronto para implementar as cores do ano 2021 nos seus projetos? Um profissional de arquitetura e design sabe a importância de escolher os tons certos para um ambiente agradável. Então, veja agora como a paleta de cores pode valorizar a decoração!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *