Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Vitrine

Conheça a Livraria Lello, inspiração da autora de Harry Potter

06/01/2020

Já imaginou visitar o lugar que inspirou a autora J.K. Rowling na criação do Harry Potter? Vem conferir de perto!

A Livraria Lello é o lugar onde a autora J.K. Rowling se inspirou para criar a famosa série do Harry Potter. Série essa que se tornou um dos maiores best-seller da história, traduzida em 73 idiomas e milhões de cópias vendidas.

A livraria situa-se no centro da cidade do Porto, em Portugal. É de uma beleza de detalhes tão incríveis, que foi reconhecida como uma das livrarias mais belas do mundo, por seu valor historico e artístico.

Projetada pelo engenheiro Xavier Esteves, a livraria é um edifício neogótico, onde o material destaque é a madeira. Todo o conjunto de sua arquitetura e decoração traduz esse estilo dominante do início do século XX. A fachada possui um grande arco como marco de entrada e a decoração se dá através de detalhes geométricos misturados com orgânicos, esculpidos na madeira.

Detalhe do vitral no teto visto do segundo andar e mezanino da livraria (Foto: Bárbara Cassou)

Detalhe do vitral no teto visto do segundo andar e mezanino da livraria (Foto: Bárbara Cassou)

Um grande vitral no teto faz parte dos belos detalhes do edifício e ao mesmo tempo funciona como abertura zenital para iluminar o ambiente naturalmente. Esse detalhe foi projetado por um arquiteto holandês chamado Gerardus Samuel van Krieken. É composto por 55 painéis de vidro, ocupando um vão total de 28 metros quadrados e também fazendo a forma do monograma da livraria. Além do vitral, o teto também é composto por formas esculpidas em madeira.

Detalhes decorativos esculpidos na madeira da escada (Foto: Bárbara Cassou)

Detalhes decorativos esculpidos na madeira da escada (Foto: Bárbara Cassou)

Seu interior é composto por vários arcos góticos pontiagudos que formam as prateleiras de exposição dos livros. Mas o elemento que ganha destaque principal é a escada central. A escada dá acesso ao segundo andar através de formas orgânicas e aberturas arquitetônicas formando um mezanino e pátio interno. Em cada degrau foram esculpidas flores e ornamentos em madeira. A escadaria da livraria foi o principal detalhe que deu asas à imaginação de J.K Rowling, ao criar “Harry Potter e a câmara dos segredos”. A autora chegou a morar na cidade do Porto e até hoje, nos fundos da livraria, há um espaço dedicado somente para suas obras, focado na série Herry Potter.

Arcos góticos pontiagudos fazem parte da prateleira de exposição dos livros (Foto: Bárbara Cassou)

Arcos góticos pontiagudos fazem parte da prateleira de exposição dos livros (Foto: Bárbara Cassou)

Para visitar a livraria, é obrigatório pagar uma taxa de entrada, que depois pode ser descontada na compra de livros. Isso se deu ao grande número de turistas visitando-a a cada ano após a sua restauração. A taxa ajuda na manutenção, restauração e conservação, além de incentivar a compra de livros, o que fez triplicar as vendas deles.

Em 2016, contabilizou-se uma média de três mil visitas diárias na Livraria Lello, sendo seu maior público os espanhóis, franceses, portugueses, brasileiros, alemães e norte-americanos.

Detalhe da escada central e do mezanino criando um pátio interno (Foto: Bárbara Cassou)

Detalhe da escada central e do mezanino criando um pátio interno (Foto: Bárbara Cassou)

Se você é um amante de livros e da arquitetura, não poderá deixar de programar essa visita na sua viagem para Portugal. É o mix perfeito entre história, cultura e arquitetura.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *