Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Colunistas

Congresso UIA2020RIO adiado para 2021

26/03/2020

UIA, IAB, Comitê Organizador e parceiros institucionais do Congresso decidiram adiar 27º Congresso Mundial de Arquitetos para julho de 2021.

Recentemente o site Archtrends publicou uma entrevista exclusiva sobre o 27º Congresso Mundial de Arquitetos com o arquiteto Roberto Simon (leia aqui), que é vice-presidente para as Américas da União Internacional de Arquitetos (UIA) e integrante do Comitê Organizador do Congresso. Em decorrência da pandemia do novo Covid-19, a UIA, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), e o Comitê Organizador UIA2020RIO, em conjunto com os parceiros institucionais e as recomendações das autoridades públicas, decidiram adiar o Congresso para julho de 2021, dos dias 18 a 22.

“Lamentamos os transtornos causados aos nossos parceiros, às empresas associadas, aos colaboradores, aos nossos ilustres conferencistas e palestrantes, aos pesquisadores, estudantes, profissionais e à própria cidade-sede do Congresso Mundial”, diz o documento oficial divulgado da UIA. 

uia adiado

Sérgio Magalhães, presidente do 27º Congresso Mundial de Arquitetos em passagem por Florianópolis há alguns anos (Foto: FloripAmanhã/divulgação)

Para Sérgio Magalhães, presidente do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, trata-se de um momento triste que poderá apontar para uma reunião mundial que irá debater os grandes desafios do momento. “Poderemos construir juntos uma reunião mundial que interprete esses grandes desafios que estamos vivendo e que possa formular propostas objetivas e concretas para as nossas cidades e para o mundo todo, que é um só”, disse ao site da UIA.

uia adiado

Presidente do IAB, Sérgio Magalhães, apresenta a programação do Congresso, no Rio de Janeiro (Foto: Cau/RJ/divulgação)

A pandemia do Covid-19 reforçou, de acordo com o presidente do IAB Nivaldo Andrade, o próprio tema do Congresso, Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21. Além disso, o adiamento acabou por promover uma coincidência: a comemoração do centenário de fundação da entidade, dia 21 de janeiro de 1921. 

O Comitê informa ainda que as taxas de inscrição serão automaticamente validadas para a nova data e os artigos e trabalhos recebidos permanecerão aceitos, com prazos ajustados para conclusão.

“Gostaríamos de expressar nosso profundo desejo de que os colegas, as famílias e amigos do mundo inteiro mantenham-se saudáveis, enfrentando esses desafios com espírito de coletividade e resiliência”, conclui o documento assinado pelo time abaixo:

Nivaldo Andrade, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil
Sérgio Magalhães, presidente do 27º Congresso Mundial de Arquitetos
Thomas Vonier, presidente da União Internacional de Arquitetos
Serban Tiganas, Secretário General da União Internacional de Arquitetos

PENSAMENTO DA ARQUITETURA NA CONTEMPORANEIDADE

Com o tema Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21, o desafio do 27º Congresso será de pensar e refletir sobre soluções para as cidades do mundo numa perspectiva abrangente. O evento adiado para o próximo ano acontecerá pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro, uma cidade diversa eleita pela UNESCO a Capital Mundial da Arquitetura. 

uia adiado

Arquiteto Roberto Simon, vice-presidente para as Américas da União Internacional de Arquitetos (UIA) e integrante do comitê organizador do congresso (Crédito: Divulgação/acervo do arquiteto)

Ao reunir profissionais do mundo todo e a cadeia envolvida no campo da arquitetura e do urbanismo, o Congresso irá expressar o pensamento da arquitetura na contemporaneidade. Segundo Roberto Simon, significa expor o pensamento mais ativo que são por volta de 135 países e territórios envolvidos, significando 85% do PIB mundial. “Parece estranho falar assim, mas é onde as coisas acontecem, onde circulam mais recursos, por exemplo, são desses lugares que virão as maiores contribuições e irão elevar muito o nível do congresso”, afirmou na entrevista.

uia adiado

Designação do Rio como Capital Mundial da Arquitetura, na sede da UNESCO, em Paris, janeiro de 2019. Da esquerda para a direita: Anibal Sabrosa, presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea); Nivaldo Andrade, presidente do IAB; Vereana Andreatta, Secretária Municipal de Urbanismo; Fabian Llisterri, tesoureiro da União Internacional de Arquitetos (UIA); Thomas Vournier, presidente da UIA; e Sergio Magalhães, presidente do 27° Congresso da UIA 2020 (Crédito: Divulgação/UIA)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *