Menu
Projetos e Obras
Busca
condomínio de casas

Projeto: Flavio Monteiro

Conteúdo Entrevistas

Condomínio de casas em Feira de Santana é decorado com tijolinhos Portobello

29/09/2021

Tijolinhos de Londres inspiraram a criação de uma linha de revestimentos da Portobello que, por sua vez, inspiraram toda a concepção de um projeto arquitetônico em Feira de Santana. Confira a idealização de Flavio Monteiro.

A cidade do agreste baiano, Feira de Santana, é a mais influente do interior do Nordeste. Ela foi a primeira da América Latina a ter um plano diretor, foi eleita pela revista Exame a melhor cidade da Bahia para investimentos imobiliários e já foi destacada no jornal Folha de Londrina como uma das cidades que mais crescem no Brasil.

Um lugar tão importante para o país, em constante ascensão, não poderia deixar de ganhar um projeto residencial à altura. O renomado arquiteto Flavio Monteiro, junto à construtora Marinho Empreendimentos, desenvolveram London Ville, um condomínio de casas tipo duplex com ares contemporâneos, que lembram uma charmosa vila inglesa.

condomínio de casas
Projeto em 3D do pórtico (Por Flavio Monteiro)

Nesse projeto, o arquiteto conta que buscava inspirações antes de esboçar os primeiros traços. “Eu só sabia que a obra teria casas duplex, com o máximo de integração possível. Então a Portobello me apresentou o tijolinho da linha All Bricks, que lembra as vilas inglesas, e comecei a idealizar o lugar. Não é sempre isso que acontece nas minhas criações, por isso fiquei muito feliz! Também foi uma ocasião para eu quebrar paradigmas em criar espaços temáticos”, comenta Monteiro.

O revestimento Tudor London criou toda a concepção da fachada e da área externa, além de inspirar o nome do condomínio London Ville. “Com investimento relativamente baixo, ele conseguiria evidenciar os volumes da fachada, que não poderiam ser tão avançados por se tratar de um projeto para o mercado imobiliário. Dele também surgiu o nome do condomínio, sugerido por mim, junto ao conceito da fachada, aprovado de primeira pelo empreendedor”, explica o arquiteto.

condomínio de casas
Espaço de convivência arborizado no condomínio de casas (Projeto: Flavio Monteiro)

O estilo contemporâneo, para Flavio Monteiro, é uma liberdade estética dentro de uma proporção equilibrada, que vem sendo objeto de desejo no mercado imobiliário, e se encaixa dentro da expectativa de custos construtivos. “Nesse projeto, queria muito uma temática para nortear essa estética e, ao mesmo tempo, a publicidade. Foi uma tentativa que deu muito certo, me deixando feliz e surpreso. O projeto foi um sucesso de vendas e de repercussão positiva”, diz. 

A obra localiza-se no bairro Sim, região propícia tanto para construções de centros educacionais quanto para residências. “Tem muitas áreas remanescentes tipo chácaras, muito terreno ainda a ser desbravado, por isso compensa a construção de casas por lá. Além disso, seu acesso é fácil para chegar à avenida principal da cidade. Tudo isso desperta o interesse das pessoas”, completa Monteiro. 

condomínio de casas
Casas duplex também foram decoradas com revestimento Portobello (Projeto: Flavio Monteiro)

Segundo ele, a procura por casas em Feira de Santana é muito maior do que por apartamentos porque as distâncias ainda são muito curtas devido ao traçado urbano radial. “O metro quadrado dos apartamentos são mais caros e o plano diretor local favorece a construção de casas. Além disso, as vantagens de viver em uma casa com seu próprio quintal, com o carro parado na porta e as questões relacionadas à privacidade visual e acústica são muito grandes, e quando o preço compensa não tem escolha melhor, apesar de dar um pouco mais de trabalho na manutenção”, compara Monteiro.

London Ville foi desenvolvido em 2016 e finalizado em 2019. Possui casas em modelo flexível, com 93m2, e em modelo ampliado, com 108,16m2, incluindo varanda gourmet. Também contempla piscinas adulto e infantil, quadra esportiva, espaço zen e fitness, salão de festas, área externa para caminhadas e muito verde no entorno. “Um bom projeto já nasce com características sustentáveis. Assim fiz London, que preza pela vegetação, ventilação e iluminação natural. Sem falar da circulação interna de pedestres, que proporciona um ambiente de lazer mais democrático possível”, conclui. 

Desde 2005, Flávio Monteiro e sua equipe desenvolvem projetos residenciais, comerciais e empreendimentos imobiliários. Quer conhecer mais seu trabalho? Veja seu perfil aqui no Archtrends Portobello.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *