23.11.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Concursos de Arquitetura e Design
Concursos de Arquitetura e Design

Concursos de Arquitetura e Design: saiba em quais se inscrever

 minutos de leitura
calendar-blank-line
23.11.2018
Está pensando em participar de algum prêmio na sua área de atuação? Conheça algumas opções interessantes neste post!
minutos de leitura

Quem trabalha como arquiteto e designer de interiores sabe que um dos segredos do sucesso é fazer seu nome aparecer e ser indicado por seu profissionalismo, criatividade e conhecimento técnico. Participar de concursos de arquitetura e design é uma das formas de ter seu trabalho reconhecido e difundido para muitas pessoas de uma só vez.

Ficar por dentro dos concursos que acontecem regularmente no Brasil e no mundo é uma ótima maneira de estar alinhado com o mercado — e também de ter a chance de ser um grande nome na sua área de atuação.

Neste artigo, você vai conferir alguns desses concursos e algumas informações sobre eles. Acompanhe!

Prêmio Design MCB

Arquitetos estudando maquete 3D de projeto

Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira já é uma tradição entre os arquitetos, já que ele acontece todos os anos desde 1986.

Além de consagrar os nomes e empresas do segmento, ele ainda revela as novidades da arquitetura e dá espaço para os novos profissionais do mercado.

O prêmio se divide em duas partes: o Concurso do Cartaz e a premiação para os melhores trabalhos.

As inscrições acontecem, normalmente, entre os meses de março e abril, quando os concorrentes devem criar uma peça para divulgar o prêmio. O escolhido terá seu material impresso e utilizado para divulgar as inscrições do prêmio MCB.

O ganhador também recebe uma quantia em dinheiro e um contrato para criar outras peças para o Museu da Casa Brasileira.

Já a premiação, a que acontece desde 1986, tem as inscrições abertas normalmente entre junho e agosto. Ela recebe protótipos ou projetos já em produção de arquitetos e designers em várias áreas, como:

  • transporte;
  • iluminação;
  • construção;
  • eletroeletrônicos;
  • mobiliário;
  • trabalhos escritos;
  • utensílios;
  • têxteis.

Para participar, é só acompanhar o site do Museu da Casa Brasileira e se inscrever no período correto. Os vencedores dos 1º, 2º e 3º lugares têm uma mostra montada pelo museu em cada categoria, que fica exposta por cerca de dois meses.

Concurso Projetar.org

O site projetar.org é uma ferramenta de concursos para estudantes de Design e Arquitetura. Por ali, são criados temas para que os estudantes apresentem suas propostas. Diversos assuntos são abordados em cada um dos concursos, que funcionam como uma vitrine de novos talentos.

Cada concurso tem sua regra e prêmio definidos. É preciso acompanhar constantemente o site para se inscrever nos que você deseja participar. É uma excelente oportunidade de ter o trabalho avaliado por professores e profissionais da área.

No Projetar 2017, o primeiro lugar ficou com o arquiteto Artur Bernardoni e o 3º com Rodrigo Rosa de Assis Brasil.

Archicontest

Estudante de arquitetura elaborando um projeto

O concurso Archicontest visa reunir jovens estudantes e profissionais da área de arquitetura do mundo todo para debater e criar projetos para o tema proposto.

A cada edição, uma cidade é o alvo: cada grupo deve desenvolver um projeto de arquitetura para aquele lugar, levando em consideração sua história, o turismo da região e o que falta para completar o espaço proposto no tema principal.

O ganhador do prêmio leva para casa $ 1000 euros. Os três primeiros colocados têm uma inscrição na revista Domus Magazine, além de serem sempre citados como vencedores nas edições dos prêmios futuros.

Esse tipo de prêmio é uma excelente oportunidade não só para ter seu nome difundido mundialmente, mas também para ter mais contato com a arquitetura internacional.

Confira os projetos de Roger Peicho para se inspirar, vencedor do 3º lugar da Archicontest.

120 hours

Essa é outra competição direcionada a estudantes do mundo todo. O prêmio foi organizado por frequentadores da Escola de Arquitetura e Design de Oslo, na Noruega, e não tem fins lucrativos. Mas é um excelente desafio para quem quer testar suas habilidades e criatividade em um período curto de tempo para realizar um projeto de arquitetura.

Como o próprio nome já diz, os participantes têm 120 horas para desenvolver um projeto conforme o tema proposto. Os três primeiros lugares levam quantias em dinheiro e menções no site e nas redes sociais do concurso.

24h competition

Esse é mais um desafio que alia criatividade e pouco tempo para desenvolver as ideias. Esse concurso tem o foco em jovens estudantes que acreditam ser visionários. Eles devem estar empenhados em olhar para os problemas sociais e ter ideias de como a arquitetura pode solucioná-los.

É dado um briefing a cada participante. Em 24 horas, é preciso trazer as soluções para o problema apresentado, sempre mostrando preocupação em incluir causas humanitárias e resolver os problemas da sociedade contemporânea.

O primeiro lugar ganha $ 500 euros, o segundo $ 150 e o terceiro $ 50. Todos os colocados têm seus nomes publicados no site do Ideas Forward e nas mídias sociais, além de registros grátis no site.

Os concursos de arquitetura e design não são só uma forma de ganhar dinheiro ou prêmios, mas sim de ter seu nome reconhecido por ser um destaque na sua profissão.

Como você pôde observar, alguns desses concursos são para estudantes, o que traz a oportunidade de começar com o pé direito nessa profissão. Sendo assim, vale a pena reservar um tempo para participar e, quem sabe, ser o próximo destaque.

Quer uma inspiração para já começar a aguçar a criatividade? Confira algumas dicas de lugares na Ásia que são verdadeiras paradas obrigatórias para arquitetos!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Concursos de Arquitetura e Design: saiba em q...

Concursos de Arquitetura e Design: saiba em quais se inscrever

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies