Menu
Projetos e Obras
Busca

Concurso público para arquitetos representa mais uma oportunidade de carreira. Entenda as vantagens e saiba como se preparar (Projeto: Caleiro + Marinho y arquitetos associados)

Conteúdo Matérias

Concurso público para arquiteto: considere essa possibilidade

15/10/2021

A estabilidade é um dos maiores atrativos em um concurso público para arquiteto. Mas há outras vantagens que você precisa conhecer. Saiba quais!

Chance de adquirir conhecimentos, salários acima do piso da categoria, estabilidade… Essas são só algumas das vantagens de fazer um concurso público para arquiteto.

Os processos seletivos para órgãos e empresas públicas ou para as forças armadas exigem dedicação, pois podem ter alta concorrência.

Além disso, testes objetivos, discursivos e até provas práticas e físicas costumam fazer parte do processo. Mas vale a pena!

Seja para recém-formados com dificuldade de encontrar um espaço no mercado de trabalho ou para os profissionais com tempo de estrada que querem viver novas experiências, o concurso representa uma grande oportunidade.

Entenda mais neste artigo!

Além de novos projetos, arquitetos concursados podem atuar na preservação de prédios históricos, como o Theatro Municipal de São Paulo (Foto: Deni Williams)

Quais são as vantagens de ser um servidor público?

Ao sair da faculdade, muitos jovens enfrentam dificuldades para iniciar a carreira profissional.

E mesmo em profissões como Arquitetura e Urbanismo, que dão grande espaço para o empreendedorismo, o começo tende a ser bastante difícil.

Sem falar que pode haver a necessidade de investimento financeiro.

Encontrar os primeiros clientes também tende a ser um desafio, o que leva muitos arquitetos a praticarem preços menores do que os de mercado, na tentativa de aumentar o portfólio.

Em alguns casos, escritórios de arquitetura podem se interessar por recém-formados, mas não costumam assinar a carteira.

Além disso, muitos pagam abaixo do piso salarial estabelecido para a profissão, o que desvaloriza o trabalho dos arquitetos e é uma prática ilegal.

Brasília é um dos projetos arquitetônicos públicos mais emblemáticos do Brasil (Foto: Guerric)

Mas para todas essas dificuldades existem soluções, como é o caso do concurso público para arquiteto, que conta com as seguintes vantagens:

  • estabilidade, já que grande parte dos concursos públicos para arquitetura são com regime de contratação estatutário. Esse é um vínculo de trabalho próprio da máquina pública que tem caráter permanente, salvo em casos específicos;
  • oportunidade de aumento salarial ou avanço na carreira conforme a realização de cursos, obtenção de certificações e especializações, de acordo com as regras do órgão em questão;
  • valorização e reconhecimento por contribuir direta e indiretamente com grandes obras. Um exemplo clássico é a construção de Brasília;
  • dependendo do concurso público para arquiteto, há oportunidades para pessoas físicas e jurídicas;
  • boa estrutura técnica para a realização de projetos, desde materiais até mão de obra qualificada;
  • garantia de direitos trabalhistas, como férias remuneradas e 13º terceiro salário, entre outros;
  • participação de grandes projetos públicos, sejam federais, estaduais ou municipais;
  • ampla divulgação, tanto do projeto quanto do arquiteto responsável;
  • salários que respeitam o piso estabelecido para a profissão.

Quais são as oportunidades para arquitetos e urbanistas?

Novas oportunidades são abertas em todo o país durante o ano inteiro. Pode ser por uma nova necessidade, como um projeto de urbanização, ou para repor profissionais que se aposentam ou pedem demissão.

As chances podem aparecer nos âmbitos federal, estadual ou municipal. No primeiro caso, há diversas empresas que publicam editais, como a Petrobras. Mas um dos mais famosos nessa esfera é o concurso público para arquiteto na Marinha do Brasil.

A oportunidade de fazer carreira militar é uma das mais requisitadas porque há concurso todos os anos, sempre para as mesmas áreas. Então, se você não passar de primeira, basta continuar a estudar para o próximo edital!

Hospitais, escolas, pontes… Um concurso público para arquiteto pode proporcionar diferentes experiências de trabalho (Projeto: Lilian Caputi)

Já os concursos estaduais costumam ofertar vagas para secretarias e assembleias legislativas, mas não há uma regularidade.

O mesmo acontece com os concursos municipais para arquitetos. Nesse caso, o mais comum é que a contratação seja para a própria prefeitura ou para as câmaras das cidades.

Até os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo (CAU) dos estados podem abrir processos seletivos.

É importante ficar de olho nos lançamentos dos editais. Aqui no Archtrends, por exemplo, divulgamos mensalmente os concursos abertos para arquitetura. Vale a pena acompanhar!

Qual é a média salarial de um concurso público para arquitetura?

Pela Lei 4.950-A/66, quem se formou em um curso de Arquitetura e Urbanismo com duração de ao menos quatro anos tem direito a seis salários mínimos, levando em consideração o maior índice do país.

Já se o curso tiver duração inferior a quatro anos, o estabelecido são cinco salários mínimos. Ambos os valores consideram uma jornada de trabalho de 6 horas diárias.

No entanto, é possível encontrar concurso público para arquiteto que oferece até o dobro desse valor.

O que você precisa saber antes de se inscrever em um concurso para arquiteto?

Para prestar um concurso público para arquitetura, você vai precisar atender a alguns requisitos básicos. Eles geralmente estão no edital, que reúne regras, condições, detalhes e calendário, por exemplo.

Sendo assim, antes de fazer a inscrição e pagar a taxa, leia atentamente esse documento para ter certeza de que você se enquadra em todos os pré-requisitos para o cargo.

Eles podem variar de acordo com o concurso, mas as exigências mais comuns são:

  • estar em dia com todos os direitos políticos e eleitorais. Por exemplo, você precisa ter votado nas últimas eleições, ter justificado seu voto ou pago a multa devida;
  • comprovar a formação em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) em Arquitetura e Urbanismo ou outro curso, a depender do edital;
  • atestar aptidão física e mental para cumprir as funções, o que costuma acontecer depois da prova escrita;
  • para os homens, ainda é necessário estar em dia com o serviço militar;
  • ter o registro profissional em dia;
  • ser brasileiro ou naturalizado;
  • ter mais de 18 anos.

Como se preparar para um concurso público para arquiteto?

De maneira geral, os conteúdos cobrados nas provas de concurso público para essa área são os mesmos vistos durante a faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Portanto, quem foi bom aluno certamente já está alguns passos à frente! Mas claro que, dependendo de quanto tempo você se formou, vai precisar revisar e reciclar seus conhecimentos.

As habilidades e os saberes adquiridos com a experiência profissional também ajudam a obter bons resultados em provas de concurso para arquitetura.

Então, você vai precisar mesmo é reunir tudo o que já tem na bagagem e relembrar alguns pontos para se sair bem.

Preparação para concurso público para arquitetura pode envolver estudos de português e conhecimentos gerais (Foto: Ben Mullins)

Alguns dos conteúdos específicos que costumam cair na prova são:

  • preservação de patrimônio histórico e cultural;
  • desenvolvimento de projetos de arquitetura;
  • desenho técnico e suas normas;
  • legislação profissional;
  • sistemas construtivos;
  • execução de obras;
  • paisagismo.

Entretanto, a depender do concurso, outros conhecimentos podem ser exigidos. Esse é o caso de língua portuguesa e raciocínio lógico. Pode ser também que haja redação.

Como cada seleção tem suas próprias regras e exigências, se você quer concorrer a uma vaga no poder público, precisa acompanhar as publicações dos editais.

Aqui no Archtrends, todos os meses fazemos um levantamento dos concursos para arquitetos que estão abertos. Vale a pena ficar de olho!

Foto de destaque: Concurso público para arquitetos representa mais uma oportunidade de carreira. Entenda as vantagens e saiba como se preparar (Projeto: Caleiro + Marinho y arquitetos associados)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *