18.03.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Concreto colorido, área externa com piscina
Em parceria com a Portobello, Ruy Ohtake desenvolveu produtos em concreto colorido (Projeto: Portobello S.A.)

Concreto colorido é a alma das últimas criações de Ruy Ohtake

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.03.2022
Ruy Ohtake foi um dos grandes nomes da arquitetura brasileira. Ele nos deixou sua última linha de produtos: Oh!Take, em concreto colorido.
minutos de leitura

Ruy Ohtake é referência no Brasil e no mundo. Pouco antes de nos deixar, em 2021, ele desenvolveu seu último produto: Oh!Take. A cocriação com a Portobello traz um concreto colorido em cores e curvas características de suas obras.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

A linha é um sonho realizado e chega para compor UNLTD Dreams, coleção que se destaca pelas parcerias com grandes profissionais. Ela surgiu após passarmos por dois anos difíceis, que nos mostraram a importância de sonhar.

Afinal, é assim que se constrói o futuro: sonhando com um mundo melhor. Foi justamente daí que nasceu a proposta com novas matérias-primas e novos projetos, como é o caso das peças em concreto colorido de Oh!Take.

Elas chegam para proporcionar espaços mais aconchegantes e sustentáveis. Ou seja, são perfeitas para um recomeço. Além de produtos inovadores, a linha conta com a assinatura de um mestre da arquitetura brasileira. Portanto, é capaz de transformar qualquer imóvel em uma casa dos sonhos.

Oh!Take: concreto colorido traduz essência de Ruy Ohtake

Filho de japoneses, Ruy Ohtake mescla suas raízes e inspirações nipônicas com o dinamismo e a brasilidade da Portobello.

Para seu filho, Rodrigo Ohtake, isso aparece nas cores, que remetem ao Brasil. A harmonia e o processo produtivo também seguem preceitos ocidentais.

O resultado são obras com características marcantes, como formas orgânicas e tons fortes, em uma arquitetura pós-moderna.

Contudo, sua marca autoral é o concreto, mas de vários tipos, cores e texturas, sempre refletindo a vontade de transpor barreiras.

design Ruy Ohtake na parede mesa e piso
Em parceria com a Portobello, Ruy Ohtake desenvolveu produtos em concreto (Projeto: Portobello S.A.)

Seus últimos produtos desenhados são exatamente assim: concreto colorido em lastras e peças curvas.

Símbolos da ousadia e da ambição de Ruy, eles agora podem levar a essência desse mestre a diferentes projetos brasileiros.

Batizada de “Oh!Take”, a linha faz uma brincadeira com o nome do arquiteto, na intenção de indicar produtos que levam (do inglês take) a diversos ambientes. Entre eles, a casa, a lua e a floresta.

Ruy faleceu em novembro de 2021, mas conduziu boa parte do processo de desenvolvimento da coleção Oh!Take.

Inclusive, viu o produto final. Deixou tudo encaminhado, nas mãos de seu filho, Rodrigo. Também arquiteto, ele acompanhou os protótipos finais da última linha assinada pelo pai.

Ruy Ohtake também assina outros produtos Portobello

Ruy Ohtake foi um grande parceiro da Portobello, sempre incentivando a inovação, como é o caso do concreto colorido.

Uma das primeiras parcerias foi a linha Concretíssyma, no começo dos anos 2000. Ela nasceu da proposta do arquiteto em reproduzir concreto em porcelanato.

Foi uma ideia tão original e inovadora que o produto serviu de inspiração para marcas em diversas partes do mundo. Tanto sucesso faz com que as peças sejam vendidas até hoje.

Última linha de produtos do arquiteto, Oh!Take não foi a única em parceria com a Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Também tem a assinatura de Ruy a primeira linha da Officina Portobello, com mobiliário curvo, característica marcante do arquiteto.

Desde então, ele deixou como legado produtos incríveis para quem quer incluir em seus projetos peças assinadas.

Todas revelam características de seu trabalho, seja pelas formas orgânicas ou pelo concreto colorido, por exemplo.

Aliás, Ruy tinha uma mente disruptiva, que transcendia os limites da técnica para sempre tentar algo novo.

Um jeito de pensar que vai ao encontro do conceito da coleção UNLTD Dreams, que fala justamente sobre sonhar, imaginar e, a partir daí, construir um futuro diferente e melhor.

Conheça o concreto colorido da linha Oh!Take

Oh!Take é uma linha que une concreto e cor, ousadia e genialidade, simplicidade e elegância, para uma obra que envolve e encanta.

Traz cores suaves, porém marcantes e atemporais, assim como material: o concreto característico de Ruy Ohtake.

Concreto colorido, sala
Dois produtos compõem a linha Oh!Take em concreto colorido: lastras e peças curvas que são como esculturas (Projeto: Portobello S.A.)

A coleção se divide em dois produtos em concreto colorido: Oh!Take e Soul, ambos revelando um novo caminho para projetar.

No primeiro caso, são revestimentos planos que podem ser aplicados em diferentes ambientes e superfícies.

Já Soul é poesia em concreto colorido: curvas e cores desafiando os limites entre o design e a arte. Produtos curvos que ressignificam as superfícies verticais e geralmente planas que chamamos de paredes.

Oh!Take

A base da linha Oh!Take são as lastras, superfícies de porcelanato em diversas cores. A intenção com esses produtos em concreto é levar moradores e visitantes a diferentes lugares.

Entre eles a montanha (Mountain), a floresta (Forest), a falésia (Cliff), a cidade (City), o paraíso (Heaven), a casa (Home) e até mesmo a lua (Moon).

Concreto colorido, fachada
Lastras colocadas lado a lado revelam a multiplicidade de cores da linha Oh!Take (Projeto: Portobello S.A.)

São peças em concreto colorido que passam por tonalidades como azul, cinza, amarelo e vermelho. Entre os formatos estão 120x270, 120x120 e 160x160, dependendo da cor.

Inclusive, as lastras 160x160 são uma novidade da Portobello e chegam como o maior formato quadrado do portfólio da líder em varejo no segmento de revestimentos.

Compõem muito bem a coleção UNLTD Dreams, que traz uma visão contemporânea das camadas do tempo (a pedra, o concreto, a arquitetura, a história, a tecnologia e o design).

O acabamento natural é ideal para a aplicação em diferentes ambientes: residenciais ou comerciais; íntimos ou sociais; secos ou molhados.

As lastras podem dar vida tanto ao piso quanto às paredes. Ainda ficam ótimas em combinação com as curvas da linha Soul.

Soul

Ao longo de sua trajetória profissional, Ruy Ohtake proporcionou experiências surpreendentes. E com a linha Soul não poderia ser diferente.

Esses produtos em concreto colorido convidam ao toque e, portanto, são ideais para projetos de arquitetura sensorial.

Concreto colorido, Soul
Entre os últimos produtos desenhados por Ruy Ohtake está Soul, concreto colorido curvo que é como escultura (Projeto: Portobello S.A.)

Em princípio, a ideia era seguir com linhas planas. Mas o arquiteto quis trilhar um caminho diferente, desafiando até mesmo o processo de produção, com a proposta de um revestimento que “se soltasse” da parede.

A inspiração foi o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, que tem curvas semelhantes às reproduzidas nos produtos. A casa é um projeto de Ruy para a sua mãe, a icônica artista plástica Tomie Ohtake.

Com a coleção Soul, há infinitas possibilidades de combinar e formar detalhes e painéis com os kits com duas variações.

As peças podem ser aplicadas em paredes internas, externas ou como fachadas. Por isso, têm formato longilíneo 30x120.

Assim como outros produtos da linha Oh!Take, o objetivo é levar a diversos lugares por meio dos revestimentos em concreto colorido.

Por isso, Soul traz as seguintes opções: Home (amarelo), Heaven (azul), Mountain (branco), Moon (cinza) e Cliff (vermelho).

Para essa criação, Ruy sugeriu uma aplicação. "Na hora que junta as peças em diferentes alturas, você quebra a geometria muito rígida e dá um jogo visual, ainda mais se colocar duas cores. Uma coisa que só a Portobello vai conseguir fazer".

Sempre em busca de inovação, a Portobello fez parcerias com outros grandes nomes, como o arquiteto Paulo Mendes da Rocha e a designer Paola Navone. Para conhecer mais produtos do portfólio, acesse o site!

Foto de destaque: Em parceria com a Portobello, Ruy Ohtake desenvolveu produtos em concreto colorido (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Concreto colorido é a alma das últimas cria...

Concreto colorido é a alma das últimas criações de Ruy Ohtake

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies