15.12.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Como usar tapete de sala?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
15.12.2021
O tapete de sala de estar é uma peça de máxima importância para a decoração e é por isso que é essencial saber como usá-lo da melhor forma. Confira dicas ótimas de como usar tapete de sala!
minutos de leitura

Apesar dos tamanhos, estampas e formatos variados, tapetes são peças naturalmente elegantes. Os modelos encantam facilmente e ainda trazem um toque mais do que requintado para qualquer ambiente. 

No entanto, nem é preciso dizer que por várias vezes o tapete de sala é o centro das atenções. Sendo assim, nada melhor do que saber como usar o tapete de sala da melhor forma e a Westwing separou algumas dicas ótimas pra você! 

Tapete na sala de estar: como compor o décor?

O momento de ajustar o tapete na sala de estar pode parecer superdifícil para muitas pessoas. Afinal, quando arrumamos um cômodo como a sala de estar, isso também envolve olhar de forma mais detalhada toda a mobília, os objetos decorativos e o posicionamento do tapete entre eles. 

Para começar, uma das dicas clássicas sobre como usar o tapete na sala de estar é escolher modelos de tapete maiores que o sofá. Dessa forma, consequentemente, será mais fácil encaixar o resto dos móveis em cima ou ao redor da peça. 

tapete de sala
Tapetes estampados proporcionam uma atmosfera requintada e moderna (Fonte: Westwing)

Outro ponto importante é que o tapete da sala deve estar na mesma linha do sofá e, pensando em uma composição bem organizada, também é recomendável que o tapete esteja de 15cm a 20cm abaixo da mobília do cômodo. 

Com essas dicas em mente, fica mais fácil usar o tapete de sala com menos medo de errar, não é? 

Qual a melhor cor para tapete de sala?

A cor e estilo de tapete de sala podem se tornar um fatores determinantes para como o tapete será usado no dia a dia. Afinal, quem nunca comprou um tapete, mas no final deixou para usar apenas em ocasiões especiais? 

De qualquer jeito, está tudo bem ter aquele tapete para ocasiões especiais, desde que você guarde ótimas sugestões para deixar o seu décor do jeito que sempre quis. 

tapete de sala
A mescla entre móveis claros e tapetes mais escuros são um charme para o décor (Fonte: Westwing)

Tapetes coloridos são perfeitos para salas com móveis mais claros. Portanto, se sua sala tem um estilo mais neutro, quebre a neutralidade com um tapete colorido. Por outro lado, tapetes com cores escuras e mais arrojadas são ótimas para um ambiente mais claro e até para dar uma "amornada" em um cômodo colorido. 

Use tapetes de sala que também sejam capazes de representar o seu estilo particular. O mais bacana da decoração do lar é que ela seja uma extensão do que você gosta! 

Combinação entre poltronas, pufes e tapete de sala

Poltronas e pufes são móveis capazes de deixar a sala de estar ainda mais confortável e, muitas vezes, mais contemporânea. Ambos os móveis podem ter composições mais divertidas para neutralizar a rigidez do ambiente e deixar tudo mais aconchegante. 

tapete de sala
A combinação entre pufes, poltronas e tapete pode ser super contemporânea! (Fonte: Westwing)

Combinar poltronas e pufes com o tapete de sala é bem fácil. Primeiro, se a intenção for um décor de tom sobre tom, mesclar tons da mesma cor entre tapete, pufes, poltronas e até as almofadas deixadas no sofá é uma ótima opção para um décor bem moderno. 

Além disso, dependendo das cores do ambiente, uma junção delicada e harmoniosa é ajustar poltronas, pufes e tapetes em uma só cor, enquanto o sofá e as cortinas possuem outro tom. Brincar com contrastes é superchique! 

Tapete de sala e a influência na iluminação do ambiente

Apesar de ser algo bem básico, muitas pessoas acabam se esquecendo de que os tons usados no tapete são capazes de influenciar diretamente no cômodo. 

Tapetes escuros, consequentemente, escurecem o ambiente, enquanto tapetes mais claros são ótimos para dar um toque de claridade. 

Tapete de duas cores e estampas diferenciadas é sinônimo de elegância (Fonte: Westwing)

À vista disso, se a sala de estar estiver posicionada em um canto da casa onde a luz do sol é muito forte, usar o tapete escuro será uma ótima forma de deixar o décor mais ameno em relação a luz solar. No entanto, com uma sala mais escura, o tapete claro é um bom artifício para trazer mais leveza ao ambiente. 

A propósito, tapetes em tons de azul, por exemplo, para além da influência na iluminação, ainda conseguem dar maior profundidade para o cômodo, até passando uma sensação de que o espaço é maior ou mais alongado. 

Conforto e segurança são essenciais na hora de usar o tapete

Além das dicas estéticas e decorativas para a hora de usar o tapete de sala, não se esqueça que conforto e segurança devem ser levados em conta na escolha do modelo. 

Tapetes de pêlo médio costumam ser mais aconchegantes e agradáveis para se ter em um ambiente como a sala de estar. 

tapete de sala
O tom sobre tom entre tapete e mobília da sala é pura sofisticação! (Fonte: Westwing)

Ainda assim, outra qualidade bem interessante é se o tapete contém resistência ao escorregamento. Isso traz mais segurança para o lar e é ótimo para evitar acidentes com qualquer visita, mas principalmente com crianças e idosos. 

Gostou das dicas? Aproveite as sugestões, inspire-se e dê uma repaginada no décor com um belo tapete!

Fonte: parceria Westwing

LEIA TAMBÉM: Solução completa para a sala na Portobello Shop

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como usar tapete de sala?...

Como usar tapete de sala?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Westwing
Colunista
Parceria

Shoppable magazine e refúgio de inspiração, Westwing é um portal com campanhas de compras...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies